Como cadastrar no Auxílio Brasil pela internet

Verifique se é possível se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet e quem pode fazer parte do programa!
02/12/2022 às 12:48 | Atualizado há 10 meses
Como cadastrar no Auxílio Brasil pela internet

O auxílio Brasil é uma forma do Governo Federal ajudar as famílias em situações econômicas menos favoráveis, onde as pessoas privilegiadas pelo programa recebem uma quantia em dinheiro mensalmente. Devido a isso, diversas pessoas procura uma maneira de cadastrar no Auxílio Brasil pela internet, mas o processo é pouco mais complicado.

Como cadastrar no Auxílio Brasil pela internet

O programa conhecido como Auxílio Brasil tem se tornado algo bastante popular nos últimos meses, devido à promessa de que fará pagamentos mensais para famílias que se encontram dentro dos requisitos do programa. Tratando-se de dinheiro, todo mundo que fazer parte e procura uma forma de cadastrar no Auxílio Brasil pela internet, mas nem todos podem receber e, pior ainda, não é possível fazer o cadastro na internet.

Somente algumas pessoas tem acesso ao programa - Como cadastrar no Auxílio Brasil pela internet
Imagem/ Reprodução: InfoMoney

A única maneira que temos para cadastrar no Auxílio Brasil pela internet é utilizando o aplicativo para consultar como anda nosso benefício, já que ao cadastro no programa é realizado por meio do CadÚnico(Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal).

Graças a esse ao CadÚnico, órgão responsável em catalogar famílias brasileiras que se encontram em situações de pobreza ou pobreza em extrema em todos os estados, está estabelecido desde o ano de 2001, continuando registrando as famílias com a real necessidade e, que inclui, cadastrar no Auxílio Brasil as famílias que se enquadram no programa.

Como fazer parte do programa - Como cadastrar no Auxílio Brasil pela internet
Somente quem está cadastrado no CadÚnico pode fazer parte do programa. (Imagem/ Reprodução: Prefeitura Municipal de Conceição do Coité)

Além de cadastrar no Auxílio Brasil, o CadÚnico é responsável pelo cadastro das famílias nos seguintes programas:

  • Programa Auxílio Brasil
  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
  • Isenção de Taxas de Concursos Públicos
  • ID Jovem
  • Pro Jovem Adolescente
  • Carteira do Idoso
  • Programa Casa Verde e Amarela
  • Programa Bolsa Verde

Fora esses listados acima, existem muitos outros programas que você ou algum membro da sua família pode ser beneficiado pelo CadÚnico.

Como se cadastrar no CadÚnico

Para se cadastrar no CadÚnico, as pessoas ou famílias que buscam fazer parte do programa devem receber, por mês, meio salário mínimo por pessoa, tendo uma renda total de R$3,300, três salários mínimos aproximadamente. Os mesmos requisitos abrangem pessoas que moram sozinhas ou vivem em situação de rua.

Atendendo os requisitos acima, as pessoas que ainda gostariam de fazer parte do programa e se cadastrar no Auxílio Brasil, precisam se redirecionar ao Cras ou em postos do Cadastro Único, além de unidades do antigo Bolsa Família na cidade onde vive. Para encontrar o Cras mais próximo a você que mora em São Paulo, acesse Centro de Referência de Assistência Social e selecione a região de São Paulo onde vive no final da página.

No momento de realizar a inscrição de todos os membros da família, a pessoa que fará o cadastro deve ter ao menos 16 anos de idade, além de possuir os documentos de identificação em mão, como o CPF, título de eleitor e ser preferencialmente mulher nativa do Brasil.

Além disso, a pessoa responsável pelo cadastro da família, deverá levar pelo menos um documento de cada membro da família, sendo eles: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, título de eleitor ou registro administrativo de nascimento indígena (Rani), caso a pessoa seja indígena. Para que não houver problemas no momento do cadastro, leve todos os documentos que esteja disponível.

Mesmo quem se encontra em um relacionamento estável, mas não possui a documentação ou registro civil que comprove essa união, pode inscrever-se no Cadastro Único, mas só poderá ter acesso a programas sociais após apresentar os documentos necessários que comprovem essa união.

Por outro lado, em caso de quilombolas e indígenas, os responsáveis familiares estão dispensados de apresentar o CPF ou título de eleitor, caso não o tenham, mas devem levar pelo menos um dos documentos de identificação mencionados anteriormente, para ser cadastrado no programa.

Após entregar todos os documentos necessários, o atendente fará a documentação de todos os dados fornecidos. Assim que todos os procedimentos forem seguidos, o atendente entregará os documentos que deve ser assinados pelo responsável da família e mantido em segurança pelo mesmo.

Quando tudo tiver terminado, o CadÚnico verificará se os membros da família cadastrados possuem um Número de Inscrição Social (NIS). Em caso negativo, o sistema irá gerar automaticamente um número em até 48 horas, sendo o NIS é necessário para a participação em todos os programas sociais e por cadastrar no Auxílio Brasil.

E assim concluímos com o artigo ensinando o que você precisa fazer para cadastrar no Auxílio Brasil. Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

Com informações: CAIXA.

Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados