O Microsoft Edge supostamente ficou um pouco confuso com sua atualização mais recente, pelo menos para alguns usuários que estão vendo o navegador apresentado em formato amigável ao toque – em PCs desktop onde isso não é necessário.
O que está acontecendo aqui? Bem como Windows mais recente relatórios, após abrir o Edge e encontrar o navegador atualizado, o cliente do navegador apresentava espaços maiores entre os elementos da interface (incluindo abas) e botões mais largos.
Essa é a configuração usada para tornar o navegador melhor para telas sensíveis ao toque, dando mais espaço para tocar nas coisas, mas o problema é que o modo está supostamente aparecendo em PCs com Windows 10 e Windows 11, que são desktops normais (sem tela sensível ao toque).
O Windows Latest observa que o que está acontecendo é que a Microsoft forçou por engano o modo compatível com tablet a ser ativado com o Edge, pelo menos em alguns desktops, que de alguma forma estão sendo identificados erroneamente como tablets – incluindo o sistema usado pelo redator do site de tecnologia.
Análise: um bug confuso e francamente estranho
Bem, esta é uma novidade – e muito estranha – para nós. Felizmente, existe uma cura fácil, que, como aponta o Windows Latest, envolve simplesmente mergulhar no painel Configurações do Edge, ir para ‘Aparências’ e desligar o ‘modo de toque’ – que é o que foi acidentalmente ativado aqui.
Para quem não está familiarizado com o modo touch, ou não sabe que ele existe, o Edge atualizado pode ser muito confuso. Alguns usuários podem presumir que este é um novo design que a Microsoft está testando para o navegador e ficarão coçando a cabeça quanto ao motivo da mudança.
Agora, não nos leve a mal – o modo de toque é muito útil para ter e aplicar quando necessário (com uma tela sensível ao toque, é claro). Mas esse aplicativo incorreto, em alguns casos, é um erro bastante flagrante da Microsoft e não é uma medida útil na busca para que o Edge seja visto como um dos melhores navegadores da web.
De acordo com o Windows Latest, o bug pode ser replicado no Microsoft Edge versão 117 (com configurações padrão), e há usuários no Reddit reclamando desse problema. Como um Redator diz, eles estão “um pouco chocados” porque a Microsoft não percebeu isso antes de lançar a atualização mais recente, e nós mesmos estamos mais do que um pouco chocados.
Há uma sugestão em outro Postagem reddit que uma correção foi implantada, mas ainda há relatos de pessoas afetadas por aí. De qualquer forma, você mesmo pode consertar as coisas usando o botão de alternância mencionado (em Configurações) com bastante facilidade, felizmente.