Será que Thunderbolts é New Avengers disfarçado? No universo cinematográfico da Marvel, as equipes são muito importantes, desde os atrapalhados Revengers até o icônico Quarteto Fantástico. Mas, com Thunderbolts*, os fãs parecem estar menos preocupados com os membros da equipe e mais com o motivo de sua formação. E o asterisco no título só aumenta as dúvidas: Thunderbolts seria mesmo o nome verdadeiro do grupo?
Pouco se sabe sobre a trama de Thunderbolts*. Aparentemente, Bucky reúne um time de anti-heróis e assassinos para lutar contra Valentina Allegra de Fontaine, diretora da CIA. Mas a situação se complica quando Bob, quase confirmado como o Sentinela, surge entre a equipe e Val. Um artigo da Empire revelou que Val renomeou a Torre dos Vingadores para Torre de Vigia. Para muitos fãs de quadrinhos, esse nome está ligado ao Sentinela, reforçando a teoria de que Thunderbolts* pode ser, na verdade, um filme dos Novos Vingadores.
Torre dos Vingadores Sob Nova Direção
Depois que Tony Stark vendeu a Torre dos Vingadores em Vingadores: Era de Ultron, todos se perguntaram quem a compraria. Por anos, especulou-se que poderia ser um supervilão como Norman Osborn, ou até mesmo o Quarteto Fantástico, para transformá-la no Edifício Baxter. Ninguém imaginava que Val seria a compradora. É difícil entender o porquê, mas o filme parece se inspirar nas histórias de The New Avengers e Dark Avengers de Brian Michael Bendis, onde Osborn tem um papel importante.
Isso pode significar que Val quer criar uma nova equipe de heróis que ela possa controlar, começando pelo Sentinela. Uma equipe com a qual Bucky e seus aliados não concordariam. Se for esse o caso, renomear a torre para “Torre de Vigia” faria sentido. Thunderbolts* tem um tom visualmente sombrio, e o diretor Jake Schreier explicou: “Quem seria a pessoa que você menos gostaria que possuísse aquela torre, que significa tanto para tantas pessoas? Podemos usar isso como um símbolo de que as coisas estão tomando um rumo mais sombrio?” As intenções de Val podem ir muito além de proteger o planeta, aumentando ainda mais o mistério em torno dela.
Nos quadrinhos, Val é uma Condessa e espiã que trabalha com Nick Fury. Mas, no MCU, ela parece ser o oposto de Fury. Ela conhece todos os truques dele e tem a mesma influência, mas não tenta preservar vidas. Ela quer incriminar os Wakandanos, roubar sua tecnologia e enviar uma Viúva Negra para matar um Vingador original. É improvável que ela seja uma Skrull, mas definitivamente é uma ameaça que busca poder e controle acima de tudo. Transformar a Torre dos Vingadores em uma torre de vigia pode indicar um desejo de supervisionar o mundo, além de fazer referência a um dos edifícios mais estranhos do universo Marvel, que tem uma conexão direta com o Sentinela.
A Torre dos Vingadores, antes de ser vendida, era um simbolo de heroísmo, já a Torre de Vigia pode representar um local que pode manipular o Sentinela, e possivelmente trazer algo pior.
O Papel da Torre de Vigia no Universo Marvel
Um dos maiores segredos da Marvel foi a introdução do Sentinela. Esse personagem existia desde a Era de Prata dos quadrinhos, mas uma série de eventos fez com que o mundo se esquecesse de sua existência. Com a construção da Torre dos Vingadores e a formação dos Novos Vingadores, o Sentinela retornou, revelando que sempre esteve por perto. Isso também trouxe de volta sua torre de vigia, uma estrutura gótica que substituiu a Torre dos Vingadores e se fundiu visualmente a ela.
Administrada por uma IA chamada CLOC, a torre de vigia permitia que o Sentinela monitorasse as comunicações globais, mantendo-o ciente de qualquer situação perigosa. No entanto, essa torre avançada também foi a razão pela qual o mundo o havia esquecido. Era um lugar com capacidades impressionantes, mas, acima de tudo, ainda era uma base de super-heróis tirada de um desenho animado ou quadrinho dos anos 50. Durante eventos como Siege, Secret Invasion e Civil War, o Sentinela ganhou destaque. Como membro dos Novos Vingadores, dos Poderosos Vingadores e, posteriormente, dos Dark Avengers de Norman Osborn, a história do Sentinela se tornou uma tragédia, onde alguém tentando fazer o bem era manipulado pelo inimigo. Assim, a torre de vigia adquiriu uma aura sinistra, com suas dark fins se estendendo sobre Manhattan.
Havia rumores de que a Torre de Vigia também abrigava o Vazio, uma entidade sombria dentro do Sentinela, embora isso nunca tenha sido confirmado. Antes de sua destruição, a torre se tornou um símbolo dos perigos do poder e de como pessoas com boas intenções podem ser coagidas a fazer o mal, tornando até os heróis mais fortes impotentes. Chamar a Torre dos Vingadores de Torre de Vigia no MCU é irônico, pois agora representa um lugar que pode manipular o Sentinela e trazer algo ainda pior.
O Sentinela retornou, revelando que sempre esteve por perto, isso graças a torre de vigia.
A Torre de Vigia Pode Ter Confirmado Quem São os Thunderbolts
O surgimento dos Novos Vingadores nos quadrinhos representou um renascimento da equipe após os eventos de Vingadores: A Queda. Eles deveriam trazer esperança para as massas, mostrando que ainda havia heróis para protegê-las. No MCU, o mundo seguiu em frente sem os Vingadores por um tempo, e o presidente Ross pode estar certo ao dizer que a existência da equipe é mais sobre imagem do que necessidade. No entanto, Thunderbolts* mostra que uma nova equipe de Vingadores não precisa ser uma grande declaração, podendo ser formada da mesma forma que a original: para enfrentar um inimigo que nenhum herói conseguiria derrotar sozinho. Se for esse o caso, o asterisco no título do filme finalmente faria sentido, revelando os verdadeiros Novos Vingadores como uma equipe inesperada.
Os Vingadores originais não faziam sentido no papel. Um gênio, um deus, uma assassina e um soldado, entre outros, não deveriam ser capazes de enfrentar uma ameaça alienígena. Mas eles conseguiram, e o resto é história. O mesmo pode ser dito dos Thunderbolts, que agora enfrentam uma ameaça ainda maior. A mudança do nome da Torre dos Vingadores para Torre de Vigia indica qual era dos quadrinhos o filme está adotando, uma era que nasceu com a reformulação dos Vingadores. Portanto, é possível que a equipe que estamos conhecendo seja, na verdade, os Novos Vingadores. Eles podem não ter o talento ou os recursos de seus predecessores, mas isso torna a equipe ainda mais interessante, já que algumas equipes dos Vingadores se especializaram em outras coisas além de serem heróis. Nesse caso, espionagem e combate tático são exatamente o que é necessário.
A introdução da Torre de Vigia em Thunderbolts* é importante e merece atenção, não apenas pelo que a história implica, mas também por como isso pode mudar o filme. Antes dos Dark Avengers, vieram os Novos Vingadores, e o Sentinela e a Torre de Vigia tiveram um papel fundamental nisso. Assim como Falcão e o Soldado Invernal se transformou em Capitão América e o Soldado Invernal, Thunderbolts* pode ser um trampolim para os Novos Vingadores, e exatamente o que o mundo precisa antes da chegada de Sam Wilson e de Vingadores: Guerras Secretas.
O filme se inspira nas histórias de The New Avengers e Dark Avengers de Brian Michael Bendis, e isso pode indicar um novo futuro para o filme.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via CBR