Justamente quando você pensava que não havia espaço para outro display inteligente na linha da Amazon, o Echo Hub aparece.
Em seu grande evento anual de lançamento, a Amazon revelou o dispositivo compacto projetado para ser colocado na parede e oferecer fácil acesso aos seus dispositivos domésticos inteligentes.
Espere um minuto, não é isso que o Echo Show 15 faz? Sim, mas o Echo Hub é aproximadamente do tamanho de um Echo Show 8 com uma interface doméstica inteligente dedicada.
A Amazon diz que este é um novo tipo de dispositivo: não é simplesmente um Echo Show 8 sem alto-falantes na parte traseira. E ainda assim, pelo que vi quando experimentei o dispositivo, é fácil argumentar que não é tão diferente assim.
O Echo Hub é muito parecido com um Echo Show 15 de oito polegadas: possui microfones e alto-falantes integrados para que você ainda possa usar o Alexa. A principal diferença é o software. A interface personalizada coloca seus dispositivos domésticos inteligentes na frente e no centro e oferece widgets interativos que permitem ajustar a temperatura do aquecimento (ou resfriamento), ligar e desligar luzes e plugues sem primeiro ter que navegar até o controle de casa inteligente.
O dispositivo também receberá uma atualização no início de 2024 para poder exibir a visualização do mapa. Isso lhe dá uma visão geral ainda mais intuitiva dos seus dispositivos, porque eles aparecem nos lugares certos na planta da sua casa.
Por US$ 179,99/£ 169,99, porém, o Echo Hub é surpreendentemente caro. Principalmente porque custa mais que o novo Echo Show 8 que possui os já mencionados alto-falantes maiores que o tornam melhor para ouvir música e entretenimento.
A Amazon está lançando o Echo Hub como rival de outros controladores domésticos inteligentes e diz que é muito mais barato que a maioria deles e oferece suporte a Thread, Matter, Bluetooth e Zigbee. Ele foi projetado para armar sistemas de segurança, visualizar imagens de câmeras de segurança e controlar persianas, além de ligar e desligar as luzes.
Se você comprar um e gostar, é provável que queira pelo menos outro, porque é menos conveniente ter um lugar em casa para ter esse tipo de controle. Depois fica ainda mais caro.
Ao instalar o Echo Hub, você será questionado em qual sala ele está. Em seguida, os controles dos dispositivos naquela sala ganham destaque. Quando você tem vários Echo Hubs, cada um pode ser dedicado à sala em que está.
A outra coisa a notar é que é o primeiro dispositivo Echo que pode ser alimentado por Power over Ethernet, o que pode ser útil se sua casa já estiver conectada.
Não é necessário montá-lo na parede: existe um suporte opcional para que você possa usá-lo em uma prateleira, bancada ou mesa.
Se você já possui vários dispositivos Echo Show, pode ser um pouco decepcionante saber que a Amazon não planeja disponibilizar a interface do Echo Hub para eles.
Caso contrário, o Echo Hub estará à venda “em breve”.