Descubra por que o app Temu foi o mais baixado nos iPhones dos EUA em 2023!

Vejam também a lista dos aplicativos para iPhone mais baixados durante o ano de 2023
14/12/2023 às 17:50 | Atualizado há 12 meses

A Temu, empresa chinesa de comércio eletrônico cujo aplicativo agora está atraindo mais tempo de engajamento do que a Amazon, é o aplicativo gratuito mais baixado da Apple nos Estados Unidos em 2023. A gigante de tecnologia sediada em Cupertino lançou hoje uma lista com os principais aplicativos do iPhone deste ano, gratuitos e pagos, medidos pelo número de instalações – seu proxy para a popularidade geral. Neste ano, aplicativos de empresas com base na China ocuparam os lugares anteriormente ocupados por gigantes americanos como Meta e Google, sendo que o CapCut e o TikTok, da ByteDance, sediada em Pequim, ficaram em terceiro e quinto lugar, respectivamente.

A Meta, que no ano passado ocupava as posições 3, 4 e 9 com o WhatsApp, Instagram e Facebook, respectivamente, apareceu no top 10 deste ano com uma combinação um pouco diferente. O Facebook saiu das paradas, enquanto que o novo aplicativo da Meta, o Instagram Threads, ficou em terceiro lugar entre os aplicativos mais baixados nos Estados Unidos. O Instagram e o WhatsApp seguiram em sexto e nono lugar, respectivamente, perdendo posição em relação ao ano passado.

O Google, por sua vez, dominava a lista do ano passado com o segundo aplicativo mais baixado, o YouTube, logo atrás do TikTok, além do Google Maps em quinto lugar, Google Search em sexto e Gmail em sétimo. Em 2023, no entanto, os únicos dois aplicativos do Google no top 10 de downloads foram o Google Search em sétimo lugar e o YouTube em oitavo lugar, ambos perdendo posição em relação ao ano anterior.

A mudança nos downloads pode representar que as gigantes de tecnologia dos Estados Unidos estão quase atingindo um ponto de saturação no mercado, onde seus aplicativos não são tão procurados como nos anos anteriores, pois muitas pessoas já os têm instalados. Isso também aponta para a crescente demanda por aplicativos de empresas chinesas, como a ByteDance, que estão chamando a atenção dos usuários mais jovens, além de sofrerem maior escrutínio governamental, já que o TikTok foi proibido em vários dispositivos governamentais devido a preocupações com suas ligações com a China. Montana também tentou proibir o TikTok em seu estado, mas essa decisão foi suspensa pelos tribunais enquanto o processo da TikTok continua.

A atenção negativa que o TikTok recebeu durante o ano pode explicar sua queda do primeiro lugar no ano passado para o quinto lugar agora. Mas os consumidores americanos não deixaram de usar aplicativos chineses, considerando a posição de destaque da Temu. Os dados da Apptopia mostraram que os consumidores estavam passando 18 minutos por dia no aplicativo da Temu, em comparação com 10 minutos na Amazon. Os usuários mais jovens passaram ainda mais tempo, em média 19 minutos por dia. Enquanto a Temu atrai usuários com jogos internos, seu verdadeiro atrativo pode ser os preços baixos – que têm mais apelo durante uma recessão econômica. Também é um aplicativo com alto investimento em marketing, assim como o TikTok nos meses que antecederam sua posição de destaque no ano passado.

O único outro aplicativo da lista que não pertence à Meta, Google ou uma empresa chinesa foi o Max (anteriormente HBO Max), que apareceu como o terceiro aplicativo mais baixado nos Estados Unidos.

A lista dos principais aplicativos pagos destaca um mercado diferente, composto principalmente por desenvolvedores menores ou aqueles que criam ferramentas de produtividade úteis, aplicativos criativos ou utilitários pelos quais os usuários estão dispostos a pagar. Aqui, os 10 principais incluíram (em ordem): Shadowrocket, HotSchedules, Procreate Pocket, The Wonder Weeks, 75 Hard, AutoSleep Track Sleep on Watch, Goblin Tools, TonalEnergy Tuner & Metronome, SkyView e AnkiMobile Flashcards.

Os melhores jogos gratuitos do ano passado incluíam vários vencedores do ano anterior, como Roblox, Call of Duty: Mobile, Subway Surfers e Parking Jam 3D, além de algumas novas adições. O aplicativo número 1 desta lista foi o MONOPOLY GO!, seguido por Roblox (subindo do terceiro lugar no ano anterior), Royal Match, Subway Surfers (abaixando do segundo lugar no ano anterior), Gardenscapes, Call of Duty: Mobile (subindo do oitavo lugar no ano anterior), Block Blast!, Makeover Studio: Makeup Games, Parking Jam 3D (mantendo a mesma posição do ano anterior) e Survivor!.io.

Os principais jogos pagos nos Estados Unidos foram liderados pelo Minecraft, de propriedade da Microsoft, e também incluíram Heads Up!, Geometry Dash, Bloons TD 6, MONOPOLY, Papa’s Freezeria To Go!, Plague Inc., Red’s First Flight, Five Nights at Freddy’s (que também virou filme este ano) e Grand Theft Auto: San Andreas.

A lista da Apple também inclui listas separadas dos principais aplicativos e jogos para iPad, tanto gratuitos quanto pagos, do ano, além dos principais jogos do Apple Arcade. Este último oferece uma visão única da loja de jogos por assinatura da Apple, que, de outra forma, é um mistério, pois não possui uma seção de “Top Charts” como a App Store maior.

Há alguma sobreposição nessas listas, embora os aplicativos de streaming se destaquem mais entre os aplicativos gratuitos para iPad. Essa lista inclui (em ordem) Max, YouTube e Netflix nas três primeiras posições, e Disney+, Prime Video e Peacock nas posições 5, 8 e 10, respectivamente. Os principais jogos para iPad também incluem títulos mais direcionados para crianças, como Toca Life: Hospital (5º lugar) e Teach Your Monster to Read (7º lugar).

Aplicativos mais baixados para iPhones em 2023

Principais aplicativos gratuitos para iPhone:

  1. Temu: Shop como um bilionário
  2. CapCut – Editor de vídeo
  3. Max: Transmita HBO, TV e Filmes
  4. Threads, um aplicativo do Instagram
  5. TikTok
  6. Instagram
  7. Google
  8. YouTube: Assista, Ouça, Transmita
  9. WhatsApp Messenger
  10. Gmail – Email do Google

Principais aplicativos pagos para iPhone:

  1. Shadowrocket
  2. HotSchedules
  3. Procreate Pocket
  4. The Wonder Weeks
  5. 75 Hard
  6. AutoSleep Track Sleep on Watch
  7. Goblin Tools
  8. TonalEnergy Tuner & Metronome
  9. SkyView
  10. AnkiMobile Flashcards

Principais jogos gratuitos para iPhone:

  1. MONOPOLY GO!
  2. Roblox
  3. Royal Match
  4. Subway Surfers
  5. Gardenscapes
  6. Call of Duty: Mobile
  7. Block Blast!
  8. Makeover Studio: Makeup Games
  9. Parking Jam 3D
  10. Survivor!.io

Principais jogos pagos para iPhone:

  1. Minecraft
  2. Heads Up!
  3. Geometry Dash
  4. Bloons TD 6
  5. MONOPOLY
  6. Papa’s Freezeria To Go!
  7. Plague Inc.
  8. Red’s First Flight
  9. Five Nights at Freddy’s
  10. Grand Theft Auto: San Andreas

Principais aplicativos gratuitos para iPad:

  1. Max: Transmita HBO, TV e Filmes
  2. YouTube: Assista, Ouça, Transmita
  3. Netflix
  4. Google Chrome
  5. Disney+
  6. Goodnotes 6
  7. TikTok
  8. Amazon Prime Video
  9. Temu: Shop como um bilionário
  10. Peacock TV: Transmita TV e Filmes

Principais aplicativos pagos para iPad:

  1. Procreate
  2. Shadowrocket
  3. Nomad Sculpt
  4. forScore
  5. Toca Life: Hospital
  6. Bluebeam Revu for iPad
  7. Teach Your Monster to Read
  8. AnkiMobile Flashcards
  9. Endless Paper
  10. ToonSquid

Principais jogos gratuitos para iPad:

  1. Roblox
  2. Magic Tiles 3: Piano Game
  3. Subway Surfers
  4. Royal Match
  5. Among Us!
  6. Duet Cats: Jogos Fofos de Gatos
  7. Stumble Guys
  8. MONOPOLY GO!
  9. Bridge Race
  10. Gardenscapes

Principais jogos pagos para iPad:

  1. Minecraft
  2. Geometry Dash
  3. Bloons TD 6
  4. Stardew Valley
  5. MONOPOLY
  6. Five Nights at Freddy’s
  7. Red’s First Flight
  8. Poppy Playtime Chapter 1
  9. Plague Inc.
  10. Garten of Banban 2

Principais jogos do Apple Arcade:

  1. NBA 2K23 Arcade Edition
  2. Cooking Mama: Cuisine!
  3. Bloons TD 6+
  4. Angry Birds Reloaded
  5. Sneaky Sasquatch
  6. Warped Kart Racers
  7. Hello Kitty Island Adventure
  8. Snake.io+
  9. Fruit Ninja Classic+
  10. Solitaire by MobilityWare+

Via

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados