Algumas histórias são íntimas e se resolvem dentro de um lar ou vizinhança. Outras são grandiosas, expandindo-se até o espaço. The Signal da Audible, um drama em áudio de oito partes da Audible e Fresh Produce Media, lançado na Amazon em dezembro, encontra-se em algum ponto intermediário. A produção resgata o formato de rádio-novela e atrai grandes talentos, como Paget Brewster e Nate Corddry.
O Retorno dos Dramas em Áudio
Os dramas em áudio estão ressurgindo, impulsionados pelo sucesso de podcasts como Welcome to Night Vale, The Amelia Project e The Story Must Be Told. Esse sucesso tem atraído talentos de peso, incluindo atores que antes se dedicavam ao cinema e à televisão, como Paget Brewster e Nate Corddry, que estrelam The Signal da Audible. Para Brewster, conhecida por seu papel em Criminal Minds, o formato de drama em áudio era novo e cheio de desafios inesperados.
“Eu nunca tinha feito um Audible Original antes. Não sabia como seria essa experiência”, diz Brewster. No entanto, quando recebeu a proposta durante as greves dos roteiristas e atores de 2023, ela se sentiu atraída. “O primeiro episódio foi muito impressionante e emocionante, porque era sobre o recebimento de um sinal do espaço, uma prova de comunicação de outra forma de vida ou galáxia. Sou obcecada por isso; sou uma entusiasta de UAPs [fenômenos anômalos não identificados]. Queria muito o papel e pude fazê-lo porque Criminal Minds não estava em produção.”
The Signal gira em torno de um casal divorciado que é forçado a se unir em uma investigação de alto risco envolvendo uma transmissão do espaço profundo e uma conspiração governamental global. Brewster interpreta a Dra. Veronica Chapel, uma física que se junta ao seu ex-marido jornalista, Malcolm Feldman, em busca da verdade.
Desafios e Novidades na Produção de The Signal
Brewster já trabalhou com narração e dublagem em animações como DuckTales e Harvey Birdman, Attorney at Law, mas gravar conteúdo de áudio de longa duração se mostrou bem diferente. “Nate e eu estávamos em quase todas as cenas juntos o tempo todo. Gravamos no mesmo estúdio, mas em cabines separadas. A cabine de engenharia ficava entre a dele e a minha, o mais próximo que se podia chegar de outro ator naquele momento.”
“Era muito bom poder vê-lo por Zoom, mas também podíamos nos espiar através da cabine do engenheiro”, acrescenta Brewster, sobre a dinâmica de gravação.
Para o podcast da Audible, havia exigências específicas que se diferenciavam de seus trabalhos anteriores em projetos de super-heróis ou programas infantis, que envolviam uma atuação de voz mais isolada. “Nosso diretor [Mark Henry Phillips] nos encorajava a permanecer presentes na cena. Se Nate tinha uma fala, Veronica estaria ouvindo, mas há um componente de escuta ativa que é vocal. Se a personagem estivesse andando na rua, Mark dizia: ‘OK, faça barulhos de caminhada. Preciso que você expresse vocalmente que está andando na rua.’”
A Dinâmica Entre os Personagens
Embora o projeto estivesse fora da zona de conforto de Brewster, a relação entre Veronica e Nate ofereceu um elemento estabilizador para ela abordar a conspiração abstrata e de alto risco que sua personagem explora. “São dois seres humanos confrontando um ao outro, seu passado e seu relacionamento que terminou mal, mas eles gostam um do outro e precisam depender um do outro para essa enorme descoberta que está sendo escondida”, explica Brewster. “A justaposição de dois seres humanos com corações palpitando e um universo enorme de possibilidades é o que priorizamos em nossas performances.”
O que existe além da Terra tem se tornado um tema recorrente nas notícias, com muitas publicações importantes tendo seções específicas para histórias sobre UAPs e OVNIs. O Pentágono investigou encobrimentos governamentais sobre o assunto, o FBI tem um grupo interno dedicado a essas descobertas e o campo passou de tema de conspiração para estudo acadêmico legítimo.
The Signal evita se aprofundar nas manchetes do mundo real, o que se mostra uma escolha acertada. Isso impede que o material pareça datado, evitando que novas revelações contradigam a história. Também evita desviar para o político, já que grande parte do foco narrativo permanece na relação entre Veronica e Nate enquanto eles navegam tanto pela conspiração quanto pelas consequências de seu casamento.
A série mergulha em temas profundos e atuais, como os mistérios do universo e a busca por vida extraterrestre, temas que despertam curiosidade e debates. Para complementar sua experiência, que tal explorar também alguns cinco filmes pouco conhecidos na Netflix para assistir em março de 2025, que podem te surpreender e te fazer pensar fora da caixa?
“Acho que os roteiristas estavam cientes de que, se você confiar nas últimas notícias, não pode contar essa história de uma caçada emocionante pela verdade. Não faz sentido incorporar questões da vida real sobre a busca por inteligência extraterrestre quando esta história pode contar sua própria busca”, diz Brewster. “Esta é uma história que existe em seu próprio mundo.”
Todos os oito episódios de The Signal estão disponíveis na Audible.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.