Durante meses, vazamentos da indústria pareceram confirmar que os processadores Meteor Lake da Intel não chegarão aos computadores desktop. Agora, porém, a Intel virou essa narrativa de cabeça para baixo, com as informações mais recentes confirmando que eles serão lançados em PCs, afinal.
A nova informação vem de um Entrevista da PCWorld com Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente executivo da Intel e gerente geral do Client Computing Group. PCWorld conversou com Johnston Holthaus no evento Intel Innovation 2023 e conseguiu arrancar algumas informações até então desconhecidas do vice-presidente.
Na entrevista, a PCWorld observou que o Meteor Lake foi enquadrado apenas como um chip móvel, sem nenhuma menção oficial a uma versão para desktop. O entrevistador então perguntou se uma versão para desktop seria lançada.
Em resposta, Johnston Holthaus foi inequívoco: “O desktop chegará em 2024”. É uma boa notícia para os usuários de PCs desktop que podem ter se sentido um pouco desamparados com a falta de informações nesta área.
Uma família de processadores
Vazamentos anteriores sugeriram não que as versões para desktop dos chips Meteor Lake viriam depois de seus equivalentes móveis, mas que esses chips poderiam nem chegar. Por exemplo, um O slide aparentemente oficial vazado eliminou todas as menções ao Meteor Lake do roteiro da Intel para 2023, e foi amplamente assumido que isso significava que o Meteor Lake não chegaria aos desktops. Em vez disso, pode ser simplesmente que a Intel tenha adiado o lançamento para o ano seguinte.
No entanto, outros vazamentos sugeriram que a Intel atualizaria o Raptor Lake para desktops em vez de lançar o Meteor Lake em qualquer coisa que não fosse laptop. Isso agora parece estar longe do alvo.
Nada disso confirma quando exatamente em 2024 os chips de desktop Meteor Lake aparecerão, então teremos que esperar por mais informações sobre isso. Mas o que é certo é que a surpreendente admissão da entrevista minou vazamentos anteriores e sugere que os rumores estavam errados ou que a Intel mudou de ideia de última hora.
Houve outro detalhe interessante para usuários de PC interessados no Meteor Lake. Na entrevista à PCWorld, perguntaram a Johnston Holthaus se a Intel estaria “retornando a uma era em que haveria uma família de processadores para dispositivos móveis e uma família de processadores separada para desktops”.
“Esse não é o caso”, afirmou Johnston Holthaus, antes de continuar: “Quero uma família de processadores completa para ambos os segmentos. Não é todo mundo?