A Apple está se preparando para lançar novos modelos de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas com telas Mini-LED mais eficientes em termos de energia antes do final do ano, afirma um novo relatório da DigiTimes.

Espera-se que a Apple lance novos modelos de dispositivos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas no quarto trimestre de 2023 com retroiluminação miniLED que pode aumentar o brilho da tela em 10% em comparação com as especificações da primeira geração, disseram as fontes.

Talvez contra-intuitivamente na primeira leitura, a alegação é que o aumento do brilho que as telas Mini-LED aprimoradas são capazes de não resultará em telas visivelmente mais brilhantes no MacBook Pro. Em vez disso, os Mini-LEDs produzirão o mesmo brilho, mas usarão menos energia no processo. Do relatório:

A Apple não fez grandes mudanças nas especificações de retroiluminação miniLED desde que a adotou em seus tablets e notebooks, disseram as fontes. Mas os próximos dispositivos MacBook Pro apresentarão miniLEDs que são 10% mais brilhantes que os anteriores, sem alterar o número de chips miniLED no módulo de retroiluminação, disseram as fontes. O aumento do brilho não visa melhorar a qualidade da imagem, mas sim economizar energia e melhorar a vida útil da bateria, disseram as fontes, acrescentando que os novos dispositivos começarão a ser comercializados no quarto trimestre de 2023.

Essas afirmações não estão fora de questão, mas há boas razões para duvidar DigiTimes‘último relatório da cadeia de suprimentos. A Apple atualizou o MacBook Pro de 14 e 16 polegadas com chips M2 Pro e ‌M2‌ Max em janeiro, e a maioria dos rumores sugere que modelos atualizados chegarão no próximo ano.

De acordo com BloombergSegundo Mark Gurman, a próxima versão dessas duas máquinas deverá apresentar chips M3 Pro e M3 Max e “provavelmente” será lançada em meados de 2024, o mais tardar.

Da mesma forma, o analista da Apple, Ming-Chi Kuo, acredita que os novos modelos de MacBook Pro com chips M3 Pro e M3 Max atualizados de 3 nanômetros serão lançados em 2024. A tecnologia de 3 nm oferecerá melhor desempenho e melhor eficiência energética em comparação com os chips atuais fabricados em um Processo de 5 nanômetros.

DigiTimes obtém suas informações de fornecedores que fabricam peças para iPhones e outros produtos Apple. Suas fontes geralmente fornecem informações confiáveis, mas o site tem um histórico misto quando se trata de interpretar essas informações e decifrar com precisão os planos da Apple. Muitas vezes é melhor ver as informações do site com algum ceticismo até que as informações sejam corroboradas por fontes adicionais, especialmente quando se trata de rumores.