Dragon Age e Mass Effect são a nata da BioWare dos dias atuais, com ambos trazendo muito dinheiro para a editora EA e legiões de fãs desesperados por novidades sobre o desenvolvimento contínuo de Dragon Age 4 e Mass Effect 5. Ambos as bases de fãs se sobrepõem bastante, o que é esperado, considerando que ambos vêm do mesmo desenvolvedor e compartilham muitas das mesmas qualidades, mas um ex-desenvolvedor da BioWare deseja que a série Dragon Age receba uma identidade mais única.
Falando na última edição da Edge Magazine, o ex-gerente geral da BioWare, Aaryn Flynn, falou longamente sobre os jogos Mass Effect e Dragon Age, explicando que ele realmente não gosta de como eles se tornaram “homogêneos”. Em vez disso, Flynn deseja que a equipe da BioWare tenha mantido Dragon Age mais “centrado no PC” e deseja que a série tenha permanecido semelhante à série anterior da BioWare, Neverwinter Nights.
“Ficamos um pouco homogêneos entre Mass Effect e Dragon Age”, disse Flynn. “Eu gostaria que tivéssemos mantido uma identidade mais centrada no PC e no estilo Neverwinter para Dragon Age, e deixado Mass Effect realmente ser a obra-prima da narrativa cinematográfica que é.”
Até o fã mais fervoroso de Dragon Age tem que admitir que os títulos mais recentes são praticamente apenas jogos Mass Effect em um cenário de fantasia. Da mesma forma, Mass Effect é apenas Dragon Age no espaço, e é fácil ver de onde vem Flynn quando ele diz que ambos se tornaram muito “homogêneos” para seu próprio bem atualmente. Esperançosamente, a nova direção que a BioWare está tomando para a série Dragon Age ajudará a diferenciá-la de seu irmão de ficção científica.
Os comentários de Flynn também fazem muito mais sentido após o lançamento de Baldur’s Gate 3 e podem ter sido influenciados por seu sucesso colossal, que desafiou todas as probabilidades para se tornar um dos melhores e mais populares jogos da geração. Neverwinter Nights compartilha muitas semelhanças com a série Baldur’s Gate, sendo ambos baseados em Dungeons & Dragons, tanto que Baldur’s Gate 3 até incluiu um pequeno aceno para a série.
Talvez um remake pudesse dar à série Dragon Age uma boa injeção de individualidade, já que muitos consideram Dragon Age: Origins o auge da série. É algo que o escritor principal do jogo, David Gaiter, também apoiaria, já que recentemente foi visto imaginando como seria um remake com “novos sinos e assobios da era PS5” anexados. Certamente não é o jogo mais bonito que existe, e tenho certeza que a maioria das pessoas aproveitaria a chance de jogar novamente com uma nova camada de tinta.