Mark Zuckerberg

Conheça Mark Zuckerberg, o criador de uma das redes sociais mais usadas em todo o mundo, o Facebook!
08/11/2022 às 22:18 | Atualizado há 4 meses
Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg é conhecido como o rosto da rede social do Facebook, mas, na verdade ele é o co-fundador e CEO do site de redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp do grupo Meta, além de ser um dos bilionários mais jovens do mundo.

Quem é Mark Zuckerberg

O nome completo do criador da rede social, Facebook, é Mark Elliot Zuckerberg e nasceu em 14 de maio de 1984, em White Plains, Nova York. Quando criança o pequeno Zuckerberg gostava muito de estudar, participava de competições de matemática e se interessava por computadores ainda no começo da sua vida.

O pai de Zuckerberg, Edward Zuckerberg, possuía uma clínica de odontologia localizado na casa da família. Enquanto a mãe de Zuckerberg, trabalha como psiquiatra antes de ter o pequeno Zuckerberg e seus quatro irmãos, Randi, Donna e Arielle.

O co-fundador do Facebook - Mark Zuckerberg
O co-fundador do Facebook. (Imagem/reprodução: Veja)

Voltando a história do jovem Mark Zuckerberg, o rapaz passou a estudar sobre programação com seus 12 anos de idade, quando usou o Atari BASIC para desenvolver sua primeira “rede social” o “Zucknet”, programa de troca de mensagens que foi muito bem utilizado por sua família. O Pai de Zuckerberg, utilizou a plataforma criada pelo filho em seu escritório, para conversar com a secretária que estava no outro comodo do seu local de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Junto com seus amigos, ele também criou jogos de computador apenas por diversão. “Eu tinha um monte de amigos que eram artistas”, disse ele. “Eles vinham, desenhavam coisas, e eu construía um jogo com isso.”

Mais tarde, no ensino médio, Zuckerberg ainda mantinha sua paixão por computadores e continuou a trabalhar no desenvolvimento de novos programas. Foi então que enquanto estava no ensino médio, ele criou uma versão inicial do software musical Pandora, que ele chamou de Sinapse. Nesse software, uma “inteligencia artificial” conseguia selecionar as suas músicas, levando em base ao seu gosto pessoal, o que era revolucionário para a época.

Várias empresas, incluindo a AOL e a Microsoft, manifestaram interesse em comprar o software e contratar o adolescente antes da formatura, mas ele recusou as ofertas.

Mark Zuckerberg na Faculdade

Em 2002, Zuckerberg se matriculou na Universidade de Harvard onde começou a desenvolver relações com grandes nomes que fariam parte da sua vida para sempre. Mas Zuckerberg ainda não tinha a ideia da criação do Facebook, mas se contentou em desenvolver o CourseMatch, que possibilitava aos usuários jogar Atari Asteroids sem a necessidade de uma conexão por internet.

Uma das primeiras grandes ideias do jovem, também muito popular como o CourseMatch, foi o desenvolvimento do Facemash, plataforma que comparavam homens e mulheres para definir quem era o mais atraente na universidade. O programa tornou-se extremamente popular, mas por motivos óbvios, foi encerrado pela administração da escola depois que foi considerado inapropriado.

Entretanto, sua criação foi muito importante para suas ideias para a rede social, Facebook. Os jovens Divya Narendra e os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, o procuraram para trabalhar em uma ideia para um site de redes sociais chamado Harvard Connection. O site seria usado exclusivamente para estudantes de Havard, onde seria usado as informações das redes de estudantes, a fim de criar um site de encontros para a elite da universidade.

Foi então que Mark Zuckerberg começou a ter ideias de desenvolvimento da sua rede social, enquanto trabalhava junto aos gêmeos para desenvolver a rede social de Havard. Ele desistiu de trabalhar na rede social de Harvard para desenvolver o seu próprio projeto, junto com seus amigos Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Eduardo Saverin.

fundadores do Facebook - Mark Zuckerberg
Fundadores do Facebook. (Imagem/reprodução: Blog da Jor72)

Mark Zuckerberg queria que os próprios usuários pudessem criar seus perfis, onde poderiam armazenar suas fotos, informações biográficas e conversar com amigos na rede social, além da interação clássica semelhante a outras redes sociais da mesma época.

Em 2004, Zuckerberg decidiu largar a faculdade e dedica-se totalmente a sua rede social, que já possuía o nome The Facebook e tinha 1 milhão de usuários registrados na plataforma.

O desenvolvimento do Facebook

Logo depois que largou a faculdade, a sua rede social estava crescendo cada vez mais, e recebeu o investimento do criador do Napster, Sean Parker. Em 2005, a empresa de Zuckerberg recebeu o apoio da empresa Accel Partners, que investe capital em grandes projetos, mas com riscos muito grande. A Accel investiu cerca de 12,7 milhões de dólares na rede social, mesmo que a rede social ainda fosse apenas para estudantes da Ivy League.

Com o investimento, a rede social do Facebook foi expandindo pouco a pouco para todas as universidades, alcançando a marca de 5 milhões de pessoas. Com isso, grandes marcas queria fazer anúncios em sua rede social, como a grande hub social, que tinha uma influência muito grande no começo dos anos 2000.

Somente em 2006 que o site tornou-se público para que qualquer usuário pudesse se registrar na plataforma, sem precisar de um convite para tal. Mas com a abertura da rede social, também vieram as polêmicas. No ano de 2006, os criadores originais do Harvard Connection, alegaram que Zuckerberg roubou a ideia da rede social, insistindo que o desenvolvedor precisava pagar por suas perdas de negócios.

Zuckerberg defendeu-se alegando que as redes sociais tinham propostas muito diferentes. Mas, após a análise dos advogados nos registros de Zuckerberg, foram encontradas algumas mensagens que incriminavam Zuckerberg, mostrando que pode o mesmo pode ter roubado intencionalmente a propriedade intelectual da Harvard Connection, além de vazado informações privadas de usuários do Facebook.

A vida pessoal de Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg casou-se com Priscilla Chan em 2012, mas conheciam-se desde 2003, quando iniciaram um relacionamento. O casal casaram em Palo Alto, Califórnia, onde foram reunidas cerca de 100 pessoas para a cerimônia. O interessante desse dia, é que os convidados acreditavam estarem ali para celebrar a formatura de Priscilla Chan, mas foram surpreendidos com a troca de votos do casal.

Zuckerberg e sua esposa - Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg e sua esposa. (Imagem/reprodução: Tag24)

Sua esposa é formada em medicina e possui descendência chinesa, o que levou Mark Zuckerberg aprender chinês mandarim e chegar a fluência atualmente. Hoje, o casal tem duas filhas, Maxima Chan Zuckerberg, nascida em 30 de novembro de 2015, e Augus Chan Zuckerberg, nascida em 28 de agosto de 2017.

Mesmo que Mark Zuckerberg tivesse uma instrução judaica desde a sua infância, ele sempre se considerou ateu durante grande parte de sua vida. Mas, recentemente, o co-fundados do Facebook alega que a instrução recebi pela religião, fora muito importante para o seu desenvolvimento.

Mark Zuckerberg é hoje uma das pessoas mais influentes no mundo, sem contar na sua grande fortuna que pode ultrapassar facilmente os 90 bilhões de dólares. O desenvolvedor esteve presente em diversas polémicas, inclusive de vazamento de dados de usuários da rede social.

Para conhecer um pouco sobre o co-fundador do Facebook, você pode assistir ao filme A Rede Social no Google Play, e acompanhar um pouco do desenvolvimento do personagem e processo de criação da rede social. Embora o Mark Zuckerberg alega que o filme não atende a todos os fatos, é um passo inicial para conhecer o desenvolvedor.

 

Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados