Review Honor X8: hardware competente, mas sem 5G e NFC

O Honor X8 é uma opção barata para quem procura um hardware potente e confiável, mas não é boa escolha se você quer testar o 5G ou usar NFC
Por | 10/10/2022
8.5

Nossa opinião

O Honor X8 é uma bela opção para quem um celular com hardware competente e não quer gastar muito. Porém, a ausência da conexão 5G e NFC para pagamentos, pode afastar muitos usuários.
pontos positivos
  • Bom custo x benefício
  • Hardware competente
  • Bateria tem boa duração
  • Ausência de conexões 5G e NFC

O Honor X8 é um celular básico com pinta de intermediário. Isso se deve principalmente ao fato dele vir com um bom conjunto de hardware, composto com o processador Snapdragon 680, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Mas peca pela ausência de algumas conexões, como o 5G e o NFC

Review do Honor X8: Design e construção

O Honor X8 convence com um design atraente e está disponível nas cores preta, prata e azul. A qualidade de construção é aceitável, mas a primeira impressão é que é de um aparelho com construção bem simples.

Ele é todo de plástico e na traseira, por exemplo, ao apertar dá para sentir que o plástico é bem fino. Além disso, o design brilhante é um imã para impressões digitais. Por outro lado, ele já vem com uma capinha na caixa resolvendo esses problemas. Um destaque é sua espessura e peso, já que pesa apenas 177g sendo muito confortável de usar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
lateral do Honor X8
Imagem: André Luiz/Jornalbits

A relação display-superfície (89%) é realmente boa, com molduras em volta da tela muito finas. Embora a Honor não declare proteção especial contra a penetração de poeira e água, a bandeja SIM tem um pequeno selo de borracha.

Grandes saltos em recursos não são esperados nesta faixa de preço. Assim, não é de surpreender que o Honor dependa de uma porta USB 2.0 que suporta OTG. Devido à grande capacidade de armazenamento, a falta de um slot microSD é aceitável. O X8 também tem conector de áudio e um receptor de rádio FM.

Hardware do Honor X8

Com o processador Snapdragon 680, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, o Honor X8 se torna uma boa opção para quem quer um hardware competente mas não quer gastar muito.

O processador é novo e feito com nó de 6nn, isso garante um bom desempenho e compatibilidade com qualquer jogo hoje na Google Play. Além disso, é um processador com um excelente desempenho energético.

A bateria de 4.000 mAh não é das maiores, mas o processador ajuda. Em um uso cotidiano normal, envolvendo fotos, vídeos e navegação na internet, consegui um dia e meio de bateria (cerca de 30 horas). Para usuários mais casuais, a bateria aguenta até dois dias sem problemas.

O carregador que vem na caixa é de 22,5 W, o que consegue encher a bateria em cerca de 1h20, porém, 15 minutos de carga já consegue cerca de 30% de bateria.

Conexões e software do Honor X8

O Honor X8 é enviado com o Google Android 11 e a interface de usuário Magic UI 4.2 interna. As atualizações de segurança estão até 1º de março de 2022, no momento do teste e, portanto, não estão muito atualizadas. Provavelmente, a Honor visa um ritmo de atualização semestral, mas a empresa não quer fazer uma declaração oficial. Infelizmente, isso também se aplica a uma potencial atualização para o Android 12.

O módulo Wi-Fi 5 do Honor X8 funciona a uma velocidade razoável, mas não é muito consistente em termos de desempenho de transmissão em combinação com nosso roteador de referência, o Huawei Mesh 3. No entanto, isso não afeta negativamente o uso diário.

O problema é que a versão global não tem conexão NFC, somente a chinesa. Além disso, é um celular sem suporte ao 5G.

O scanner de impressões digitais está localizado no botão de alimentação na lateral e no geral é muito rápido. A velocidade de desbloqueio é muito boa; o reconhecimento facial através da câmera frontal está disponível como uma alternativa.

Câmeras do Honor X8

Câmeras do Honor X8
Imagem: André Luiz/Jornalbits

Na parte frontal do Honor X8, uma câmera de 16 MP  pode tirar selfies de alto contraste e equilibradas. As fotos resultantes não são detalhadas o suficiente, mas são realmente boas para as redes sociais. Um filtro de beleza e bokeh também estão a bordo.

honor x8 frontal scaled
Imagem: André Luiz/Jornalbits

A câmera quádrupla traseira possui uma lente de 64 MP como principal. As fotos tiradas com ele mostram comparativamente muita dinâmica, mas os detalhes na hora de dar um zoom nem sempre são capturados de forma ideal.

honor x8 placa scaled
Imagem: André Luiz/Jornalbits
honor x8 passaro scaled
Imagem: André Luiz/Jornalbits
honor x8 camera scaled
Imagem: André Luiz/Jornalbits
honor x8 bolo scaled
Imagem: André Luiz/Jornalbits

A secundária ultra-grande angular certamente não é um destaque, pois mostra algumas aberrações cromáticas e fica um pouco embaçado nas extremidades. As lentes de macro e profundidade também aparecem na folha de especificações, mas não oferecem nenhum valor agregado real no uso diário, ou seja, são inúteis.

O X8 pode gravar vídeos em Full HD com 30 FPS em ambos os lados.

Tela do Honor X8 – painel de 90 Hz

Tela do Honor X8
Imagem: André Luiz/Jornalbits

O Honor X8 tem um LCD IPS de 6,7 polegadas que tem uma alta densidade de pixels graças à resolução Full HD+. O brilho do display está em par com a concorrência quando o sensor de luz ambiente é desativado. Se for ativado, o brilho no centro da tela é ligeiramente menor a 495 cd/m², enquanto a medição APL18 é ligeiramente maior (516 cd/m²).

Infelizmente, o aumento do valor preto do display evita contrastes nítidos. No entanto, a reprodução de cores é em grande parte precisa. A taxa de atualização pode ser definida para 60 ou 90 Hz. Alternativamente, o sistema também pode alternar entre as duas configurações automaticamente.

Vale a pena?

Custando pouco mais de R$ 1.100, sem contar as taxas de importação, o Honor X8 pode ser uma boa alternativa para quem quer um celular robusta, com um hardware que de conta de jogos e tudo mais.

Para quem mora nas capitais brasileiras e regiões metropolitanas e quer aproveitar o 5G, ele não é uma opção. Além disso, a ausência do NFC também não ajuda, pois realizar pagamentos com o celular já vem se tornando algo bem comum.

Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados