A era do eSIM começa: o iPhone 14 não tem SIM físico nos EUA

No Brasil, aparentemente, ainda não haverá essa mudança nessa geração
08/09/2022 às 12:25 | Atualizado há 1 ano

O lançamento dos novos iPhones trouxe também uma novidade completamente inesperada para o mercado norte-americano: a remoção do slot dedicado ao SIM Card. Todos os modelos dos novos iPhones usam um eSIM, “chip” que já vem embutido no celular bastando a operadora o ativar.

De fato, durante o evento de apresentação, A Apple também enfatizou a nova gestão simplificada de eSIMs que foi adotada nos smartphones mais recentes.

A série iPhone 14 vem com eSIM apenas nos EUA

A remoção do slot físico já é assunto há algum tempo e até os últimos rumores sugeriram que isso já poderia acontecer com o novo iPhone 14.

Mas era esperada uma transição mais gradual nos mercados onde os modelos com apenas eSIM estaria disponível. O que também poderia se estender a todos os outros mercados a partir da próxima geração. O lançamento de um smartphone sem slot físico para SIM não é uma novidade absoluta, vários modelos de celulares já possuem essa funcão desde 2020.

Por outro lado, o mundo das operadoras ainda não está preparado para essa transição. A ativação de um eSIM é um processo que ainda não tem suporte de todas as operadoras. Envolve custos adicionais e adiciona vários elementos de inconveniência ao ativar o SIM digital. Como a necessidade de estar em uma rede Wi-Fi para concluir a autenticação.

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados