Sony lança PS5 com chip mais poderoso e econômico

Console não tem ganho de desempenho, mas será quase 20% mais econômico que a versão atual.
26/09/2022 às 12:25 | Atualizado há 1 ano

Sem nenhum alarde, a Sony lançou hoje, 26, uma nova versão do PS5 com uma CPU mais ecônomica. A TSMC desenvolveu um chip fabricado com processo de 6nn chamada AMD Oberon Plus. É o mesmo chip com o mesmo desempenho da versão anterior, porém esse plus a mais é que agora ele gasta menos energia e minimiza o custo de produção.

Ao ler minimiza custo de produção você pode até ficar feliz por um momento achando que isso impactará no preço final do console, mas não, isso não irá acontecer.

Esse novo PS5 será lançado por enquanto em apenas alguns países, como o próprio Japão, EUA e na Austrália ainda esse ano. Outro fator é que ele pesa 400 gramas a mais.

O PS5 tem novo processador

Sony PlayStation 5

Como comentamos anteriormente, ele muda principalmente o processo de fabricação. A versão anterior era fabricada no processo de 7 nn. Já a CPU AMD Oberon Plus podemos dizer que é uma geração mais nova. Infelizmente não há um ganho de desempenho, se é que o PS5 precise disso.

O tamanho e design é exatamente o mesmo, somente há diferença no peso como dissemos e claro, na eficiência energésica; tanto para o consumidor, como para a fábrica que produz o novo processador.

Tecnicamente falando, qualquer chip fabricado no nó de 6 nn aumenta a densidade do transistor em cerca de 18,8%, isso justifica a perdade de peso do aparelho. Além disso, isso ajuda o SoC a ficar de mais frio mesmo mantendo o mesmo nível de potência. Ou seja, quanto menos dissipação de calor, menos enérgia elétrica ele consome. Ponto para o jogador.

Além disso, o processo de fabricação é cerca de 12% mais barato devido a tecnologia mais avançada, o qu epode aumentar consideravelmente a capacidade de produção da fábrica, acabando ou ao menos diminuindo os frequentes problemas de disponibilidade que a Sony tem desde o lançamento do console.

Via

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados