22 milhões de contas do WhatsApp foram banidas

Dentre diversos motivos para os banimentos, usar aplicativos modificados como o WhatsApp GB é apontado com um dos principais
08/08/2022 às 00:16 | Atualizado há 10 meses
Contas do WhatsApp estão sendo banidas

Mais de 22 milhões de contas indianas do WhatsApp foram banidas em junho, enquanto 632 relatórios de reclamações foram recebidos pela plataforma de mensagens em junho de 2022, de acordo com seu relatório de conformidade. Este é o maior número de contas banidas em 2022.

No relatório, a plataforma de mensagens disse que 2.210.000 contas indianas foram banidas no WhatsApp durante o período. Uma conta indiana é identificada através de um número de telefone +91, acrescentou.

No Brasil, recentemente houveram relatos de contas banidas também, o usuários mais afetados foram os que baixaram o WhatsApp GB ou outros apps modificados a partir do original. Falando nisso, temos um artigo onde mostramos oito coisas que você nunca deve fazer se não quer ter sua conta banida.

O WhatsApp informou que recebeu 632 relatos de usuários, abrangendo suporte de conta (123), recurso de proibição (426), outro suporte (32), suporte ao produto (35) e segurança (16) durante junho de 2022.

Nesse período, 64 contas foram “acionadas” sob a categoria de recurso de proibição com base nos relatórios recebidos. O WhatsApp explicou que “Contas Acionadas” denota relatórios onde tomou medidas corretivas.

Tomar medidas denota a proibição de uma conta ou uma conta anteriormente proibida sendo restaurada como resultado da denúncia.

Mês (2022) Contas banidas na Índia
Junho 22,10,000
Maio 19,10,000
Abril 16,66,000
Março 18,05,000
Fevereiro 14,26,000
Janeiro 18,58,000

“O WhatsApp é um líder do setor entre os serviços de mensagens criptografadas de ponta a ponta na prevenção e combate ao abuso. Além de nossos recursos e controles de segurança, empregamos uma equipe de engenheiros, cientistas de dados, analistas, pesquisadores e especialistas em aplicação da lei, segurança on-line e desenvolvimentos tecnológicos para supervisionar esses esforços. Permitimos que os usuários bloqueiem contatos e informem conteúdo e contatos problemáticos para nós de dentro do aplicativo”, disse a empresa.

“Além de responder e agir sobre reclamações de usuários através do canal de reclamação, o WhatsApp também implanta ferramentas e recursos para evitar comportamentos nocivos na plataforma. Estamos particularmente focados na prevenção porque acreditamos que é muito melhor impedir que atividades nocivas aconteçam em primeiro lugar do que detectá-la após o dano ter ocorrido”, acrescentou a empresa.

As novas regras de TI, que entraram em vigor em 2021, exigem que grandes plataformas digitais (com mais de 5 milhões de usuários) publiquem relatórios de conformidade todos os meses, mencionando os detalhes das reclamações recebidas e as ações tomadas.

O ministério de TI, em junho, divulgou o projeto de regras que propõe um painel governamental para ouvir apelos dos usuários contra a inação sobre as denúncias feitas ou contra decisões relacionadas ao conteúdo tomadas por oficiais de reclamação de plataformas de mídia social. Atualmente, “não há mecanismo de apelação fornecido pelos intermediários nem existe qualquer mecanismo de autorregulação crível em vigor”, disse o ministério.

No ano passado, o governo notificou as regras de TI para tornar os intermediários digitais mais responsáveis e responsáveis pelo conteúdo hospedado em suas plataformas.

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados