Está pensando em trocar de celular? A **POCO X7 Pro review** chegou para te mostrar todos os detalhes do novo lançamento da POCO, que rolou no dia 9 de janeiro de 2025. Recebemos uma unidade especial da edição Iron Man para análise. Agradecemos à equipe da POCO pela confiança e total liberdade editorial. Quer saber tudo sobre ele, inclusive comparado ao POCO X6 Pro? Então, continue com a gente!
Ambos os modelos já vêm com a versão mais recente do sistema operacional, o HyperOS 2. O POCO X7 Pro já sai de fábrica com o Android 15 rodando o HyperOS 2, enquanto o POCO X6 Pro chegou com Android 14 e HyperOS 1. A primeira grande atualização do X6 Pro, para o HyperOS 2 baseado no Android 15, foi liberada em 23 de dezembro de 2024 para a região europeia. Para esta análise, comparamos as versões OS2.0.2.0.VNLEUXM e OS2.0.10.0.VOJEUXM.
Design e Construção do POCO X7 Pro
O POCO X7 Pro tem um design plano, diferente do modelo POCO X7, que é curvo. Isso facilita o manuseio e o torna mais confortável de segurar. A tela frontal é de Gorilla Glass 7i, a estrutura lateral é de plástico plano com acabamento fosco, e a traseira também é de plástico plano. O smartphone tem certificação IP68 de resistência à poeira e à água, e algumas versões contam com proteção IP69, oferecendo ainda mais segurança contra respingos.
A versão Iron Man do POCO X7 Pro que testamos tem o capacete do Homem de Ferro e o logotipo dos Vingadores da Marvel. Essa edição especial é quase toda fosca, com exceção do capacete brilhante, o que a torna ainda mais especial para os fãs dos Vingadores. O design regular do POCO X7 Pro apresenta uma traseira em dois tons, com uma parte polida e outra fosca. Assim como no POCO X7, a versão amarela tem uma seção em couro ecológico preto.
O módulo da câmera agora é menor do que o do POCO X6 Pro. Ele ainda se destaca um pouco, mas como agora são apenas duas câmeras, o visual ficou mais compacto. O design plano agrada, e é bom que a Xiaomi tenha mantido essa característica. O celular tem boa pegada, não fica com marcas de dedo com facilidade (exceto na tela) e, no geral, a qualidade de construção é sólida.
O que vem na caixa do POCO X7 Pro?
A edição especial Iron Man vem em uma caixa temática dos Vingadores, com um mecanismo de abertura bem estiloso. Dentro, você encontra o celular, uma capa no estilo do capacete do Homem de Ferro que preserva a estética traseira e um cabo USB vermelho vibrante.
Para dar um toque ainda mais exclusivo, a ferramenta de ejeção do SIM se parece com o Arc Reactor. Já na versão padrão do POCO X7 Pro, a embalagem inclui o celular, uma capa protetora preta e um cabo USB branco tradicional.
O POCO X7 Pro tem uma bateria de 6000mAh e suporta carregamento rápido de 90W. Na Índia, o smartphone vem com uma bateria de 6550mAh, a mesma capacidade da versão chinesa do Redmi Turbo 4. O modelo que testamos, com ROM da Área Econômica Europeia (EEA), não inclui o adaptador de carregamento rápido de 90W por questões legais, mas o smartphone carrega completamente de 0 a 100% em cerca de 45 minutos.
A frente do POCO X7 Pro é quase toda tela, com um pequeno furo para a câmera de selfie de 20MP. O smartphone tem alto-falantes estéreo duplos, um na parte inferior e outro na superior. O sensor de impressão digital fica sob a tela, usa tecnologia óptica e funciona muito bem. As dimensões do POCO X7 Pro são 160,8 x 75,2 x 8,3 mm, e ele pesa 195 gramas.
Tela e Display: POCO X7 Pro Review
Vamos começar comparando as telas: tanto o POCO X6 Pro quanto o POCO X7 Pro vêm com painéis AMOLED da TCL de 6,67 polegadas e 120Hz. Ambos os aparelhos oferecem uma experiência mais rápida e suave do que os painéis de 60Hz do iPhone 16 e 16 Plus. Algumas pesquisas mostram que existe outra versão do POCO X7 Pro com um painel da Tianma, mas os dois produtos que testamos têm painéis da TCL.
A POCO afirma que o POCO X7 Pro pode atingir até 3200 nits de brilho máximo e, de fato, comparado ao POCO X6 Pro, a tela do POCO X7 Pro é significativamente mais brilhante. No entanto, notamos uma regressão na vibração das cores. O POCO X6 Pro tem uma tela mais vibrante, mas o nível de brilho é visivelmente inferior ao do X7 Pro.
A diferença na vivacidade das cores não é tão grande, mas é fácil perceber quando você vê os dois aparelhos lado a lado. Em termos de brilho, o POCO X7 Pro não decepcionou, e a tela continuou visível sob a luz do sol. A tela do POCO X6 Pro também pode ser vista sob o sol, mas não tem o mesmo brilho alto do POCO X7 Pro. Segundo a POCO, o POCO X6 Pro atinge um brilho máximo de 1800 nits. Para finalizar, a tela do POCO X7 Pro tem suporte para HDR 10+ e Dolby Vision, proporcionando uma excelente experiência de visualização.
Câmeras e Desempenho Fotográfico
Agora, vamos avaliar as câmeras. Não espere um desempenho superior de um smartphone da série POCO X, já que a POCO projeta as séries X e F especificamente para gamers. Portanto, os recursos da câmera não são muito impressionantes. Vale lembrar que a série POCO X são monstros de desempenho acessíveis.
Um processador de alto desempenho é caro para a POCO, e como a marca quer vender o aparelho a um preço acessível, não faz muito sentido focar em melhorar o hardware da câmera. Ainda assim, a POCO está oferecendo um sensor Sony IMX882 de 50MP, o que representa uma melhoria significativa em relação ao Omnivision OV64B de 64MP do POCO X6 Pro. O POCO X7 Pro usa um dos melhores sensores de câmera em sua faixa de preço.
O POCO X7 Pro utiliza um sensor que você pode estar ouvindo falar pela primeira vez: o SmartSens SC820CS. Este sensor tem uma resolução de 8MP e é usado como Ultra Wide Angle. Quanto à câmera frontal, o POCO X7 Pro possui um sensor Omnivision OV20B de 20MP, o que pode ser visto como uma ligeira atualização em comparação com o Omnivision OV16A de 16MP do POCO X6 Pro.
O smartphone agora vem com uma configuração de câmera dupla e sem sensores desnecessários. Isso faz sentido tanto em termos de design quanto de custo. Adicionar dois bons sensores de câmera e focar no novo e poderoso processador Dimensity 8400 Ultra é muito melhor do que chamar a atenção mostrando câmeras demais. Isso não engana os usuários e mostra que o X7 Pro é um smartphone voltado para o desempenho (o que também é a filosofia da POCO com todos os seus telefones das séries X e F).
Agora, vamos à comparação das câmeras do POCO X6 Pro e do POCO X7 Pro. As fotos tiradas com o POCO X7 Pro ficaram mais próximas das cores que vemos na vida real. Percebemos que o Sony IMX 882 de 50MP consegue tirar fotos muito melhores em comparação com o Omnivision OV64B de 64MP.
Tiramos fotos com o POCO X6 Pro e o POCO X7 Pro com zoom de 2x, respectivamente. O POCO X7 Pro geralmente forneceu imagens mais nítidas e limpas do que o POCO X6 Pro.
Também fizemos uma comparação entre as câmeras ultra-wide de 8MP, e o SmartSens SC820CS de 8MP no POCO X7 Pro entregou fotos com cores melhores no geral.
Ao avaliar as câmeras frontais dos smartphones, as coisas podem mudar um pouco. Podemos ver que tanto o POCO X6 Pro quanto o POCO X7 Pro conseguem tirar fotos melhores um do outro dependendo das cenas. No entanto, quando você quer tirar fotos com a câmera frontal à noite, o POCO X7 Pro oferece uma foto significativamente melhor.
Quanto às opções de gravação de vídeo, o POCO X7 Pro agora pode gravar vídeos em 4K a 60FPS, o que representa uma melhoria significativa em comparação com o POCO X6 Pro anterior. Isso ocorre porque o POCO X6 Pro era capaz de gravar vídeos até 4K a 30FPS. Agora que chegamos ao fim de nossos testes de câmera, vamos passar para o teste de desempenho.
Desempenho e Bateria
O POCO X7 Pro vem equipado com o MediaTek Dimensity 8400 Ultra. Este processador é fabricado com o processo de 4nm da TSMC e tem 8 núcleos Cortex-A725. O design do núcleo adota a configuração 1-3-4: 1x 3.25GHz Cortex-A725, 3x 3.0GHz Cortex-A725 e 4x 2.1GHz Cortex-A725.
Vemos uma configuração de CPU composta inteiramente de núcleos de desempenho. O Dimensity 8300 Ultra anterior tinha 4 núcleos Cortex-A510 de 2,20GHz. Os núcleos de eficiência visam um menor consumo de energia para situações de uso diário, como chamadas, mensagens, etc. Os novos núcleos Cortex-A725 são muito mais eficientes, e a MediaTek está desistindo de usar núcleos de eficiência e, portanto, está preparando um SoC com todos os núcleos Cortex-A725.
Testamos o novo Cortex-A725 em detalhes com o teste SPECint2006 CPU Benchmark. Comparamos o Cortex-A725 de 3,25GHz com o núcleo Cortex-A715 de 3,35GHz encontrado no Dimensity 8300 Ultra e também adicionamos o Cortex-X3 de 3,36GHz encontrado no Snapdragon 8 Gen 2 para Galaxy ao nosso benchmark de CPU SPECint 2006.
Será que o Cortex-A725 tem um desempenho próximo ao do Cortex-X3? Qual é a melhoria de desempenho que o Cortex-A725 oferece em comparação com o Cortex-A715? Vamos verificar isso juntos.
Os testes 400.perlbench, 403.gcc, 462.libquantum, 464.h264ref e 483.xalancbmk mostram que o Cortex-A725 oferece melhorias significativas de desempenho em comparação com o Cortex-A715. No entanto, o Cortex-X3 ainda oferece melhor desempenho do que o Cortex-A725, e acho que a MediaTek deveria usar um núcleo da série Cortex-X no próximo Dimensity 8500 Ultra.
Isso oferecerá um desempenho e eficiência muito altos em aplicações que se concentram no desempenho de um único núcleo. Em testes como 401.bzip2, 456.hmmer e 462.libquantum, o Cortex-A725 tem um desempenho semelhante ao do Cortex-X3, mas em todos os outros testes, o Cortex-X3 está claramente à frente.
Este teste se concentra apenas no desempenho de um único núcleo, e as coisas mudam quando avaliamos o desempenho multi-core. O Dimensity 8400 Ultra supera tanto o Snapdragon 8 Gen 2 quanto o Dimensity 8300 Ultra. Agora, vamos verificar os resultados do Geekbench 6.
Os testes do Geekbench 6 mostram que o POCO X7 Pro supera o POCO X6 Pro e o Galaxy S23 Ultra. Durante o teste, o POCO X7 Pro atingiu um pico de consumo de energia de 13W. Por outro lado, o Galaxy S23 Ultra foi o dispositivo com o maior consumo de energia, atingindo 15W em nossos testes do Geekbench 6.
O POCO X6 Pro é o dispositivo com menor consumo de energia, com um pico de apenas 9,2W. O Dimensity 8400 Ultra com núcleos Cortex-A725 supera claramente o Snapdragon 8 Gen 2 para Galaxy com núcleos Cortex-X3, Cortex-A715, Cortex-A710 e Cortex-A510. O Dimensity 8300 Ultra nem sequer entra na disputa entre esses dois processadores.
Nos testes 3D Mark, comparamos o POCO X7 Pro com o POCO X6 Pro e, neste teste, o POCO X7 Pro está 800 pontos à frente do POCO X6 Pro. O POCO X7 Pro consome apenas 1,9W a mais de energia, mas a nova GPU Mali-G720 MC7 supera a GPU Mali G615-MC6. Podemos ver isso em nossos testes de jogos.
Por 20 minutos, testamos o PUBG Mobile em 3 smartphones diferentes. O POCO X6 Pro suportava até uma configuração de gráficos Smooth 90FPS e não suportava 120FPS. Os outros 2 dispositivos, Galaxy S23 Ultra e POCO X7 Pro, suportam configurações de gráficos Smooth 120FPS.
Em nosso teste do PUBG Mobile, o Galaxy S23 Ultra e o POCO X7 Pro nos permitem jogar o jogo suavemente nas configurações de gráficos de 120FPS. O POCO X6 Pro pode rodar o PUBG Mobile em até 90FPS. É importante notar que o Galaxy S23 Ultra consome 6,2W para entregar uma média de 118FPS.
O POCO X7 Pro nos surpreende e consome apenas 4,7W de energia para uma média de 118FPS, o que significa que o POCO X7 Pro consome quase 2W a menos do que o Galaxy S23 Ultra. A GPU Mali-G720 MC7 é mais eficiente do que a Adreno 740. Para aqueles que não sabem, o Snapdragon 8 Gen 2 tem uma GPU Adreno 740, enquanto o Dimensity 8300 Ultra tem uma GPU Mali G615-MC6. Podemos ver que o Dimensity 8300 Ultra está bem atrás de ambos os SoCs. Ele consome 4,2W para uma média de 90FPS.
Em nosso teste do Genshin Impact, o POCO X7 Pro está novamente à frente do POCO X6 Pro. Oferecendo uma experiência de jogo mais estável por 20 minutos, o POCO X7 Pro consumiu apenas 0,2W a mais de energia. Não houve quedas significativas de FPS enquanto jogávamos, e conseguimos rodar o jogo sem problemas.
Software e Recursos de IA
O Poco X7 Pro roda HyperOS 2 com Android 15, enquanto o X7 padrão vem com HyperOS 1 baseado no Android 14. A Xiaomi se comprometeu a fornecer pelo menos três grandes atualizações do sistema operacional para ambos os modelos, juntamente com quatro anos de atualizações de segurança.
Se você está familiarizado com a MIUI, a mudança para o HyperOS será perfeita. Embora a experiência geral permaneça semelhante às versões recentes da MIUI, o HyperOS parece mais refinado, introduz alguns recursos úteis alimentados por IA e inclui várias otimizações de desempenho sob o capô.
Além da edição temática do Iron Man, o HyperOS 2 mantém uma interface familiar. O painel de notificações e a central de controle são separados, as telas iniciais suportam aplicativos e widgets, e a tela mais à esquerda pode ser personalizada para mostrar o Google Discover ou o App Vault da Xiaomi. Para multitarefas, o software suporta o modo de tela dividida e janelas flutuantes, facilitando o uso de vários aplicativos ao mesmo tempo.
Os recursos de IA no POCO X7 Pro são bastante avançados. O Google Gemini está profundamente integrado, permitindo que os usuários gerem conversas, obtenham sugestões criativas para receitas analisando o conteúdo da geladeira ou até mesmo recebam recomendações de livros e pinturas. Além disso, o Gemini pode gerar imagens sob demanda.
O tão aguardado recurso Circle to Search deve chegar em uma atualização futura, mas o Google Lens já está disponível para pesquisas baseadas em imagens. O HyperOS 2 também aprimora o aplicativo Notes com recursos alimentados por IA, como resumo automático, revisão, tradução e formatação de layout.
O aplicativo Gallery também se beneficia das ferramentas de IA. Além de recursos como Image Expansion e Erase Pro (que pode remover objetos, linhas ou até mesmo pessoas de fotos), o AI Sky permite que os usuários modifiquem o céu em imagens com notável precisão.
Por fim, o HyperOS 2 oferece tradução de IA em tempo real por meio do AI Interpreter, bem como legendas geradas por IA em aplicativos suportados, expandindo ainda mais seus recursos inteligentes. Para quem curte aplicativos para encontrar namoro, vale a pena testar as ferramentas de IA para turbinar o perfil.
Preço e Considerações Finais
O POCO X7 Pro custa a partir de US$ 299 para a variante de 8GB de RAM + 256GB de armazenamento, enquanto o modelo de 12GB + 256GB é vendido por US$ 329. A versão topo de linha de 12GB + 512GB custa US$ 369, e a edição especial Iron Man sai por US$ 399.
O hardware da câmera não é muito bom, então você não deve esperar um bom desempenho da câmera neste smartphone. O POCO X7 Pro é projetado para gamers e o smartphone tem o melhor processador nesta faixa de preço.
Prós e Contras do POCO X7 Pro
Vantagens
- Poderoso processador Dimensity 8400 Ultra
- Bateria de 6000mAh, carregamento rápido de 90W
- Tela AMOLED da TCL de 6,67 polegadas e 120Hz
- Otimizações especiais para jogos
- Ferramentas de IA da Xiaomi
- 3 anos de atualização do Android e 4 anos de suporte a patches de segurança
- Variante especial do Iron Man
Desvantagens
- Sem eSIM
- A câmera ultra-wide e a câmera frontal não são muito boas
E aí, o que você achou do POCO X7 Pro? Deixe sua opinião nos comentários!
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via XiaomiTime