O Google Maps recebeu recentemente algumas atualizações divertidas e, agora, ele está oferecendo ainda mais ajustes de privacidade para adicionar mais controle sobre seus dados de localização. Tudo começa com aquele pequeno ponto azul no Google Maps, também conhecido como sua localização atual.
Ao tocar no ponto azul no Google Maps, você já pode economizar tempo salvando seu local de estacionamento ou compartilhando sua localização. Essa atualização, que já estou vendo em meu celular particular, o Pixel 8 Pro, adiciona opções para localização do dispositivo e histórico de localização. Você pode visualizar facilmente se estão ativados ou desativados e alterná-los com apenas alguns toques.
Por padrão, o histórico de localização está desativado ao usar o Google Maps. Se você optar por ativá-lo, sua atividade será salva na nuvem e será visível no recurso Linha do Tempo do aplicativo, inclusive você pode até criar rotas usando esses histórico.
Mas o Google está fazendo uma grande mudança aqui – com uma atualização em breve, seus dados serão armazenados localmente, em vez de na nuvem por padrão. Você ainda poderá fazer backup manual das informações na nuvem, se desejar. O Google também está reduzindo o tempo padrão antes que seu histórico de localização seja excluído automaticamente, para três meses em vez de 18 meses anteriores. Essas mudanças serão implementadas ao longo do próximo ano.
Exclua dados específicos sobre uma localização
Outra pequena, mas importante atualização está chegando em breve – a capacidade de excluir todos os seus dados relacionados a um local específico diretamente no Maps. Atualmente, você pode remover um local facilmente da Linha do Tempo: basta tocar na opção “remover” na visão geral do local. Mas se você usou o Maps para visualizar ou obter instruções para aquele local, aqueles dados ainda estarão presentes em sua Atividade na Web e no Aplicativo do Google, se estiverem ativados para sua conta. Agora, o Google está adicionando uma maneira simples de excluir todas as informações relacionadas de uma só vez.
A postagem no blog do Google menciona que isso é útil se você está planejando uma “festa de aniversário surpresa”, o que, suponho, seria. Mas para mim, isso parece especialmente útil para vítimas de abuso doméstico que desejam apagar rapidamente toda a atividade relacionada a um local específico. Da maneira como funciona agora, pode parecer que você excluiu todas as evidências de uma visita a um local ao removê-lo da Linha do Tempo, mas isso pode não ser o caso. O Google informa que esse recurso estará disponível “nas próximas semanas”. Até lá, você sempre pode verificar as configurações de Atividade da Web e histórico por meio do Hub Minha Atividade do Google.