Mais uma bem vinda mudança está chegando ao WhatsApp. O aplicativo irá lançar uma maneira onde será possível ocultar o “visto pela última vez” de contatos específicos, bem como a capacidade de sair de um grupo sem notificar outros usuários.
Em dezembro do ano passado, o WhatsApp começou a esconder o status online dos usuários de estranhos por padrão. Mais isso foi meio que algo incompleto, pois ele ainda permite que toda a sua lista de contatos saiba se você está ou não online. Isso irá mudar com essa nova atualização, que ainda não tem uma data especifica para chegar.
Ela permitirá que você escolha quais contatos podem ver seu status. Portanto, se você não quiser que alguém fique besbilhiotando você para saber se você está “ignorando” a mensagem, bastará ativar a configuração para esse usuário e eles (espero) nunca saberão a diferença.
Essa nova funcionalidade é mais um passo para o aplicativo oficial não ficar tão distante dos apps modificados, afinal já fazem anos que usuários que preferem baixar o WhatsApp GB ou outros semelhantes já possuem essa funcionalidade.
WhatsApp permitirá que você saia de fininho dos grupos
O WhatsApp também está lançando outro recurso útil que permitirá que você saia de fininho dos grupos, sem que ninguém saiba. No momento, o aplicativo, desagradavelmente, notifica todos os usuários do grupo quando você sai, o que é uma falta de privacidade sem tamanho. O novo recurso é o equivalente digital ao Adeus irlandês – o ato de sair de uma festa sem contar a ninguém – e deve ajudar a eliminar o constrangimento que vem ao sair de um grupo, como as enxurradas de mensagens particular de amigos perguntando o porque de sua saída.
O WhatsApp diz que começará a lançar esses dois recursos este mês e que também está trabalhando em uma maneira de impedir que os usuários façam capturas de tela de mensagens “visualizado uma vez”. Diferente das mensagens que se destroem, a opçao de visualização de mensagens que não desaparecem após um limite de tempo específico – elas desaparecem depois que o destinatário as vê uma vez, como uma foto ou vídeo enviado pelo Snapchat. Adicionar uma maneira de bloquear capturas de tela pode ajudar a impedir que os usuários salvem ou compartilhem informações confidenciais com outras pessoas. Esse recurso ainda está em teste, mas o WhatsApp diz que começará a lançá-lo para os usuários “em breve”.