Windows 11 agora possui a tão esperada habilidade com comandos de voz, desejada por muitos usuários

Nova compilação do Windows 11 traz atalhos de voz personalizados e suporte a múltiplos monitores. Aprimoramentos significativos para uma experiência mais eficiente!
18/12/2023 às 11:05 | Atualizado há 5 meses
g9ufuu4EbkfF7nb45pnwud 1200 80

O Windows 11 recebeu uma nova compilação de pré-visualização que aprimora ainda mais o Voice Access, uma área na qual a Microsoft tem se dedicado bastante ultimamente.

A compilação de pré-visualização 22635.2915 (KB5033456) acaba de ser lançada no canal Beta e uma das adições é a capacidade de criar atalhos de voz personalizados.

Usando esse recurso, é possível especificar uma frase de desencadeamento para o comando e, em seguida, o próprio comando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Microsoft dá um exemplo de um comando “inserir endereço de trabalho” que, quando dado, cola automaticamente o endereço especificado do seu local de trabalho. Sempre que precisar inseri-lo em um documento em que está trabalhando, basta dizer o comando – o que economiza bastante tempo.

O suporte de idiomas para o Voice Access também foi expandido e agora inclui os seguintes idiomas (além dos idiomas existentes): francês (França), francês (Canadá), alemão, espanhol (Espanha) e espanhol (México).

Finalmente, para recursos de voz, agora é possível usar vários monitores. Isso significa que, ao chamar uma sobreposição de grade – para direcionar cliques do mouse para áreas específicas da área de trabalho – você pode fazer isso em qualquer uma das telas conectadas ao seu PC. (Antes, a sobreposição de grade só podia ser usada no monitor principal).

Você pode mudar o foco para outro monitor simplesmente usando uma letra (A, B, C, etc.) ou seu equivalente fonético (Alfa, Bravo, etc.).

A Microsoft observa ainda que há um recurso de arrastar e soltar para mover arquivos ou atalhos de uma tela para outra.

Em outras partes da compilação 22635, a transmissão de tela no Windows 11 foi aprimorada, com uma opção de ajuda agora presente no menu de transmissão rápida. Isso pode ser clicado se você estiver com dificuldades para transmitir sua área de trabalho para outra tela e quiser conselhos de solução de problemas.

Os usuários também estão ganhando a capacidade de renomear seu dispositivo para o recurso de Compartilhamento Próximo, facilitando sua identificação.

Para a lista completa de alterações e correções nesta compilação Beta, confira a postagem no blog da Microsoft.

Truques personalizados

Este é um trabalho útil com o Voice Access, e aqueles com vários monitores que usam o recurso certamente ficarão muito satisfeitos. Atalhos de voz são uma adição poderosa à funcionalidade de voz, e com isso, há uma variedade de opções.

Não apenas colar uma seção de texto, como mencionamos no exemplo acima, mas também tarefas podem ser acionadas, como abrir URLs específicos em um navegador ou abrir um arquivo ou pasta. Você também pode combinar várias ações, juntamente com funções como cliques do mouse ou pressionamentos de tecla. Este é um recurso que esperávamos há algum tempo, então é ótimo vê-lo chegar.

Vale ressaltar também que o Reconhecimento de Fala do Windows foi removido do Windows 11 nesta compilação e, ao abrir esse aplicativo antigo, você receberá uma mensagem informando sobre sua desativação e recomendando a capacidade muito superior do Voice Access.

Estamos esperando que, no futuro, o Voice Access se torne uma parte ainda mais central da interface do Windows 11 e parece ser um ótimo candidato a ser impulsionado com IA – talvez incorporado ao Copilot.

Com informações

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados