Nossa opinião
- Tela externa grande e cheia de utilidades
- Tela interna dobrável de excelente qualidade
- Hardware poderoso
- Câmera pode melhorar
- Falta proteção contra água
O que você precisa saber
O Motorola Razr 40 Ultra é um smartphone dobrável flip, sendo assim, as principais características de precisa ter são uma boa tela dobrável interna e uma boa tela externa para aumentar sua utilidade. E ele cumpre isso com maestria. Comparando com a concorrência, ele tem a melhor tela dobrável, com maior resolução, tamanho e incrível taxa de atualização.
A dobradiça é firme e fica 100% plana, além disso, o vinco da dobra da tela é quase imperceptível, tanto visualmente tanto no toque.
A tela externa, comparando com toda a concorrência, é a maior, com maior resolução e, principalmente, a mais útil pois quase dá para usar somente com ela.
Suas câmeras não são as melhores, ficando abaixo do recém lançado Galaxy Z Flip5, porém não é que seja ruim, pelo contrário. Talvez melhorias no software a tornarão melhor.
Seu hardware é de uma geração anterior, de 2022. Mesmo assim cumpre seu papel, rodando qualquer coisa que exista hoje. A bateria dura bem, só pega no carregamento sem fio irrisório de 5W.
O celular é bonito, com cantos arredondados que dá uma excelente empunhadura. Só peca em não ter proteção IP contra mergulho em água, o que seu rival Flip5 possui.
Review Motorola Razr 40 Ultra – Telas
Tela externa
Vamos começar com o destaque: a tela externa de 3,6 polegadas. É maior do que qualquer outro dobrável estilo flip por aí, superando até o tamanho de tela do primeiro iPhone. Esta não é uma tela de notificações comum; é uma tela completa com tantas possibilidades. Claro, possui algumas limitações, mas uma vez que você abraça seu charme, a tela de cobertura se torna uma arma secreta em seu arsenal de tecnologia.
Além da tela externa, o Razr 40 Ultra oferece uma experiência premium muito agradável. Embora dispositivos tradicionais ofereçam um pouco mais por seu dinheiro, o Razr Plus não compromete muito a vida útil da bateria ou o desempenho diário. Você quase não perceberá que está usando um celular único até que alguém pergunte sobre ele quando você o dobrar ao meio!
Serei sincero, o Razr 40 Ultra ainda não está totalmente pronto para o público em geral. É mais adequado para aqueles que não se importam em fazer algumas adaptações para tirar o máximo proveito da tela externa. Você pode encontrar algumas peculiaridades ou bugs ao longo do caminho, mas, hey, isso é esperado em um dispositivo tão inovador.
Além disso, a durabilidade a longo prazo ainda é uma incógnita, pois é construído de maneira diferente de outros telefones caros com classificações robustas de resistência à poeira e água IP68. Ele possui apenas a certificação IP52, o que garante apenas proteção contra poeira e respingos de água, no máximo uma chuvinha.
Agora, vamos mergulhar na atração principal: a tela externa! É um painel OLED elegante e é muito divertido de usar. Você tem uma tela inicial com notificações, horário e atalhos para vários “painéis” em tela cheia. Esses painéis são interessantes, mas não há muitos para escolher, e eles poderiam ser um pouco mais interativos para o meu gosto.
A verdadeira empolgação está no painel de aplicativos. Você pode abrir aplicativos completos nessa tela, apesar das consequências. Alguns aplicativos funcionam muito bem, enquanto outros podem não cooperar tão bem. Mas essa é a beleza – você está em uma aventura e pode decidir quais aplicativos brilham nesta pequena tela!
para configurar os apps é meio chato, parece que você está usando um telefone novo por fora. Você precisa conceder permissões nas configurações da tela externa e, embora não seja complicado, também não é super fácil. Mas, à medida que eu usava o telefone, eu continuava descobrindo casos de uso encantadores para a tela externa. É perfeita para tarefas que são muito complexas para um smartwatch, mas não exigem todo o poder da tela principal.
A tela externa também funciona surpreendentemente bem para responder rapidamente a mensagens de texto. Não é necessário se perder em todo o telefone – digite rapidamente um “Olá” e continue com a vida sem tropeçar e cair na rua.
No entanto, não ignoremos seus limites. Às vezes, as coisas ficam escondidas atrás de recortes de câmera ou as interfaces quebram, e algumas opções são pequenas e difíceis de tocar. Mas, estranhamente, isso faz parte do seu charme. Você pode começar a rolar sem pensar pelo seu feed do Instagram na tela, mas é uma experiência bem ruim. Isso rapidamente o trará de volta à realidade, e você vai parar ou abrir o celular para a experiência real.
Tela interna dobrável
Mas espera, há mais no celular! A tela interna é um confiável painel OLED de 6,9 polegadas com taxa de atualização de até 165Hz. É brilhante o suficiente para lidar com a luz solar direta chegando a 1.400 nits, e não tenho reclamações sobre ela. Há um leve vinco, mas não é um grande problema na maioria das situações.
Parabéns à Motorola por realocar o sensor de impressão digital para o botão de energia, tornando mais conveniente desbloquear o telefone. Com o Snapdragon 8 Plus Gen 1 sob o capô e 8GB de RAM, ele lida com tarefas do dia a dia de forma suave. Jogos exigentes podem não funcionar como um encanto, mas para uso regular, ele é excelente!
O Razr 40 Ultra vem com o Android 13 e com a promessa de três atualizações do sistema operacional e quatro anos de suporte de segurança – isso é uma grande melhoria em relação aos antigos flagships da Motorola. Embora a Samsung possa oferecer um pouco mais neste departamento, ainda é bastante aceitável, e há espaço para crescimento.
Agora, vamos falar sobre durabilidade. A classificação IP52 oferece alguma proteção contra poeira e encontros leves com água. Embora seja um bom começo, não posso deixar de me perguntar como ele se sairá a longo prazo.
A dobradiça é outro ponto de interesse. Embora permita que o telefone feche quase completamente plano, não suporta a abertura da tela em todos os ângulos. Não é uma preocupação importante, pois ele se mantém na posição vertical a 90 graus.
Agora, a vida útil da bateria pode parecer preocupante com uma bateria de 3.800mAh, mas foi uma vida útil normal de um dia, o que é impressionante considerando o tamanho da bateria menor. As opções de recarga incluem o carregamento com fio rápido de 30W (adaptador CA vendido separadamente) ou o carregamento sem fio mais lento de 5W. Este último não é um problema para mim, mas lembre-se de que você terá que posicionar o telefone corretamente em alguns carregadores.
Hora de focar na fotografia! O Razr 40 Ultra possui uma combinação de uma câmera principal de 12 megapixels e uma ultralarga de 13 megapixels no painel traseiro, e uma câmera selfie de 32 megapixels na parte interna. As fotos são geralmente boas, com ocasionais super exposições e leve inconsistência.
Ele pode lidar bem com boa iluminação e manter detalhes em condições de pouca luz. O modo retrato funciona bem, embora não seja tão fantástico quanto o Samsung Galaxy S23.