A Microsoft finalmente entrará no mercado de consoles portáteis, com um Xbox portátil em desenvolvimento para esta geração de consoles. Isso vem de documentos judiciais vazados que revelam alguns dos maiores planos da Microsoft, incluindo um novo console doméstico e um dispositivo portátil.
O documento não nos dá a melhor aparência, mas pelo que podemos ver, o Xbox portátil definitivamente se assemelha a outros portáteis da geração atual. Com uma tela enorme e botões em ambos os lados, ele segue o design Switch/Steam Deck que se tornou tão popular, oferecendo aos jogadores uma tela enorme para jogar em qualquer lugar.
Não está claro quando este Xbox portátil estará conosco, mas certamente parece estar planejado para esta geração de console. No gráfico, está ao lado de outra peça de hardware da Microsoft que vazou – um Xbox Series X digital – então podemos esperar por isso nesta época. Haverá também um dispositivo exclusivamente baseado em nuvem neste período, então o Xbox definitivamente parece estar lançando uma ampla rede para aumentar as vendas de hardware.
Quando este Xbox portátil estiver conosco, significa que, pela primeira vez, cada um dos três grandes terá seu próprio portátil no mercado. A Sony já jogou o chapéu no ringue com o Portal PlayStation, que será lançado ainda este ano. A Nintendo obviamente tem o console híbrido Switch, e há rumores de que seu sucessor está em segredo, pronto para ser exibido ao mundo. Adicione o Steam Deck e parece que todo mundo quer entrar nesse mercado.
Este está longe de ser o único vazamento do Xbox que tivemos hoje. Os documentos judiciais revelam muitos dos maiores planos do Xbox para esta geração de console, tanto em termos de hardware quanto de software. No lado dos jogos, agora sabemos que as remasterizações de Fallout 3 e Oblivion estão em andamento, assim como outro jogo Doom, e até mesmo Dishonored 3.
O Xbox quase definitivamente teria preferido manter tudo isso longe dos olhos do público, então certamente não ficará satisfeito que tais planos confidenciais sejam agora públicos. Na verdade, os documentos eram tão abrangentes que até demos uma olhada em um e-mail no qual Phil Spencer expressava seu desejo de adquirir a Nintendo e a Valve. Se você pensava que a aquisição da Activision Blizzard estava se arrastando, imagine como qualquer uma delas teria acontecido. Mas como o Xbox agora está trabalhando em sua própria plataforma, podemos presumir que nenhuma das partes estava interessada.