WhatsApp: tudo a respeito do app

Conheçam tudo a respeito do WhatsApp, aplicativo de mensagens que 99% dos brasileiros possuem
08/08/2022 às 10:28 | Atualizado há 2 anos

Lançado em 2009, o WhatsApp é um aplicativo gratuito de mensagens multiplataformas que permite que os usuários façam chamadas de vídeo e voz, enviem mensagens de texto, compartilhem seu status e muito mais com apenas uma conexão Wi-Fi. Parte do que torna este aplicativo atraente é que ele funciona em vários sistemas operacionais de smartphones e computadores, para que você possa continuar sua conversa a qualquer hora, em qualquer lugar. Ele também pode aproveitar os dados Wi-Fi e celulares para fazer chamadas um-a-um ou em grupo, reduzindo a necessidade de taxas de chamada caras. Se isso soar emocionante até agora, continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o WhatsApp.

Chamadas internacionais gratuitas

O WhatsApp usa a conexão celular ou Wi-Fi do seu telefone para facilitar a chamada de mensagens e voz para quase qualquer pessoa no planeta, sozinha ou em grupo, e é especialmente agradável para famílias e pequenos grupos de trabalho colaborativos. O aplicativo permite que você faça chamadas, envie e receba mensagens e compartilhe documentos, fotos e vídeos. O WhatsApp é completamente gratuito — sem taxas ou assinaturas — porque usa  a conexão 5G, 4G, 3G, 2G, EDGE ou Wi-Fi do seu telefone em vez de minutos de voz ou plano de texto do seu plano de celular. Se você estiver conectado via Wi-Fi, ele também não vai comer no seu plano de dados.

WhatsApp faz chamadas de video e audio
Imagem/Reprodução: WhatsApp

Fácil conversar e chamar a maioria das plataformas

O WhatsApp é agnóstico de plataforma. Você não precisa possuir a mesma marca do telefone que seu destinatário de chamadas ou estar em uma plataforma específica — o aplicativo funciona com telefones iPhone e Android e computadores mac ou windows desktop ou laptop, que você pode usar para enviar e receber mensagens, mas não fazer chamadas. Como qualquer outro mensageiro SMS, você pode iniciar uma conversa com um indivíduo ou um grupo e um chat de vídeo com até oito pessoas. A versão para iOS também tem suporte no aplicativo para reprodução de vídeo tanto do Instagram quanto do Facebook.

Você também pode compartilhar sua localização, transmitir seu status para seus contatos, compartilhar contatos, definir papéis de parede personalizados e alertas de notificação, histórico de chat de e-mail, usar a câmera para tirar fotos e vídeos de dentro do aplicativo e transmitir mensagens simultaneamente para vários contatos. Você está sempre logado para nunca perder mensagens, mas mesmo que você perca notificações enquanto seu telefone está desligado, o aplicativo salva mensagens recentes para quando você reabrir o aplicativo.

Assim como o iMessage para o iPhone, o WhatsApp possui uma interface simples que mostra seus chats em bolhas de texto completas com um carimbo de tempo e notifica-o quando seu destinatário visualiza seu texto.

O WhatsApp pode identificar pessoas em sua lista de contatos que atualmente usam o aplicativo, para que você normalmente não precise adicioná-los manualmente. Você também pode convidar pessoas que não têm WhatsApp ou se conectar com outros usuários que você conhece, mas que não estão em sua lista de contatos. O WhatsApp permite criar grupos de trabalho, amigos ou familiares para se comunicar com até 256 participantes. O aplicativo também permite que você altere seu plano de fundo e envie sua localização gps para o grupo através de um mapa interativo. Além disso, você pode digitar uma mensagem de status ou carregar uma foto em seu status que durará até 24 horas. Também é bastante adaptável, pois você pode bloquear contatos de dentro do aplicativo ou enviar informações de um amigo para outro usuário dentro do aplicativo.

O aplicativo tem uma função de pesquisa que permite pesquisar por palavra-chave, grupo, nome de contato ou número de telefone. Você também pode procurar palavras-chave em uma conversa. O WhatsApp é interoperável com o Google para que você possa salvar uma cópia do seu histórico de mensagens no Google Drive ou, se você não estiver no Google, na memória do seu telefone. Se você perder mensagens críticas, você pode reescarcarregar e reinstalar o aplicativo para encontrar suas mensagens perdidas.

Segurança

O WhatsApp tem uma série de recursos avançados de segurança. Ele tem criptografia de ponta a ponta, assim como o iMessage e o Signal da Apple. Todas as mensagens que circulam pela plataforma são protegidas para que apenas o remetente e o destinatário possam visualizá-las. Isso significa que o WhatsApp não poderia ler sua mensagem mesmo que quisesse. O aplicativo não armazena suas informações pessoais, e apenas pessoas que você aprova como contatos podem enviar uma mensagem para você. Assim como um número crescente de serviços de internet como Google e Facebook, o WhatsApp usa autenticação de dois fatores, que faz você digitar uma segunda senha enviada ao seu telefone via mensagem de texto para acessar sua conta. Mensagens em grupo podem entrar em conflito com algumas configurações de privacidade, no entanto, em que se você bloqueou alguém, elas ainda podem aparecer em uma mensagem de grupo que você pode ver.

Alcance global versus a concorrência

WhatsApp é o app mais usado do mundo de mensagens
Imagem/Reprodução: Hotsuite

O WhatsApp diz que atende mais de 2 bilhões de pessoas em mais de 180 países, com mais de um bilhão de usuários ativos diários. O WhatsApp Messenger é hoje o principal aplicativo de mensagens móveis em 169 países — embora talvez surpreendentemente, não era tão popular nos EUA, onde o Messenger era mais usado. Isso parece estar mudando agora, já que dados recentes mostram que o WhatsApp liderou a lista dos aplicativos de mensagens móveis mais populares em 2021. Atualmente, mais de 100 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias no WhatsApp, tornando-se o aplicativo de mensagens mais ativo do mundo.

O WhatsApp geralmente adota uma abordagem ampla para alcançar o maior número possível de pessoas ao redor do mundo. O aplicativo continua a dominar na Índia, Alemanha, Rússia e Reino Unido. No entanto, apesar de suas estatísticas impressionantes, o WhatsApp não é o único jogo na cidade. Entre os concorrentes do aplicativo estão Signal, Telegram, Facebook Messenger, Skype e até DMs do Twitter.

Atualizações do WhatsApp Mobile

O WhatsApp instituiu novas configurações de privacidade em 2020 que deram aos usuários mais controle sobre as mensagens em grupo, especialmente quando se trata de quem pode adicioná-lo a grupos. Os administradores podem enviar um convite privado através de Configurações > Conta > Privacidade > Grupos. O aplicativo também adicionou mais opções de privacidade para a função de status. Agora, há três opções disponíveis: Todos, Meus Contatos e Meus Contatos Exceto. Meus contatos são restritos a pessoas que você tem em sua agenda de endereços, e meus contatos exceto oferece ainda mais controle sobre quais contatos podem ver seu status. Você pode adicionar ou remover usuários desta lista Meus Contatos Exceto para cada status que você atualizar, dando assim mais privacidade e controle sobre as informações que você compartilha no aplicativo.

Além disso, agora, novos recursos de espera de chamadas permitem que você escolha aceitar uma chamada de WhatsApp recebida enquanto estiver em outra chamada.

No entanto, o WhatsApp fez muitas manchetes ao atualizar sua política de privacidade e termos de uso após ser adquirido pelo Facebook. Foi assumido que essa atualização daria ao WhatsApp o direito de ler mensagens de usuários, mas Niamh Sweeney, diretor de políticas públicas do WhatsApp para a Europa, Oriente Médio e África, confirmou que não houve alterações na política de compartilhamento de dados do aplicativo.

Versão web

WhatsApp Web é uma versão desktop do aplicativo móvel que opera dentro dos navegadores Padrão Mac ou Windows (exceto o Internet Explorer). Mas, infelizmente, ele não oferece todos os serviços disponíveis no aplicativo móvel. Tudo o que você faz na web será sincronizado e aparecerá no aplicativo para iPhone ou Android para que todos os seus chats sejam sincronizados — e a versão web agora permite que você faça chamadas de vídeo também. Uma versão de negócios permite que as empresas acessem o WhatsApp para interagir com os clientes.

Desvantagens do WhatsApp

O WhatsApp é um serviço profundamente útil para pessoas em todo o mundo. Descobrimos que um dos únicos problemas que os usuários de aplicativos enfrentam é que eles não podem se comunicar com amigos e familiares que ainda não baixaram o aplicativo. O WhatsApp só permite que usuários com uma conta conversem com outros dentro da plataforma. Para se beneficiar totalmente da série de pontos positivos que este aplicativo fornece, você terá que convencer as pessoas em sua vida a se juntar ao círculo do WhatsApp. Uma vez que você convenceu todos a participar, você vai descobrir que há muito poucos problemas com o aplicativo.

Pode ser difícil convencer os outros a participar, especialmente se eles já preferem mensagens através de outros aplicativos ou plataformas. Se esse for o caso, você pode precisar conquistá-los com alguns dos outros recursos promissores do WhatsApp, como suas “histórias” e mensagens universais. Infelizmente, o aplicativo não tem nenhum dos filtros de rosto ou fotos que são populares em aplicativos concorrentes; isso pode ser uma desvantagem para usuários que gostam de serviços de mensagens tradicionais.

O WhatsApp também não tem um assistente virtual designado. O aplicativo também restringe os usuários a um limite máximo de arquivos durante as mensagens — você não pode enviar arquivos, fotos ou vídeos maiores que 100MB e 16MB, respectivamente. Felizmente, você pode ligar para outros usuários gratuitamente, mas se você não estiver no Wi-Fi, ele pode sugar dados rapidamente. Para impedir que essas taxas de dados acumulem, tente usar o WhatsApp apenas enquanto estiver no Wi-Fi. Finalmente, o WhatsApp não pode ligar para o 911 ou qualquer outro serviço de emergência. Você vai precisar de um plano de telefone celular real para esses serviços de emergência.

Principais atualizações do WhatsApp

Certos recursos do WhatsApp foram finalmente introduzidos em outras partes do mundo em 2021. Por exemplo, chamadas flash foram disponibilizadas na Índia. Essas chamadas permitem que os usuários verifiquem seus números de telefone através de uma chamada automatizada, em vez de usar a facilidade sms durante a configuração ou reinstalação do WhatsApp. O WhatsApp fez essas mudanças por acreditar que é uma opção muito mais segura, pois todas as ações são realizadas a partir do próprio aplicativo.

Enquanto isso, o suporte multidispositivo também foi introduzido no WhatsApp. Ele essencialmente permite o uso do WhatsApp em até quatro dispositivos vinculados sem vinculá-los a um smartphone. Chamadas pessoais e mensagens serão vinculadas em todos os dispositivos, e as mensagens podem ser enviadas usando o aplicativo de desktop WhatsApp ou o aplicativo baseado na Web. O recurso de mensagens que desaparecem também foi atualizado. A duração do desaparecimento das mensagens agora vem em três opções — 24 horas, sete dias e 90 dias. Os usuários podem ativar esse recurso para chats individuais e em grupo no WhatsApp. Eles simplesmente precisam ativar o chat relevante, tocar nas informações do chat e, em seguida, selecionar Mensagens de Desaparecimento. Após essas ações, eles podem ligar o recurso e escolher a duração necessária. No entanto, o novo recurso é opcional e não exclui nenhum chat existente.

WhatsApp funciona em celulares e computadores
Imagem/Reprodução: WhatsApp

Em 16 de agosto de 2021, o WhatsApp lançou um recurso que permitia aos usuários migrar seu histórico de bate-papo do iOS para o Android. Apenas um dia depois, outra mudança bem-vinda foi introduzida pela empresa em todas as suas plataformas. Eles começaram a testar um grande recurso de link que permite que os usuários visualizem uma visualização de vídeo ou uma página sem clicar no link. Por exemplo, quando um amigo nos envia um  link de vídeo do YouTube, podemos simplesmente clicar no link, e o vídeo aparece na mesma seção de bate-papo do WhatsApp em vez de levar os usuários para outra janela. Além disso, uma opção de edição de fotos para desktop WhatsApp também foi introduzida em novembro pela empresa Meta-owned. A opção também está disponível para o WhatsApp Web. Os usuários podem adicionar texto e adesivos ou cortar e girar suas fotos a partir de qualquer tela do WhatsApp. Sugestões de adesivos também aparecem agora no bate-papo, assim como sugestões de emojis. Incentiva os usuários a serem mais criativos em suas interações.

Grandes redesenhos também foram introduzidos em dois outros aspectos do recurso de bate-papo – notas de voz e bolhas de bate-papo. A empresa Meta-owned estava trabalhando em um recurso que permitia que os usuários vissem suas formas de onda de voz em bolhas de bate-papo. Além disso, em outubro de 2021, eles lançaram uma versão atualizada para usuários beta na plataforma iOS que permitia aos usuários visualizar bolhas de bate-papo redesenhadas. Os usuários podiam ver bolhas de bate-papo mais redondas e maiores quando comparados com a versão anterior. Além disso, pode-se visualizar suas gravações de voz do WhatsApp. Anteriormente, os usuários só podiam cancelar a gravação sem qualquer opção de visualização. Essa mudança é bastante útil, pois pode permitir que os usuários ensaquem e melhorem suas notas em vez de testar a qualidade de suas notas gravadas, mas não tendo nenhuma evidência para fazer retificações.

Além dessas mudanças, o WhatsApp também aumentou o limite de usuários para chamadas de vídeo e voz de quatro para oito. Essas chamadas seriam criptografadas de ponta a ponta. Espera-se que a plataforma introduza várias atualizações importantes em 2022, incluindo a introdução de bobinas do Instagram, bem como uma opção Read Later que poderia substituir o recurso de chats arquivados. Mais detalhes serão compartilhados uma vez que essas alterações estejam amplamente disponíveis.

Mais sobre: WhatsApp
Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados