Google Chrome no Android Tablets está Recebendo uma Grande Atualização que o Torna ainda Melhor

12/12/2023 às 15:27 | Atualizado há 5 meses

A experiência do Android em tablets é geralmente pior do que qualquer iPad, mas o Google tem tentado mudar isso aos poucos. Agora, o Google Chrome em tablets com Android está recebendo uma melhoria significativa que o tornará mais semelhante à navegação na web em desktop.

O Google anunciou que o navegador web Chrome agora usará uma string de agente do usuário e propriedades de desktop em “tablets premium”, em vez do agente do usuário móvel que era o comportamento padrão anteriormente. Isso fará com que os sites que verificam a string do agente do usuário mostrem a versão para desktop em vez da versão destinada a telefones. O tamanho da janela também coincidirá com a tela do seu tablet e não com a janela de visualização anteriormente definida com 980 pixels de largura. O Chrome no iPad não é afetado por essa mudança.

O Google define como tablet premium uma tela de pelo menos 10 polegadas e pelo menos 8 GB de RAM. Isso significa que tablets menores, como o Galaxy Tab A8 ou Nokia T10, continuarão a usar os sites para dispositivos móveis por padrão. Você ainda pode alternar manualmente para o modo desktop usando a opção no menu de sobreposição (três pontos) no Chrome em qualquer dispositivo Android, incluindo telefones.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Google afirmou em uma postagem em seu blog: “À medida que o ecossistema de tablets Android viu um aumento no número de dispositivos grandes e poderosos disponíveis, descobrimos que o site para desktop muitas vezes oferece uma experiência melhor do que o site para dispositivos móveis. Os sites móveis que foram projetados para telas pequenas e pouca RAM nem sempre aproveitam a tela grande e outras capacidades poderosas do dispositivo. Portanto, para tablets premium, o modo desktop agora é o padrão.”

A Apple fez a mesma mudança no Safari dos iPads em 2019, então é um pouco estranho que o Google tenha esperado tanto tempo para fazer o mesmo nos tablets Android. A postagem no blog menciona que isso está acontecendo porque “mais dispositivos grandes e poderosos estão disponíveis”, mas na verdade, a única mudança significativa foi o lançamento do Pixel Tablet pelo Google. A Samsung tem vendido tablets Android grandes com hardware premium há anos, mais recentemente com a série Tab S9, e a Lenovo e a Xiaomi também lançaram alguns tablets de alta qualidade. Melhor tarde do que nunca, talvez?

Muitos sites que utilizam design responsivo já exibem um layout de desktop em tablets, mas com essa mudança, mais sites deverão funcionar sem a necessidade de ativar o modo desktop manualmente.

Fonte: Chrome for Developers Blog

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados