Sem a capacidade de controlar sua capacidade mutante de absorver memórias e poderes, a jovem conhecida como Vampira (Rogue é o nome original em inglês) já esteve em um caminho sombrio. No entanto, Vampira se redimiu com sucesso como uma heroína e se tornou uma líder entre os X-Men e os Vingadores. Vejam abaixo a história completa e detalhada da amada heroína da Marvel.
Entrando no crime
Anna Marie, a garota que se tornaria Vampira, fugiu de casa quando ainda era criança para fugir da personalidade controladora de sua tia Carrie. Então a personagem Mística encontrou Anna Marie e a acolheu depois que a menina abraçou seu apelido de “Vampira”, e a adotou ao lado de Destiny, sua amante mutante pré-cognitiva.
Em pouco tempo, os poderes mutantes de Vampira se manifestaram pela primeira vez quando ela beijou um garoto chamado Cody e o deixou em coma. Eventualmente, Vampira percebeu que nunca poderia ter uma vida normal e aceitou seu papel na Irmandade dos Mutantes do Mal de Mística. Vampira lutou com a Ms. Marvel durante uma de suas primeiras missões da Irmandade, e sem a intenção, ela absorveu permanentemente as memórias e poderes da heróina.
Pouco tempo depois, Vampira e a Irmandade atacaram os Vingadores e quase os derrotaram. Vampira passou a ameaçar heróis como Dazzler, os X-Men e um dos Cavaleiros Espaciais, já que a presença contínua de Carol Danvers em sua mente rapidamente corroeu sua sanidade. Sem mais ninguém a quem poder ajudá-la, Vampira se aproximou dos X-Men e de seu mentor, o professor Charles Xavier. Sobre as objeções de seus outros alunos (e uma objeção muito violenta da própria Danvers), Xavier permitiu que Vampira se juntasse à equipe.
Apesar de suas dúvidas iniciais, os X-Men vieram a aceitar Vampira depois que ela se colocou na linha para salvar a noiva de Wolverine, Mariko Yashida, e Colossus. Com o tempo, Vampira se tornou um dos X-Men mais confiáveis e passou a se juntar e liderar o Esquadrão da Unidade dos Vingadores.
Seu poder é “sugar” energia do inimigo
A habilidade mutante de Vampira requer contato pele a pele para absorver memórias, poderes, traços de personalidade, talentos físicos e força. Durante a maior parte de sua carreira heroica, Vampira foi incapaz de controlar seu poder, e qualquer um que ela tocasse quase imediatamente cairia inconsciente. No entanto, a incapacidade de Vampira de regular seu poder era em grande parte de natureza psicológica, que ela acabou superando com a ajuda de Charles Xavier. Por um curto período de tempo, ela foi capaz de tirar habilidades de humanos e mutantes sem prejudicá-los.
Quando infundida com Danvers, os poderes originais da Ms. Marvel, Vampira tinha super força, voo, e ela era quase invulnerável a venenos e traumas físicos. Vampira também herdou o “sétimo sentido” precognitivo da Ms. Marvel, mas ela nunca foi capaz de utilizá-lo plenamente.
Vampira manteve brevemente as habilidades do mutante Solaris para controlar o fogo, e ela tem acesso contínuo à super força do Capitão Marvel, voo e um grau de invulnerabilidade de sua energia iônica. Infelizmente, os novos poderes de Vampira mais uma vez a tornaram incapaz de controlar sua capacidade de absorção.
O mais mortal dos inimigos
Como uma heroína, Vampira não tem escassez de inimigos, embora sua nêmesis mais pessoal possa ser Bella Donna Boudreaux, a ex-esposa de Gambit. Seu amor mútuo pelo mesmo homem não os colocou imediatamente em rota de colisão; no entanto, Vampira cedeu à tentação quando roubou as memórias de Bella Donna enquanto ela estava em coma. Bella Donna nunca perdoou Vampira por essa violação, e a escalada de sua rivalidade tirou a vida de Cody, o amigo mais velho de Vampira.
Vampira guardava um rancor muito pessoal contra o Caveira Vermelha por profanar o corpo de Charles Xavier para ganhar suas habilidades telepáticas. Ao lado de duas encarnações do Esquadrão da Unidade dos Vingadores, Vampira liderou a caçada ao Caveira Vermelha e fez de sua missão retomar o que ele roubou de seu mentor e chegar a um acordo com a morte de Xavier.
Pandemia, Vargas, o Ceifador e o Rei das Sombras estão entre os adversários mais perigosos de Vampira. Os encontros de Vampira com esses vilões quase acabaram com sua vida e ameaçaram sua alma. Vampira também pode ter se tornado um alvo da Ordem Negra e Proxima Midnight especificamente, depois de recentemente matar seu marido, Corvus Glaive, em uma batalha para salvar a Terra.
Amigos e crushs
Vampira tem um relacionamento complexo com Mística, a quem ela já considerou como sua mãe. À sua maneira, Mística também amava Vampira, mas isso não a impediu de explorar os poderes de Vampira como membro da Irmandade dos Mutantes do Mal. Seu relacionamento foi testado até o ponto de ruptura e além, embora eles atualmente tenham uma paz desconfortável entre eles. Vampira era muito mais próxima de sua falecida mãe adotiva, Destiny, de quem ela ainda se lembra com carinho. Anos mais tarde, Vampira descobriu que sua única amiga íntima na Irmandade era outra jovem que se chamava Ponto Cego. No entanto, Blindspot desapareceu da vida de Vampira tão rapidamente quanto ela havia reentrado nela.
Entre os X-Men, Vampira formou amizades estreitas com Wolverine, Colossus, Kitty Pryde, Tempestade, Homem de Gelo, Bala de Canhão, Psylocke, Jubileu, Longshot e seu irmão adotivo, Noturno. Mas Gambit é aquele para o qual Vampira continua voltando. Apesar de tudo o que passou entre eles, o amor de Vampira e Gambit um pelo outro permanece intacto. No entanto, até mesmo seu vínculo romântico foi testado pelos sentimentos de Vampira por Magneto, bem como pelo clone mais jovem de Magneto, Joseph.
O Esquadrão Unidade dos Vingadores se tornou uma segunda família para Vampira. Ela compartilhou um vínculo com a Tocha Humana e Deadpool, e ela se tornou muito mais amigável com Wasp, Thor e outros membros de sua equipe contra os quais ela já lutou. No entanto, a relação antagônica de Vampira com a Feiticeira Escarlate permanece tensa.
Enquanto Dazzler e Capitã Marvel já foram inimigos de Vampira, ela fez as pazes com ambas as mulheres. No entanto, uma verdadeira amizade com qualquer heroína pode estar sempre fora de alcance.
A história da Vampira
Anna Marie era a única filha de Owen e Priscilla, ambos mais interessados no misticismo nativo americano do que em criar sua própria filha. Depois que Priscilla aparentemente desapareceu no reino sobrenatural conhecido como “Farbanks”, Owen abandonou Anna Marie.
A irmã de Priscila, Carrie, foi deixada para criar Anna Marie sozinha. Vampira era um pouco encrenqueira enquanto crescia, e era extremamente infeliz enquanto vivia com sua tia. Vampira fugiu de casa e acabou sendo levado por Mística e Destino. Os poderes de Vampira se manifestaram com seu primeiro beijo, que ela compartilhou com um garoto chamado Cody. Infelizmente, Cody ficou permanentemente em coma, enquanto Mística doutrinava o vulnerável Vampiro na Irmandade dos Mutantes do Mal.
Apesar dos avisos de Destiny, nenhuma das mães substitutas de Vampira foi capaz de evitar que o desastre acontecesse. A batalha de Vampira com a Ms. Marvel a deixou presa às memórias e poderes de Carol Danvers, enquanto a verdadeira Carol Danvers passou anos se recuperando de sua provação. Embora Vampira fosse um soldado leal na Irmandade, as memórias de Danvers existentes ao lado das suas estavam deixando-a louca.
Em seu desespero, Vampira conseguiu convencer o Professor Xavier e os X-Men a ajudá-la. Quando seus poderes foram incapazes de fornecer uma solução, Xavier se aproximou do Dr. Richard Palance, para ganhar sua ajuda no controle do poder de Vampira. Palance usou uma amostra do DNA de Vampira para se transformar em Pandemic, um mutante humano que poderia emprestar os poderes dos mutantes.
Vampira rapidamente ganhou seu lugar entre os X-Men, e resistiu aos apelos de Mística para retornar à Irmandade. Ela até conseguiu encontrar um terreno comum com Dazzler quando eles eram companheiros de equipe. No entanto, um incidente feio em Genosha traumatizou Vampira e enviou sua mente em retirada total. Para escapar, ela permitiu que a persona de Carol Danvers assumisse seu corpo, desencadeando uma luta contínua pelo controle. Isso veio à tona durante uma batalha com o Mestre Molde, quando Vampira se sacrificou e foi empurrada para o portal místico conhecido como o Cerco Perigoso. Algum tempo depois, Vampira e uma duplicata física de Danvers emergiram do vazio dimensional com seus próprios corpos separados, mas Danvers logo caiu sob o controle do Rei das Sombras.
Na Terra Selvagem, Vampira sobreviveu por pouco a um ataque dos Danvers corrompidos com a ajuda de Magneto. Por um tempo, Vampira e Magneto formaram um vínculo surpreendentemente romântico, mas que foi rompido quando ele assassinou seu inimigo mútuo, Zaladane. Vampira se juntou aos X-Men e começou um relacionamento de flerte com Gambit, que foi desafiado por seus segredos e sua incapacidade de tocar.
No início de seu namoro, Vampira ficou chocada ao descobrir que Gambit havia sido casado com Bella Donna Boudreaux. Os X-Men ajudaram Bella Donna a salvar seu Clã dos Assassinos da ninhada alienígena, mas acreditava-se que ela estava morta no rescaldo. Quando Bella Donna apareceu viva e em coma, Vampira cedeu ao seu desejo de experimentar as memórias de Bella Donna com Gambit e tocou-a. Isso levou brevemente Bella Donna a esquecer quem ela era. Quando se lembrou do que aconteceu, Bella Donna tentou se vingar de Vampira sequestrando sua paixão de infância, Cody. Essas ações acabaram custando a vida de Cody, mas não antes de ele dizer a Vampira que a perdoou pelo que ela havia feito com ele.
Posteriormente, Vampira e Gambito se tornaram mais próximos e eles eram até fisicamente íntimos quando eram temporariamente cativos impotentes. No entanto, Vampira abandonou Gambit na Antártida quando soube que ele havia inadvertidamente ajudado os saqueadores a estabelecer o Massacre dos Mutantes.
Meses depois, Vampira e Gambit se reconciliaram e lentamente reconstruíram seu relacionamento. Pouco antes do surgimento do Neo, os companheiros X-Men de Vampira queriam que ela se tornasse a líder de sua própria equipe. Vampira estava muito relutante em assumir o manto e seu tempo como líder foi bastante curto. Logo depois, Vampira quase foi assassinada por Mística quando ela ficou no caminho de um plano para assassinar o candidato presidencial Robert Kelly. Seu vínculo ainda não se recuperou totalmente desse incidente.
Em várias ocasiões, os poderes de Vampira permitiram que ela se tornasse um exército de uma mulher. Durante a invasão do conquistador alienígena, Khan, Vampira teve acesso a todas as habilidades que ela já havia absorvido enquanto lutava contra as forças de Khan. Aproveitando-se do caos, um guerreiro enigmático chamado Vargas quase matou Vampira e Gambito. Vargas acreditava que Vampira estava destinado a matá-lo em batalha, e ele tentou frustrar esse destino matando-a primeiro. Vampira finalmente derrotou Vargas, e vingou seu assassinato anterior de Psylocke. Mas seus poderes mutantes aprimorados nunca retornaram após sua luta final.
Algum tempo depois, Ciclope ofereceu a Vampira a chance de mais uma vez formar sua própria equipe de X-Men, e ela os levou à vitória sobre os Filhos do Cofre e outras ameaças. Logo depois, Pandemic ressurgiu e capturou Vampira. Ele então injetou nela um vírus chamado Strain 88, que foi projetado para deixá-lo roubar os poderes de Vampira. No entanto, o vírus quase tirou a vida de Vampira e fez com que seu toque fosse fatal para os outros. A exposição subsequente de Vampira à ameaça alienígena conhecida como Hecatombe a deixou quase louca.
Para salvar sua filha, Mística projetou um plano complexo que envolvia trair os X-Men e trabalhar com o Senhor Sinistro e os Saqueadores para encontrar Hope Summers, a criança que estava destinada a ser o Messias Mutante. Mística usou o toque de morte de Vampira para tirar Sinistro, e o toque da carne do bebê Hope purgou Vampira de Strain 88. No entanto, Vampira ficou horrorizada com as ações de sua mãe adotiva e a rejeitou mais uma vez.
No rescaldo, Vampira abandonou os X-Men e retirou-se para a sua antiga sede no Outback australiano. Xavier, Gambito e Perigo eventualmente vieram à procura de Vampira. A essa altura, Xavier finalmente descobriu como ajudar Vampira a controlar seus poderes de forma permanente. O procedimento mental foi um sucesso retumbante, e Vampira retornou aos X-Men, onde ela se tornou uma mentora para os mutantes mais jovens associados à equipe. Vampira também encontrou maneiras inovadoras de usar as habilidades de seus alunos e colegas de equipe.
Depois que Magneto voltou para os X-Men, Vampira inicialmente rejeitou sua tentativa de recuperar a faísca que eles compartilharam na Terra Selvagem. No entanto, ela finalmente abraçou Magneto por um curto período de tempo, mesmo que eles finalmente tenham caído em lados opostos do cisma dos X-Men. Após a guerra entre os Vingadores e os X-Men, Vampira e Magneto terminaram seu relacionamento e se separaram amigavelmente. No entanto, nem Vampira nem Magneto foram capazes de impedir o assassinato de Xavier nas mãos de um Ciclope possuído por Fênix.
A morte de Xavier pareceu desequilibrar Vampira, especialmente quando ela descobriu que o Caveira Vermelha havia mutilado o corpo de seu mentor. A raiva de Vampira foi estranhamente deslocada em relação à Feiticeira Escarlate em um grau tão intenso que ela realmente matou seu companheiro de equipe enquanto tinha a impressão de que estava trabalhando com o inimigo. Momentos depois, o Ceifador Sombrio empalou fatalmente Vampira. Vampira e Feiticeira Escarlate só foram poupados de este ser o seu destino final devido a um plano de viajar de volta no tempo para evitar o triunfo dos Gêmeos do Apocalipse.
Mortificada por sua aparente vontade de matar, Vampira tentou fazer as pazes com a Feiticeira Escarlate antes de alcançar seu maior feito heroico até hoje. O Carrasco Celestial estava à beira de destruir o mundo, e os heróis da Terra voluntariamente emprestaram a Vampira seus poderes para que ela pudesse enfrentá-lo. No entanto, Vampira foi incapaz de abandonar o corpo iônico do Homem-Maravilha, deixando-a permanentemente empoderada e mais uma vez incapaz de tocar outras pessoas sem absorver suas mentes e poderes.
Enquanto liderava o Esquadrão da Unidade dos Vingadores, Vampira se aproximou muito da Tocha Humana e do Deadpool. Vampira até cogitou a possibilidade de um romance com Deadpool, porque ela passou a reconhecer suas melhores qualidades. Kissing Deadpool permitiu que o Homem-Maravilha emergisse do corpo de Vampira, embora seus poderes aprimorados que ele havia concedido a ela permanecessem. As ações subsequentes de Deadpool em Império Secreto arruinaram suas chances de estarem juntos, mas ele e Vampira ainda se importam abertamente um com o outro. Durante uma missão secreta para os X-Men, Vampira e Gambito se reuniram e seus sentimentos românticos um pelo outro voltaram à superfície.
Vampira foi um dos poucos Vingadores que foram forçados a entrar em um jogo cósmico entre o Grande Mestre e o Desafiante. Muitos dos heróis seguiram a liderança de Vampira enquanto ela vingava a aparente morte da Tocha Humana ao derrotar a Ordem Negra. Vampira também estava entre uma equipe heterogênea de X-Men que encontrou o Rei das Sombras em Londres quando ele ameaçou escapar do Reino Astral.