WhatsApp é realmente uma ferramenta de vigilância?

Segundo o fundador do Telegram, sim
10/10/2022 às 12:23 | Atualizado há 12 meses

O WhatsApp é, sem dúvida, o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Não importa qual aplicativo de mensagens você use – Telegram, Signal, Apple Messages – alguém em sua lista de contatos é certo que estará usando o WhatsApp. Mas a pergunta é: será que é seguro?

Frequentemente discutimos como o aplicativo está progredindo e como ele está adicionando novos recursos, além de corrigir bugs e falhas de segurança. No entanto, um usuário “bastante competente” postou recentemente no Telegram para avisá-lo para não usar o aplicativo.

Esse indivíduo é ninguém menos que Pavel Durov, o fundador do Telegram, que em uma mensagem sincera delineou as justificativas de seu apelo, começando com a seguinte frase: “Hackers poderiam ter acesso total! Para tudo nos telefones dos usuários do Whatsapp”.

Fundador do Telegram  diz para não usar o Telegram

Durov afirma que o WhatsApp teria de fato uma falha de segurança muito séria. Permitir que um invasor assuma o controle do telefone por meio de um vídeo ou apenas uma chamada de vídeo.

Atualize o aplicativo imediatamente, se ainda não o fez, como mencionamos em nosso artigo. No entanto, o fundador do Telegram afirma que pode não ser suficiente.

Durov realmente adverte que o aplicativo passou por problemas semelhantes em 2017, 2018, 2019 e 2020. Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, foi vítima de tal falha.

Em outras palavras, de acordo com Durov, o WhatsApp tem backdoors reais que são reintroduzidos assim que são encontrados, portanto, não importa quantas correções sejam feitas, sem dúvida haverá algum tipo de falha no aplicativo.

“Todo ano, ficamos sabendo de algum problema no WhatsApp que coloca em risco tudo nos dispositivos de seus usuários. O que significa que é quase certo que uma nova falha de segurança já existe lá. Tais questões dificilmente são incidentais – são backdoors plantadas. Se um backdoor for descoberto e tiver que ser removido, outro será adicionado”.

Não é a primeira vez que o fundador do Telegram ataca o aplicativo Meta, e a afirmação é, sem dúvida, muito forte. O gerente e desenvolvedor vão além, alertando os usuários para não usarem o aplicativo porque ele é uma ferramenta de vigilância legítima há 13 anos.

A segurança e a privacidade dos usuários estão em risco

Whatsapp

Temos que mudar para o Telegram então? Durov afirma que não postou a mensagem porque o Telegram precisa de promoção adicional. Porque seu aplicativo tem 700 milhões de usuários ativos e 2 milhões de inscrições diárias. Mas ele esquece de mencionar que os usuários do Telegram dispararam em 2021 como resultado da mudança nas políticas de privacidade do WhatsApp.

“Não estou pressionando as pessoas a mudarem para o Telegram aqui. Com mais de 700 milhões de usuários ativos e mais de 2 milhões de inscrições diárias, o Telegram não precisa de promoção adicional. Você pode usar qualquer aplicativo de mensagens que desejar, mas fique longe do WhatsApp. Já é uma ferramenta de vigilância há 13 anos”.

Durov remove o WhatsApp de seu telefone há anos. Porque, para ele, tê-la ali é como ter uma porta que qualquer um pode entrar.

“Não importa se você é a pessoa mais rica do mundo. Se você tiver o WhatsApp instalado em seu telefone, todos os seus dados de todos os aplicativos do seu dispositivo estarão acessíveis. Como Jeff Bezos descobriu em 2020. É por isso que excluí o WhatsApp dos meus dispositivos anos atrás. Tê-lo cria uma porta para entrar no seu telefone.”

Via

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados