Como testar sua conexão VPN quanto a vazamentos e segurança

20/09/2023 às 12:17 | Atualizado há 9 meses
pSJqkjCXACmRietHGyCye4 1200 80

As VPNs nem sempre funcionam perfeitamente, o que significa que seus dados podem estar suscetíveis a vazamentos de dados. Se ocorrer um vazamento, seus dados não serão mais distinguíveis de outro tráfego online e poderão ser acessados ​​por usuários externos com bastante facilidade.

As repercussões de um vazamento de VPN podem variar de nada até a invasão de suas contas bancárias e de redes sociais – afinal, os cibercriminosos podem facilmente realizar roubo de identidade ou fraude financeira, roubando suas informações confidenciais e rastreando suas atividades online.

É por isso que os testes de vazamento são tão importantes; você pode não estar ciente de que seus dados estão em risco. É como viajar na estrada sem saber que o tanque de gasolina do seu carro está vazando. Se houver uma falha no aplicativo do seu provedor de VPN, há uma grande chance de que o software mostre que você está usando uma conexão VPN segura quando, na realidade, seus dados estarão vazando.

Compreendendo vazamentos de VPN

Uma VPN (Rede Privada Virtual) mantém você anônimo na Internet, estabelecendo uma conexão criptografada entre o seu dispositivo e a rede. As melhores VPNs podem impedir que bisbilhoteiros, como hackers, ISPs e até governos, sigam sua atividade online, enviando dados através deste túnel seguro para servidores que estão longe de sua localização física.

Infelizmente, VPNs fracas podem causar vários problemas de segurança – como expor seu endereço IP, atividade de navegação e solicitações de DNS a um predador online. No entanto, a maioria das VPNs possui ferramentas para ajudar a combater essas ameaças, como um kill switch e proteção integrada contra vazamentos, que podem proteger seus dados e endereço IP no cenário improvável de queda de sua conexão VPN.

Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de vazamentos:

Vazamentos de IP

Um endereço IP é uma sequência exclusiva de números atribuídos a cada dispositivo quando ele está conectado à Internet. Esses endereços estão vinculados às suas pesquisas, cliques, visitas e até mesmo à sua localização geográfica.

Um dos usos mais populares de VPNs é mascarar seu endereço IP, e quando uma VPN não consegue fazer isso – geralmente devido a uma falha técnica – resulta no acesso a servidores padrão em vez de servidores VPN anônimos. Isso torna seus dados vulneráveis ​​a rastreamento e espionagem, o que anula o propósito de usar uma VPN em primeiro lugar.

Vazamentos de DNS

Em termos leigos, DNS (Domain Name System) é a lista telefônica da Internet. Quando você acessa um site, um DNS é enviado para esse site e você poderá vê-lo quando a solicitação for aceita. Quando você usa uma VPN, todas as solicitações de DNS são roteadas através da sua VPN para protegê-las do acesso de terceiros.

Como os vazamentos de DNS implicam que essas solicitações podem ser acessadas por qualquer pessoa com conhecimento, os sites que você visita podem ser revelados. É importante notar que os vazamentos de DNS são fundamentalmente um subconjunto de vazamentos de IP e também ocorrem normalmente devido à configuração inadequada do seu aplicativo VPN.

Vazamentos de WebRTC

WebRTC, ou Web Real-Time Communication, é uma tecnologia baseada em navegador que permite o compartilhamento de áudio e vídeo em páginas da web. Elimina a necessidade de plug-ins ou software conectando-se diretamente ao navegador.

Sites incompletos podem usar a funcionalidade WebRTC para descobrir seu verdadeiro endereço IP, mesmo quando você estiver usando uma VPN. Esses vazamentos são conhecidos como vazamentos WebRTC e são um mecanismo de vazamento mais recente, mas cada vez mais popular.

Como verificar se sua VPN está vazando

Alguns provedores de VPN, como ExpressVPN e Astrill VPN, oferecem um testador de vazamento em seu site que o ajudará a descobrir se sua VPN está vazando. No entanto, se preferir testar uma VPN manualmente, veja como você pode fazer isso sozinho:

  • Passo 1: Desconecte sua VPN, acesse o Google e pesquise: “Qual é o meu endereço IP?” Anote o endereço IP exibido na parte superior da página.
  • Passo 2: ligue sua VPN e conecte-se a qualquer servidor.
  • etapa 3: Acesse o Google novamente e pesquise “Qual é o meu endereço IP?” Anote o endereço IP exibido.
  • Passo 4: se o endereço IP exibido na Etapa 3 for o mesmo da Etapa 1, sua VPN está vazando.
  • Etapa 5: para realizar um teste WebRTC simultaneamente, vá para Vazamentos de navegadore se sua VPN estiver conectada, seu endereço público mostrará “n/a”, mas se não estiver, mostrará seu endereço IP real.

Como consertar um vazamento de VPN

A maneira mais direta de consertar um vazamento de VPN é substituí-lo por uma alternativa confiável e simples – especialmente se os vazamentos forem consistentes. Se você não estiver pronto para abandonar seu provedor atual, existem alguns ajustes que você pode tentar para resolver a situação.

Corrigindo vazamentos de IP

Se a sua VPN também usa IPv4, recomendo tentar o bom e velho método “desconectar e reconectar”. Se o seu endereço VPN real ainda estiver aparecendo após a reinicialização, é hora de colocar o pé no chão e romper com sua VPN em favor de um serviço de primeira linha como o NordVPN.

Com o novo protocolo IPv6 se tornando a norma agora, é importante verificar se o seu provedor de serviços oferece proteção IPv6 – e tanto o ExpressVPN quanto o NordVPN oferecem. Caso contrário, todo o seu tráfego IPv6 passará por uma rota insegura e não criptografada.

Para evitar vazamentos de IPv6, você pode acessar Configurações e desativar o IPv6 em seu sistema operacional. Depois disso, seu dispositivo começará a usar IPv4 compatível com VPN e sua privacidade permanecerá intacta.

Corrigindo vazamentos de DNS

Um vazamento de DNS pode divulgar todo o seu histórico de navegação, por isso é importante que você certifique-se de que seu provedor de VPN tenha proteção integrada contra vazamento de DNS. Procure empresas que fornecem DNS personalizado e privado e certifique-se de usá-los sempre.

Se a sua VPN não se conectar automaticamente a um servidor DNS privado, você precisará acessar as configurações de DNS e conectar-se manualmente a um servidor DNS de terceiros, de preferência Google Public DNS ou OpenDNS.

Corrigindo vazamentos de WebRTC

Como os vazamentos de WebRTC são normalmente um problema do navegador, corrigi-lo não é tão simples quanto mudar para uma VPN diferente. Se você detectar um vazamento de WebRTC, uma maneira de contornar o problema é desabilitar o WebRTC nas configurações do navegador.

Se você não conseguir encontrar o recurso ‘Desativar WebRTC’ em seu aplicativo de desktop, dê uma olhada na extensão web da VPN – geralmente ela está escondida lá.

(Crédito da imagem: Oscar Wong via Getty Images)

Resultado final

Confiamos muito nas VPNs para manter a privacidade dos nossos hábitos de navegação e informações confidenciais – e a nossa segurança digital depende, em última análise, do fornecedor que escolhemos. Uma VPN funcional criptografará totalmente suas informações, mascarará sua localização e permitirá que você desfrute de velocidade e desempenho incríveis.

Selecionar uma VPN testada e comprovada reduz suas chances de cair em perigo cibernético, como vazamentos, embora nunca seja zero. Portanto, é vital executar verificações periódicas em sua VPN para garantir que ela esteja funcionando como deveria – e que seus dados não caiam em mãos erradas.

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados
Sair da versão mobile