Vazamento sugere que RTX 5090 da Nvidia será uma GPU estupidamente poderosa

29/09/2023 às 12:07 | Atualizado há 9 meses
7JyJzWASyHrjoeGXn9a3a9 1200 80

Um conhecido vazador de hardware divulgou um pouco mais de informações sobre as placas gráficas de última geração da Nvidia, conhecidas como Blackwell.

Como VideoCardz descoberto, Kopite7kimi compartilhou um vazamento na GPU GB202 da Blackwell, o que será em teoria o RTX 5090 e sucessor do AD102 (que alimenta o carro-chefe da geração atual da Lovelace, o RTX 4090).

A principal informação transmitida é que o RTX 5090 pode funcionar com 24.576 núcleos CUDA – ou pelo menos esse é o plano atual da Nvidia (e não é a primeira vez que esse número é divulgado).

Isso seria um grande aumento em relação aos 18.432 núcleos CUDA com o chip AD102; na verdade, representaria um aumento de um terço, nada menos. No entanto, deve-se notar que o RTX 4090 atinge 16.384 núcleos CUDA (e não há sinal de um 4090 Ti que possa forçar a alocação completa de núcleos ainda).

Além disso, Kopite7kimi reafirma um vazamento anterior afirmando que o RTX 5090, ou GB202, empregará um barramento de memória de 512 bits.

Como VideoCardz acrescenta com suas estimativas de especificações, poderíamos muito bem estar olhando para a memória de vídeo GDDR7 para a próxima geração da Nvidia e relógios que chegam a 3 GHz, o que deve contribuir para uma entrada infalível na lista das melhores placas gráficas em termos de desempenho. sozinho.

Expectativas elevadas de ponta

Ainda estamos muito longe da próxima geração do Blackwell, então, neste ponto, os vazamentos precisam ser tratados com ainda mais tempero do que o normal. Sim, enlouqueça com aquele saleiro, pois o RTX 5090 e irmãos podem não chegar até 2025 (provavelmente). Embora alguns cantos do boato tenham sugerido anteriormente, os boatos ainda parecem estar em um estágio muito inicial aqui.

No entanto, ouvir que a Nvidia está planejando “crescer” com o RTX 5090 não é exatamente uma surpresa.

Por um lado, já ouvimos rumores de um aumento de 70% no desempenho de geração em geração para o carro-chefe da próxima geração. Basta despejar todo o conteúdo do saleiro naquele, você acha? Embora, para ser justo, seja verdade que, dado o salto geracional que o RTX 4090 deu, a Nvidia meio que criou expectativas para grandes melhorias no topo de sua linha GeForce (com atualizações menores no futuro).

Com ótimo desempenho, porém, sem dúvida haverá um preço muito alto. A Nvidia pode muito bem querer espremer os lucros ao máximo, visto que há muito dinheiro a ser ganho no lado da IA ​​do mercado de GPU.

E então vêm as perguntas inevitáveis ​​sobre quanto suco de taxa de quadros uma placa gráfica de desktop de última geração realmente precisa. O RTX 4090 já não é mais que suficiente?

Não contestaríamos essa afirmação, mas às vezes as GPUs de última geração não têm a ver com o que os jogadores precisam, mas sim com o que eles podem se gabar – e as carteiras ficam muito profundas no extremo da escala dos entusiastas, mesmo para plataformas de jogos .

Via

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados
Sair da versão mobile