Porque o TikTok é perigoso?

Entenda o porquê o TikTok é perigoso e como essa rede social pode viciar crianças e adolescentes!
25/01/2023 às 22:35 | Atualizado há 11 meses

Os aplicativos e redes sociais são um dos mais perigosos centros utilizados por criminosos e pessoas mal intencionadas e, um dos principais alvos desses perfis é o TikTok. O TikTok é perigoso justamente pelo tipo de conteúdo e pessoas que se escondem através de perfis falsos, que podem estar agora mesmo ameaçando ou chantageando os mais novos.

O que é o TikTok?

O aplicativo chamado de TikTok é uma rede social onde os usuários podem compartilhar vídeos diversos com seus amigos e todos as outras pessoas interessadas em seu conteúdo. A rede social chegou a todos os dispositivos ainda em 2016, mas só em 2020 ganhou uma rápida popularidade devido a problemas relacionados ao Covid-19, que teve seu estouro no mesmo ano.

A plataforma fora desenvolvida pelos chineses com o intuito de permitir que os usuários postassem vídeos curtos e com facilidade para gravação e edição, tornando-a inteiramente para o compartilhamento de vídeos curtos entre usuários na plataforma. Mais tarde, os vídeos curtos se popularizaram e, com isso, todas as outras redes sociais possuem a sua própria plataforma de compartilhamento de vídeos curtos, como os shorts do YouTube e reels do Instagram.

Porque o TikTok é perigoso?

Como toda rede social, existem diversas pessoas que se escondem através de perfis falsos para aplicar golpes ou assediar pessoas nas mídias sociais. Com o TikTok, não é muito diferente, mas a sua facilidade em compartilhar conteúdos adultos e perfis sem autenticação leva a crianças e adolescentes ao um ambiente hostil, e para esses públicos o TikTok é perigoso.

Por mais que existam meios que a própria rede social utiliza para filtrar o conteúdo adulto para crianças e adolescentes, leva um tempo até que o aplicativo consiga classificar o que é ou não um conteúdo para maiores de idade, tornando o ambiente não muito adequado para menores de idade e, esses são apenas um dos perigos do TikTok.

A interação com os usuários é outro ponto que deve os responsáveis devem se preocupar, uma vez que não existe uma limitação de idade para a interação e reação de comentários de menores, um prato cheio para predadores. A possibilidade de criar um perfil falso também é outro ponto que deve ser levando em consideração pelos responsáveis, sendo um mais um dos perigos do TikTok na mão de crianças.

Problemas como esse tornam o uso da rede social perigoso, mas que podem ser evitados com uma boa supervisão dos pais. Um meio que pode ser utilizado para evitar a exposição dos jovens a essas plataformas e redes sociais, é a utilização do controle parental, disponível em todos os dispositivos móveis.

No próprio aplicativo do TikTok existe a opção de “Sincronização Familiar”, onde você poderá utilizar configurações mais seguranças para o seu filho adolescente e um TikTok para crianças mais adequado.

A configuração da ferramenta pode ser encontrada no próprio aplicativo, através do Perfil > Mais opções > Configurações e privacidade > Sincronização Familiar. Após habilitar a ferramenta, siga as instruções do aplicativo para limitar o conteúdo que seu filho pode acessar no aplicativo.

O TikTok vicia?

A resposta a essa pergunta é muito simples e podemos responder com um suave Sim, o TikTok vicia. Mas, o porquê ele vicia, você deve estar se perguntando, mas a resposta a essa pergunta está mais relacionada a como o nosso cérebro funciona que uma ação predatória dos aplicativos e redes sociais. Na verdade, todas as redes sociais atualmente trabalham justamente de modo a prender a atenção dos usuários por mais tempo, com o chamado “dopamina”.

A dopamina é uma das drogas mais perigosas que existe, mas ela não é vendida pelas redes sociais nem nada do tipo, mas ela é estimulada pelo fácil acesso às informações e conteúdos compartilhados em todas as plataformas. No TikTok, a dopamina é liberada a todo instante, uma vez que os vídeos curtos facilitam o entretenimento dos adultos e jovens a diverti-los por um longo período de tempo, mantendo a dopamina sendo liberada por um longo período.

Uma vez que nos encontramos viciados em dopamina, fica cada vez mais difícil de fazer tarefas mais complexas e “entediantes”, como estudar ou fazer as tarefas de casa. Para crianças e adolescentes que ainda estão em desenvolvimento, a liberação de dopamina em excesso pode prejudicar o seu raciocínio, por esse motivo o TikTok é perigoso para esse público.

Mas isso depende de quanto tempo você gasta nas redes sociais e, o pleno conhecimento das suas tarefas e quão importante é o tempo que você investe em cada uma delas. Dessa forma, qualquer rede social que utilizar, será apenas mais um meio de comunicação com seus amigos e familiares.

Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados