A Apple confirmou que a entrega de algumas das atualizações prometidas para a Siri mais personalizada, dentro do pacote Apple Intelligence, vai demorar mais do que o previsto. A empresa espera lançar uma versão mais adaptada aos usuários “no próximo ano”. A informação foi divulgada em comunicado ao Daring Fireball.
A gigante da tecnologia prometeu uma versão mais poderosa da Siri durante a WWDC em junho passado, com a Apple Intelligence. A ideia é que a assistente virtual possa usar o contexto pessoal de cada usuário para oferecer ajuda de forma única.
## Atraso na Siri Mais Personalizada
Em nota, a porta-voz da Apple, Jacqueline Roy, explicou que a Siri ajuda os usuários a encontrar o que precisam e a realizar tarefas rapidamente. Nos últimos seis meses, a Siri se tornou mais conversacional, ganhou novos recursos como “digitar para a Siri” e conhecimento de produtos, além da integração com o ChatGPT.
A empresa tem trabalhado em uma Siri mais personalizada, com maior consciência do contexto pessoal e capacidade de realizar ações dentro e entre aplicativos. No entanto, a implementação dessas funcionalidades levará mais tempo do que o esperado, com previsão de lançamento ao longo do próximo ano.
A Apple havia prometido que a Siri seria capaz de acessar o contexto pessoal dos usuários para oferecer ajuda de maneira individualizada. Por exemplo, a assistente poderia lembrar se um amigo compartilhou uma receita em uma nota, mensagem de texto ou e-mail, ou encontrar o número do passaporte ao reservar um voo, tudo isso sem comprometer a privacidade.
Outra funcionalidade em desenvolvimento é a capacidade da Siri de reconhecer o que está na tela, permitindo que ela execute ações com base no conteúdo exibido. Se um amigo enviasse seu novo endereço por mensagem, o usuário poderia dizer “Adicione este endereço ao cartão de contato dele”, e a Siri faria isso automaticamente.
Além disso, a Apple está trabalhando para que a Siri possa realizar ações em diversos aplicativos. Será possível solicitar que a assistente envie um e-mail já rascunhado para determinados contatos, e ela saberá qual e-mail e qual aplicativo usar. A Siri também poderá realizar ações em diferentes apps, como aprimorar uma foto e adicioná-la a uma nota no aplicativo Notas, tudo sem que o usuário precise tocar na tela.
## Imprevistos no Desenvolvimento
A Bloomberg já havia reportado os atrasos no desenvolvimento dessas funcionalidades. Segundo as informações, a Apple pretendia lançar a versão mais personalizada da Siri como parte do iOS 18.4. O comunicado da Apple confirma que os usuários terão que esperar mais, mas não especifica por quanto tempo.
Mesmo com o atraso na versão mais personalizada, a Apple lançou uma série de recursos de Apple Intelligence nos últimos seis meses.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.