AMD lança novas CPUs de servidor EPYC – e seu principal recurso pode ser fundamental para o futuro de Ryzen

19/09/2023 às 12:23 | Atualizado há 1 ano

A AMD finalmente lançou seus processadores da série EPYC 8004, com um novo soquete SP6 e até 64 núcleos Zen-4c (128 threads). A Siena CPU gama completa a família cujos outros membros incluem Génova (alta performance), Génova-X (cache grande) e Bérgamo (nativo da nuvem). Nas próprias palavras da AMD, Siena é uma nova raia em seu roteiro principal.

Entre as dezenas de novidades está um modelo topo de linha, o 8534P de soquete único, que tem frequência base de 2,3 GHz com cache L3 de 128 MB e TDP de 200 W; uma versão especializada em rede (PN) com foco em servidores de comunicação e otimizados para borda também está disponível com um TDP mais baixo e uma frequência base mais baixa, mas uma faixa de temperatura operacional mais ampla.

Apesar de serem mais lentas, as peças PN serão vendidas por mais (cerca de 10% mais caras), mas no geral a AMD ainda é mais barata que a peça equivalente da Intel. Os novos processadores enfrentarão uma infinidade de Xeon processadores das gamas Gold, Silver, Bronze e D da Intel, operando entre 96W e 185W.

Porém, nenhum deles oferece o mesmo poder de fogo (eles chegam a 32 núcleos/64 threads) e suporte de memória (4 TB vs 6 TB para AMD). Os benchmarks escolhidos a dedo pela AMD comparam o 8534P com uma peça de 300W, o Xeon 8471N, que tem menos núcleos, um cache menor e uma velocidade de clock mais baixa. Mesmo nessas condições, o Siena da AMD está na frente.

Os novos processadores da série EPYC 8004 ampliam a liderança da AMD em plataformas de soquete único, oferecendo excelente eficiência energética de CPU em um pacote ajustado para atender às necessidades de infraestrutura com espaço e energia limitada

Dan McNamara, vice-presidente sênior, AMD

Zen 4c chegando a Ryzen

A Intel lançou núcleos de potência e eficiência em sua linha de consumo antes de adotá-los para produtos empresariais – então a AMD poderia fazer o mesmo com sua microarquitetura de CPU Zen 4c, mas da empresa para o consumidor?

Bem, isso já está acontecendo. A AMD apresentou o Ryzen Z1 no início deste ano, e pode ser o primeiro de muitos modelos que virão. Zen 4c – que alimenta a CPU Phoenix2 – tem o mesmo IPC (instrução por clock) que Zen 4 e é na verdade quando se trata da quantidade de cache L3 que as coisas diferem (na verdade, há um pouco mais, mas estou simplificando demais) .

A AMD divulgou no início deste ano que um núcleo Zen 4c tem menos de dois terços do tamanho de um núcleo Zen 3 completo. Um núcleo menor não é apenas mais barato de produzir, mas também dissipa menos calor, especialmente porque as peças do Zen 4c tendem a ter uma velocidade de clock base mais baixa. Poderia entrar Servidores SMB no futuro? Não descarte isso.

Via

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados