A Wi-Fi Alliance anunciou que a especificação Wi-Fi 7 será finalizada até o final do primeiro trimestre, abrindo as portas para a adoção de hardware padronizado por empresas e corporações.
O Wi-Fi 7 está se tornando uma novidade significativa nas conexões sem fio, oferecendo velocidades de até 40 Gbit/s. Isso pode torná-lo uma forte alternativa ao Ethernet com fio tradicional para a maioria das pessoas. Ele alcança essas velocidades usando três bandas de frequência: 2,40 GHz, 5 GHz e 6 GHz, com uma largura de canal de 320 MHz e 4096-QAM. Além disso, o Wi-Fi 7 se baseia no que o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E começaram, incluindo recursos como MU-MIMO e OFDMA para acelerar as conexões. No total, isso proporciona uma melhoria de até 4,8 vezes em relação ao Wi-Fi 6.
Embora existam diversos adaptadores Wi-Fi 7 para PCs e roteadores no mercado atualmente, eles seguem a chamada especificação ‘draft’ do Wi-Fi 7. Isso não os torna piores em nível de consumo, e a maioria dos dispositivos ‘draft’ existentes suportará o padrão completo após uma atualização de firmware. No entanto, para empresas localizadas em prédios de escritórios muito congestionados, dispositivos totalmente ratificados são essenciais, pois precisam funcionar em frequências muito específicas.
Uma das particularidades dessa nova tecnologia é que a Wi-Fi Alliance a está posicionando para AR/VR, o que significa conexões sem fio diretas, algo difícil de obter em ambientes modernos.
“O Wi-Fi 7 oferece conectividade superior para casos de uso emergentes com alto nível de interatividade e imersão”, afirma outra declaração da Alliance. “À medida que a demanda dos usuários por tecnologias de alta capacidade e baixa latência, como AR/VR/XR, computação em nuvem e Internet Industrial das Coisas, cresce em todos os segmentos de mercado, os dispositivos Wi-Fi 7 fornecerão desempenho otimizado, mesmo em ambientes densos nas bandas de 2.4 e 5 GHz. Os países com acesso à banda de 6 GHz experimentarão todo o escopo do desempenho incomparável do Wi-Fi 7”.
Nota do editor: o Jornalbits utiliza IA na produção de conteúdos para o site, saiba como e porque usamos nesse artigo.