Google processa Sonos devido a seus alto-falantes inteligente

Há alguns anos as duas empresas estão se processando pelos motivos
08/08/2022 às 00:15 | Atualizado há 12 meses

Toda essa confusão entre Google e Sonos continua, apesar da decisão liminar emitida pelo juiz principal da Comissão de Comércio Internacional dos EUA, que concordou com a empresa especializada em dispositivos de áudio, garantindo que o Google violou o uso de até 5 patentes em seus produtos e tecnologias.

Agora, a empresa de Mountain View entrou com vários processos contra a Sonos pela suposta violação de 7 de suas patentes. Isso inclui sistemas de detecção de palavras-chave, carregamento sem fio e tecnologia que determina qual conjunto de alto-falantes deve responder à entrada de voz de um usuário, relata o The Verge.

No momento, existem duas ações judiciais que o Google moveu no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia. A empresa, no entanto, planeja denunciar outras violações desse estilo por parte da Sonos na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês). Neste último caso, e se a justiça concordar com a Google, está à espera que o USITC proíba a importação de qualquer dispositivo Sonos que infrinja as diferentes patentes.

No entanto, José Castañeda, porta-voz do Google, assegurou que a principal dessas demandas é “defender a tecnologia e contestar a violação clara e contínua das nossas patentes pela Sonos”.

A batalha legal entre Google e Sonos não é algo novo. Na verdade, foi a empresa americana especializada em áudio que entrou com uma ação contra o Google em 2020. Ela o fez, verificando que a empresa liderada por Sundar Pichai havia violado várias patentes. Estes, em particular, foram decididos com o objetivo de tornar os serviços do Google compatíveis com os alto-falantes inteligentes Sonos. Mais tarde, o Google teria usado essas patentes para o desenvolvimento do Google Home e outros gadgets pertencentes à sua gama de dispositivos inteligentes.

O Google, que sempre negou ter usado informações de patentes para desenvolver seus produtos, perdeu definitivamente o processo em janeiro de 2022. A decisão a favor da Sonos também obrigou a empresa a eliminar algumas das funções com base nas diferentes patentes Entre elas, a possibilidade de controlando o volume ao mesmo tempo em vários alto-falantes inteligentes do Google. Também uma opção que permite ajustar o nível de áudio com as teclas físicas do smartphone. Esperamos ver o desfecho deste episódio e seus efeitos nas seguintes criações de ambas as empresas.

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados