Samsung pode parar de usar chipsets Exynos em seus celulares

Empresa planeja abrir outra empresa para fabricar chips e não usará mais os Exynos
14/12/2022 às 12:26 | Atualizado há 11 meses

A Samsung pode parar completamente de usar chipsets Exynos em seus dispositivos Galaxy. De acordo com a imprensa coreana, a divisão de smartphones da empresa formou uma nova equipe para projetar e desenvolver seus próprios processadores.

Mas você deve estar se perguntando: mas ela já não fabrica seus próprios chips? Mais ou menos. A empresa que fabrica se chama Samsung System LSI e é uma uma divisão de negócios independente da divisão mobile.

Samsung pode estar procurando fazer chipsets personalizados para dispositivos Galaxy

Você já deve estar familiarizado com os problemas do Exynos da Samsung. Ela tem lutado para igualar o desempenho das soluções concorrentes da Qualcomm nos últimos anos, pelo menos no segmento principal. A diferença de desempenho aumentou a cada nova geração, tanto que a empresa não usará processadores Exynos em seus próximos carros-chefe.

A série Galaxy S23 será lançada com o Snapdragon 8 Gen 2 SoC da Qualcomm globalmente. Como as divisões de smartphones e semicondutores da Samsung operam de forma independente, foi uma decisão comercial da primeira. Ela não estava satisfeita com o desempenho dos chipsets de sua empresa irmã.

No entanto, há rumores de que o gigante coreano ainda planeja usar processadores internos em seus principais dispositivos no futuro. A mídia coreana informou em maio que a divisão de smartphones da Samsung fabricará processadores personalizados para smartphones Galaxy, com um nome diferente.

A marca Exynos não tem mais boa reputação. Dizia-se que formou uma força de 1.000 pessoas junto com a divisão de semicondutores. Um recente relatório confirma isso, embora não mencione que as duas divisões de negócios trabalharão em estreita colaboração neste projeto.

No entanto, o relatório acrescenta que o vice-presidente executivo da Samsung, Choi Won-joon, liderará a nova equipe. Choi ingressou na empresa coreana vindo da Qualcomm em 2016 e é considerado um especialista em chipsets. Infelizmente, não está claro quando esta equipe começará a trabalhar em seu primeiro projeto.

Talvez nem esteja confirmado se esta equipe de desenvolvimento de solução de processador de aplicativos (AP) dentro da divisão de smartphones da empresa irá projetar e desenvolver chipsets de smartphones do zero ou se irá otimizar soluções do System LSI para dispositivos Galaxy. As coisas devem ficar mais claras nos próximos meses.

A série Galaxy S23 contará com uma versão especial do mais recente chip Snapdragon

Pela primeira vez em vários anos, a Samsung lançará uma nova linha principal com o mesmo processador globalmente. A série Galaxy S23 virá com o chipset Snapdragon 8 Gen 2 onde quer que você o compre.

E não é o chipset padrão que a Qualcomm lançou no mês passado. Os próximos carros-chefe da Samsung receberão uma versão especial com um núcleo de CPU principal de maior frequência – 3,36 GHz contra 3,2 GHz. Embora isso signifique um aumento substancial no desempenho bruto, esperamos que a empresa coreana trabalhe em estreita colaboração com a Qualcomm para otimizações mais profundas.

Há rumores de que a série Galaxy S23 chegará em fevereiro do próximo ano.

Via

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados