A Inteligência Artificial tem sido um tema cada vez mais popular no Brasil, especialmente após a chegada do chat GPT, utilizado em áreas específicas do mercado de trabalho. Entretanto, essa tecnologia está presente em muitos outros aspectos da vida, como é o caso das assistentes virtuais Alexa e Siri, que já fazem parte do nosso cotidiano.
Segundo uma pesquisa realizada pela Lambda3, 80% das pessoas já utilizaram Inteligência Artificial pelo menos uma vez na vida, em diversas áreas, incluindo o entretenimento. Com um pouco de criatividade, é possível realizar testes curiosos, como a análise da exposição dos participantes de um reality show na TV.
O experimento com o Big Brother Brasil
O Jornal Estadão realizou um experimento para descobrir qual participante do Big Brother Brasil teve maior exposição de tela, analisando os primeiros 90 episódios do programa com o uso de uma ferramenta de IA para cronometrar o tempo que cada rosto apareceu na TV. Os resultados revelaram que Bruna Griphao foi a participante que mais apareceu, com um total de 3 horas e 29 minutos.
É importante lembrar que a tecnologia usada tem algumas limitações para fazer o reconhecimento facial, especialmente quando os participantes estão de costas, com algum objeto bloqueando a visão do rosto ou quando a imagem é muito pequena para ser captada. Nestes casos, o tempo de exposição na tela não é contabilizado pela máquina.
O potencial da Inteligência Artificial
De acordo com Rodrigo Prata, Sócio Diretor da Box Ideias, os impactos da Inteligência Artificial ainda estão apenas no início e a tecnologia está em constante evolução. Tecnologias como o chat GPT e o Mid Journey são capazes de modificar a forma como vivemos, especialmente quando combinadas com criatividade e inovação.
Uma pesquisa realizada pela Hibou mostrou que 8 em cada 10 pessoas já ouviram falar sobre IA, e 54% acreditam que essa ferramenta pode impactar diretamente sua rotina diária. A influência da IA no entretenimento, como no caso do experimento do BBB, pode interferir diretamente no resultado final do programa, já que a exposição que cada participante recebe dita a forma como são percebidos pelo público.
A dinâmica de um reality show
A dinâmica estabelecida entre os participantes de um reality show é fundamental para determinar quando cada um aparece na tela. A teoria do “agendamento” na comunicação estabelece que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importante os assuntos veiculados na imprensa, supondo que aquilo que aparece com maior frequência nos meios de comunicação tende a integrar as conversas da sociedade. Entretanto, isso não significa que a mídia busca controlar essas conversas, já que a influência nos assuntos comentados advém da formação organizacional dos veículos de mídia, que possuem culturas e critérios de noticiabilidade próprios.