Você já tentou acessar uma matéria interessante, mas deu de cara com um paywall? Primeiro, foi o Outline que saiu do ar. Agora, o site brasileiro Leia Isso saiu do ar, famoso por ajudar a burlar paywalls, também deixou de funcionar. Se você está procurando uma maneira fácil e gratuita de continuar acessando esses conteúdos bloqueados, fique aqui! Neste guia, vou te mostrar alternativas simples e eficazes para acessar artigos bloqueados por paywalls, tanto no PC quanto no celular.
1. Como Acessar Conteúdos Bloqueados por Paywalls no PC
Agora que o Leia Isso caiu e você ficou órfão dele, independentemente do tipo de bloqueio, uma das dicas abaixo vai te ajudar a acessar sites de notícias como Folha de São Paulo, Estadão, e muitos outros.
Modo de Leitura Avançada no Microsoft Edge
Sabia que o Microsoft Edge tem uma funcionalidade que pode ajudar a acessar sites bloqueados por paywall? Com o Modo de Leitura Avançada, o navegador desativa o JavaScript, que é o responsável por muitas dessas barreiras. Basta clicar no ícone de um livro aberto ao lado do endereço do site. Se não aparecer, você pode forçar a ativação ao adicionar “read:” antes do endereço do site (ex: read:https://jornalbits.com.br). Simples assim!
Outros navegadores, como o Chrome e Safari, também possuem modos de leitura, mas não são tão eficientes quanto o Edge.
Desative o JavaScript Manualmente
Outra alternativa ao site Leia Isso para burlar Paywall de sites de noticias, é desativar o JavaScript no navegador manualmente. Sem JavaScript, muitos sites não conseguem bloquear o acesso ao conteúdo. Aqui está como você faz isso:
- Chrome: Vá em “Configurações” > “Privacidade e Segurança” > “Configurações de site” e desative o JavaScript.
- Firefox: Em “Preferências” > “Privacidade e Segurança”, desative o JavaScript nas “Configurações de Conteúdo”.
- Edge: Acesse “Configurações” > “Cookies e permissões de sites” e desative o JavaScript.
Essa técnica pode não funcionar em todos os sites, mas é uma solução rápida para muitos.
Use o Site 12ft.io
Se o Leia Isso era sua primeira opção para burlar paywalls, agora o 12ft.io é a solução. Basta colar a URL do artigo desejado no site, e pronto! O conteúdo estará desbloqueado e sem anúncios.
2. Como Acessar Conteúdos Bloqueados por Paywalls no Celular
As alternativas para celular ao site Leia Isso que saiu do ar não são tão numerosas como em desktops. A maioria das alternativas são um pouco complicadas, como estamos aqui para facilitar sua vida, separamos duas maneiras de fazer isso facilmente.
Assim como no PC, desativar o JavaScript no celular também pode funcionar. Aqui está como:
- Chrome (Android): Vá em “Configurações do site” e desative o JavaScript.
- Safari (iOS): Acesse “Ajustes” > “Safari” > “Avançado” e desative o JavaScript.
Lembre-se de que isso pode impactar a funcionalidade de alguns sites.
Use o App Omnivore
O Omnivore é um app de leitura de RSS que consegue extrair conteúdos completos de artigos, mesmo que estejam protegidos por paywall. Basta copiar a URL do artigo e colar no app. Além de burlar o paywall, o Omnivore ainda remove anúncios e oferece recursos como aumento de fonte, leitura em voz alta, e até tradução para outros idiomas.
Você pode baixar ele tanto para iOS como para Android nesse link.
Entendendo o Paywall
Um paywall é uma barreira digital que impede o acesso ao conteúdo online sem uma assinatura paga. Sites de notícias e revistas utilizam paywalls para gerar receita. Existem diferentes tipos, como o paywall rígido, que bloqueia completamente o conteúdo, e o flexível, que permite acessar alguns artigos antes de bloquear.
É Ilegal Burlar um Paywall?
Um dos motivos que fez o Leia Isso sair do ar foi justamente ameaças de plágio de grandes sites como a Folha de São Paulo e outros semelhantes. A legalidade de burlar um paywall depende de vários fatores, incluindo as leis locais e os métodos utilizados.
Em geral, isso pode violar os Termos de Serviço do site, resultando em bloqueios ou até ações legais. Além disso, há uma questão ética envolvida, pois o conteúdo pago sustenta o trabalho de muitos profissionais. Portanto, considere os riscos e as implicações éticas antes de tentar burlar um paywall.