Hoje em dia, o ChromeOS e os Chromebooks estão mais populares do que nunca. A maior parte disso se deve ao seu forte controle no mercado educacional – em muitas escolas, seu preço acessível e desempenho decente tornam-nos fáceis de recomendar.
No entanto, nem todo mundo sabe que comprar um Chromebook não é a única maneira de experimentar o ChromeOS. Uma versão conhecida como ChromeOS Flex pode ser baixada e instalada em praticamente qualquer dispositivo, de forma totalmente gratuita.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o ChromeOS Flex, incluindo seis recursos principais que valem a pena tentar.
O que é o Chrome OS Flex?
Basicamente, o ChromeOS Flex é um sistema operacional semelhante ao ChromeOS normal. Porém, há uma grande diferença: embora o ChromeOS esteja disponível apenas como um sistema pré-instalado em Chromebooks, o ChromeOS Flex está disponível gratuitamente para download e uso.
Existem algumas limitações, como requisitos de especificações e compatibilidade de aplicativos (veja a gama completa no site do Google), mas funciona na grande maioria dos PCs e laptops.
Isso inclui máquinas Windows e MacOS com processador x86 – a maioria das CPUs Intel e AMD são, mas Apple Silicon não. Esta ampla compatibilidade é importante, pois um dos principais objetivos do ChromeOS Flex é reduzir o lixo eletrônico.
O sistema operacional em si também consome muito menos recursos do que o Windows ou o macOS, por isso pode funcionar bem mesmo em hardware básico ou antigo.
É por isso que o ChromeOS Flex é frequentemente anunciado como uma forma de fazer seus laptops durarem muito mais. Quando eles estiverem muito lentos para o sistema original, você pode simplesmente instalar o ChromeOS Flex. Por causa do sistema operacional leve, mesmo o hardware antigo parecerá ágil e quase novo novamente, então você não precisará comprar outro dispositivo ainda.
Devo instalar o ChromeOS Flex?
O ChromeOS Flex possui muitos recursos exclusivos, interessantes e úteis, mas mudar o sistema operacional é sempre uma escolha difícil de fazer. Você precisa obter o ChromeOS Flex?
A primeira coisa a ter sempre em mente com o ChromeOS Flex é sua velocidade e baixos requisitos de hardware. Existem algumas versões ainda mais básicas do Linux, mas ser oficialmente suportado pelo Google e tão fácil de configurar pode dar ao ChromeOS Flex uma vantagem para muitas pessoas.
É simples de instalar em uma máquina antiga, dando-lhe uma nova vida e fazendo com que pareça quase nova novamente. Você também pode esperar maior duração da bateria e redução do ruído do ventilador se estiver usando um laptop.
Adrian Sobolewski-Kiwerski / Fundição
No entanto, essas não são as únicas vantagens do ChromeOS Flex. Com o passar dos anos, o sistema amadureceu e agora é muito competente e versátil.
O ChromeOS oferece acesso fácil a todos os seus serviços do Google. É uma ótima opção para todos os usuários do Android, pois o sistema emparelha diretamente com o seu telefone, facilitando a transferência de dados, o envio/recebimento de mensagens e o recebimento de notificações.
O ChromeOS Flex também é gratuito e inicializável diretamente de um pendrive. Então é extremamente fácil testar – basta criar um instalador, inicializar a partir dele e verificar se tudo funciona antes de alterar qualquer coisa no seu PC! Funciona perfeitamente e até permite que você o use como um sistema seguro em dispositivos que você não conhece, como em uma biblioteca ou no trabalho.
Basicamente, o ChromeOS Flex oferece a experiência de computação básica que a maioria das pessoas precisa, mas sem o alto preço ou os altos requisitos de sistema de outras grandes marcas. É uma ótima maneira de prolongar a vida útil da sua máquina ou talvez transformá-la em um dispositivo adequado para a escola do seu filho.
Se você estiver pronto para experimentar, veja como instalar o ChromeOS Flex. Ainda precisa ser convencido? Aqui estão seis ótimos motivos para experimentá-lo.
Melhores recursos do ChromeOS Flex
Rápido e leve
O ChromeOS Flex é bem diferente do Windows e do macOS. Ele não ocupa muitos recursos do sistema, o que significa que pode ser executado facilmente em hardware básico e ainda assim ser ágil e responsivo.
O Flex foi projetado como um sistema para laptops educacionais antigos, portanto, não possui altos requisitos de sistema e pode ser executado em quase tudo.
Claro, há compatibilidade de hardware a ser considerada, mas se isso funcionar (ou se você estiver em uma lista de modelos certificados) – mesmo um MacBook de 10 anos de gama baixa pode parecer bastante ágil com o sistema operacional do Google instalado. Além disso, você ainda recebe atualizações do sistema operacional – ao contrário do que o macOS oferece para dispositivos antigos.
Aqui estão os requisitos mínimos de especificações para a versão mais recente do ChromeOS Flex:
- Arquitetura: dispositivo compatível com Intel ou AMD x86 de 64 bits
- RAM: 4GB
- Armazenamento interno: 16 GB
- Inicializável a partir de unidade USB
- BIOS: acesso total de administrador. Você precisará inicializar a partir do instalador ChromeOS Flex USB e fazer alguns ajustes no BIOS se tiver problemas.
Atualizações sem complicações
As atualizações são totalmente fáceis no ChromeOS Flex. Ao contrário das máquinas Windows ou Mac, você não precisará se preocupar em reiniciar o sistema e esperar um pouco até que ele termine, ou fazer basicamente qualquer manutenção aqui.
As atualizações do ChromeOS Flex são baixadas e instaladas automaticamente quando o Chromebook está conectado à Internet.
A única coisa a fazer é desligá-lo e ligá-lo – a nova atualização não precisará ser instalada na inicialização, portanto, todo o processo é contínuo e não demora mais do que uma reinicialização normal. Além do mais, isso geralmente é feito junto com seus ciclos normais de ligar ou desligar a máquina, então você provavelmente nem notará – você apenas receberá uma notificação de que uma nova atualização foi instalada.
Aplicativos Linux
No início, os recursos do ChromeOS Flex eram limitados. Ele poderia usar tudo o que está na web – aplicativos da web, Google Chrome Store e todos os recursos do seu navegador de internet. Embora seja mais que suficiente para muitos usuários, para alguns simplesmente não é suficiente. Felizmente, o ChromeOS Flex agora tem uma resposta para esse problema.
Da mesma forma que a edição padrão do ChromeOS, o Flex pode executar uma máquina virtual Linux, o que significa que é possível instalar e executar aplicativos Linux no seu Chromebook.
Para fazer isso, você precisará alocar algum espaço em disco para a instalação do Linux, mas o resto é extremamente fácil – basta abri-lo como qualquer outro aplicativo e obter o confiável terminal Linux.
Adrian Sobolewski-Kiwerski / Fundição
Ele permite instalar todos os aplicativos disponíveis para Linux, o que aumenta as possibilidades do ChromeOS Flex. Você poderá usar todos os aplicativos disponíveis, sem mais restrições de aplicativos da web.
No entanto, os requisitos do Linux são um pouco diferentes do ChromeOS Flex, portanto, os dispositivos lançados em 2010 geralmente não conseguem executá-lo. Não foi possível no meu MacBook Air 11″ 2010, mas não tive problemas com o Air 13″ 2014.
Os usuários regulares do Chromebook já podem executar aplicativos Android em suas máquinas usando a Play Store do Google, mas parece que o recurso também chegará ao ChromeOS Flex em breve.
Integração de telefone
O ChromeOS Flex tem uma vantagem indiscutível quando se trata de estar conectado ao seu telefone – especialmente aparelhos Android. Como ambos são desenvolvidos pelo Google, os sistemas são projetados para funcionarem juntos.
No ChromeOS Flex, o Phone Hub oferece acesso a uma ampla gama de funcionalidades, desde ver notificações do telefone na tela do computador até acessar todas as suas fotos e vídeos.
Você pode até transmitir aplicativos para a tela do seu telefone em alguns telefones Android – verifique se o seu é compatível com o Phone Hub.
Google Assistente integrado
Para a maioria das pessoas, o Google Assistant continua sendo o assistente virtual preferido. E está integrado ao ChromeOS Flex – basta ativá-lo nas configurações ou ao configurar pela primeira vez.
Isso é muito mais simples do que você precisará fazer para usar o Google Assistente no Windows 11.
A versão ChromeOS Flex do Google Assistant funciona de maneira muito semelhante à do seu telefone. Ele pode ouvir o comando “Hey Google” ou ser acionado por uma tecla de atalho de sua escolha.
É grátis
É preciso dizer que outro grande recurso do ChromeOS Flex é o preço – é totalmente gratuito para uso pessoal! Considerando tudo o que você está obtendo aqui, isso é notável.
O ChromeOS Flex é uma versão mais simples do ChromeOS normal, que por si só é mais básico que o Windows e o macOS. Mas o Flex, em particular, já percorreu um longo caminho – não é mais simplesmente um navegador em forma de sistema operacional.
No entanto, você precisará de uma conexão com a Internet para aproveitar ao máximo, e alguns aplicativos (como o Adobe Photoshop) simplesmente não estão disponíveis.
Ainda é uma das melhores opções para educação, ou se você está apenas procurando um sistema operacional para o básico. O ChromeOS Flex é rápido, responsivo e muito confiável. Ver um dispositivo antigo e lento voltar à vida após a instalação do Flex é uma maravilha.
Portanto, se você não precisa de um dispositivo para tarefas exigentes (como edição de fotos e vídeos) ou para ganhar a vida compilar kernels Linux, uma versão do ChromeOS pode ser sua melhor aposta. E o ChromeOS Flex permite alternar gratuitamente.