A Nvidia está se preparando para anunciar sua arquitetura de GPU de última geração, codinome Lovelace. Ampere é a arquitetura de GPU atual que alimenta as GPUs da série RTX 30 da Nvidia, depois que Turing estreou com a primeira placa RTX em 2018. A Nvidia agora irá detalhar sua arquitetura de GPU Lovelace no evento GTC 2022 em setembro, com o CEO Jensen Huang sugerindo um anúncio durante a recente teleconferência de resultados da empresa.
Leiam também:
- Evento do iPhone 14 da Apple: tudo o que deverá chegar
- IA do Google chama polícia por foto de pai com filho doente
- TikTok se prepara para combater fakenews eleitorais
“Vamos superar isso nos próximos meses e entrar no próximo ano com nossa nova arquitetura”, disse Huang, enquanto discutia uma desaceleração na demanda de GPU para jogos. “Estou ansioso para contar mais sobre isso no GTC no próximo mês.”
O anúncio de uma nova arquitetura de GPU não significa que veremos as GPUs da série RTX 40 imediatamente. A Nvidia apresentou pela primeira vez sua arquitetura Ampere para data centers, antes de lançar suas placas da série RTX 30 para consumidores comuns meses depois. Há sempre um pequeno atraso entre o anúncio de uma arquitetura e o lançamento da GPU para o consumidor. Com a série RTX 20, isso foi apenas uma semana, então não significa necessariamente que estaremos esperando meses.
De qualquer forma, os rumores continuam sugerindo que a Nvidia está trabalhando nas GPUs RTX 4080 e RTX 4090. O monstro RTX 4090 foi originalmente rumores como um lançamento de julho e pode oferecer um grande aumento de desempenho em relação ao RTX 3090 existente e até Placas RTX 3090 Ti. Huang também deu a entender que as GPUs da série RTX 30 da geração atual viverão ao lado da próxima geração.
A razão pela qual as séries RTX 30 e 40 provavelmente coexistirão é porque a Nvidia fabricou muitas GPUs. Atualmente, está sendo forçado a ajustar os preços de varejo devido ao excesso de estoque, e vimos placas da série RTX 30 aparecendo no MSRP recentemente, após anos de aumento de preços de 2 a 3 vezes pelos revendedores. A falha de criptografia afetou a demanda da GPU, e o excesso de estoque torna mais difícil prever quando a Nvidia provavelmente colocará suas placas da série RTX 40 nas prateleiras.
A conferência GTC 2022 da Nvidia acontecerá de 19 a 22 de setembro, com Jensen Huang com palestra marcada para 20 de setembro às 8h PT (12h no horário d Brasília). “Estou ansioso para a conferência GTC do próximo mês, onde compartilharemos novos avanços do RTX reinventando gráficos 3D em jogos, avanços contínuos da IA e construindo o metaverso, a próxima evolução da Internet”, diz Huang.