Seguindo o que vem ocorrendo nos últimos anos desde o início da pandêmia, a Intel não teve um trimestre muito bom. A empresa perdeu meio bilhão de dólares devido a uma grande queda em compra de PCs em 2022. Mas sabe aquele ditado que nada é tão ruim que não possa piorar? Pois então, um novo relatório da TrendForce disse que essa queda de compras de PC, impactou diretamente na demanada de processadores da Intel.
Segundo o relatório, foi revelado rumores que o próximo processador topo de linha da empresa, o Meteor Lake, será adiado para 2024. Anteriormente, a promessa era que os processadores chegassem no começo de 2023.
No entanto, a Intel está negando categoricamente esses rumores, com o porta-voz Thomas Hannaford esclarecendo os dados não apenas são falsos, mas que o Meteor Lake realmente será lançado e estará disponível para os consumidores em 2023.
Isso é bom para a Intel, porque o Meteor Lake é um dos desenvolvimentos mais importantes da empresa em muitos anos e uma chance de recuperar o mercado que ela constantemente tem perdido para a AMD. Não só é o primeiro processador deles na arquitetura Intel 4 (anteriormente conhecido como 7nm), ele supostamente será o primeiro a usar litografia ultravioleta extrema (EUV) na fabricação, é também o primeiro grande lançamento da Intel a usar um design de chiplet onde os componentes do processador podem ser combinados bem ao estilo dos Legos. A
Intel já havia começado a mudar para híbrido seus chips com a 12º Geração Alder Lake, que combina núcleos de desempenho com núcleos de eficiência, algo que já vem sendo praticado pelas gigantes dos chips para smartphones, como Qualcomm e MediaTek.
A ideia de que o Meteor Lake ainda está no caminho certo não será uma surpresa para quem ouviu a chamada de ganhos do segundo trimestre de 2022 da Intel. Lá, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, disse diretamente aos investidores que a empresa entregaria o Meteor Lake em 2023, dizendo que estava mostrando “boa saúde em nossos laboratórios e em nossos clientes” e que já havia sido “amplamente mostrado para os clientes o poder do processador. ”
Entregar amostras aos clientes não é o mesmo que estar pronto para o lançamento do consumidor obviamente, porém a Intel está esclarecendo que também estará pronta para os consumidores em 2023.
O relatório da TrendForce sugeriu que a Intel nem começaria a produção em massa de um componente chave do Meteor Lake até o final de 2023 e que “esse incidente afetou muito o plano de expansão da produção da TSMC”. A TSMC não quis comentar sobre a Intel, mas negou que seu projeto de expansão de capacidade tenha sido afetado em comunicado ao Diário Econômico da China.
Durante sua teleconferência de resultados do segundo trimestre, a Intel disse que já havia enviado 35 milhões de unidades de seus processadores Alder Lake de 12ª geração. Já o Raptor Lake, que provavelmente será conhecido como Intel 13th Gen Core, deve chegar ainda este ano.
Via TrendForce