Alexa de Alexa é uma assistente virtual extremamente poderosa, mas as interações com ela geralmente são um pouco…pouco inspiradoras.
Você diz que a palavra de ativação segue um comando específico e espera que ela seja ouvida corretamente e forneça uma resposta útil. Quer perguntar mais alguma coisa a Alexa? Você precisará repetir o processo.
A introdução do Modo Conversação em 2022 começou a mudar isso, evitando a necessidade de dizer o despertador várias vezes em rápida sucessão. Dificilmente parece que você está falando com uma pessoa real.
No entanto, isso parece prestes a mudar em breve. A Amazon criou uma versão atualizada do Alexa alimentada por IA generativa, com foco em ser mais conversacional em sua essência. Ele usa um novo modelo de linguagem grande (LLM) que, segundo a empresa, foi projetado especificamente para vozes.
Então, o que isso significa para suas interações com Alexa? Em primeiro lugar, você nem sempre precisará usar a palavra de ativação. Depois de ativar o modo de bate-papo, os dispositivos Echo usarão os sensores disponíveis (incluindo a câmera, o microfone e o detector de presença) para saber quando você está pronto para falar – assim como uma pessoa.
E as respostas genéricas atuais que você recebe de Alexa podem se tornar coisa do passado. O LLM conhecerá o contexto-chave que muitas vezes é crucial para uma comunicação eficaz, como algo que você disse no passado ou coisas que sabe que você gosta. As respostas serão, portanto, muito mais relevantes e específicas para você.
De acordo com a Amazon, a nova versão do Alexa também será capaz de adicionar a personalidade necessária às conversas. Seu objetivo é responder como um ser humano faria, seja fornecendo uma resposta genuína a perguntas malucas ou ajudando você a redigir um e-mail importante.
E em vez de apenas um comando por vez, a Amazon diz que Alexa será capaz de lidar com várias coisas simultaneamente. Quer começar a tocar música, ajustar as luzes e definir um lembrete ao mesmo tempo? Que tal criar rotinas complexas de casa inteligente usando sua voz? Ambos serão possíveis.
Crucialmente, o LLM também significa que deverá haver muito menos ocasiões em que Alexa simplesmente diga “Desculpe, não tenho certeza sobre isso”.
Cada alto-falante Echo será compatível com o novo Alexa, desde o original. No entanto, inicialmente estará disponível apenas como uma prévia nos EUA, com novos recursos de casa inteligente sujeitos a uma prévia separada apenas para convidados.
Isso significa que você pode esperar um pouco até que essas atualizações cheguem ao seu dispositivo Echo. Mas assim que o fizerem, Alexa parece prestes a se tornar muito mais humana do que nunca.