Mesmo que existam muitos aplicativos mostrando as melhores rotas de uma viagem, algumas pessoas preferem fazer seus próprios caminhos. E hoje em dia, é possível aprender como criar rotas no Google Maps, seja a partir do navegador ou celular. Vamos ver como realizar o processo abaixo.
Como criar rotas no Google Maps
Os passos que vamos ver abaixo, não possuem tantas diferenças entre os sistemas operacionais. Vamos começar a aprender como realizar pelo celular, e logo em seguida vamos ver como realizar os processos no computador.
Pelo celular
- Abra o aplicativo do Google Maps no seu celular seja ele Android ou iOS.
- Busque pelo seu destino na barra de pesquisa.
- Toque em Rotas no canto inferior esquerdo.
- Selecione qual será o ponto de partida.
- Escolha uma das opções de locomoção, entre as opções temos carro, transporte público, a pé, bicicleta, voo ou transporte por aplicativo.
- Você pode adicionar até nove paradas. Para incluir uma nova parada, toque em … no canto superior direito e depois em Adicionar parada.
Com esses passos, você terá aprendido como criar rotas no Google Maps a partir do celular. Vamos ver agora, como realizar o processo a partir do navegador no computador.
Pelo computador
- Abra o Google Maps no seu navegador
- Clique em Pesquisar no Google Maps, digite o nome do destino e confirme.
- Defina qual será o ponto de partida.
- Escolha se a rota será feita por carro, transporte público, a pé, bicicleta ou voo.
- Clique em Adicionar destino se quiser incluir paradas. Para alterar a ordem das paradas, clique no destino que você quer mover e o arraste para cima ou para baixo.
Agora que aprendemos como criar rotas no Google Maps pelo computador, vamos ver abaixo uma das recentes notícias do mundo da tecnologia.
Google trará novos recursos para Androids antigos
O Google deve trazer novos recursos para celulares que não recebem atualizações do Android há muito tempo. O Extension Software Developer Kit é uma ferramenta para desenvolvedores usarem ferramentas da versão mais recente do sistema no Android 12, 11 ou mais antigos.
O objetivo é dar suporte a funcionalidades recentes, que não dependem de hardware, para aparelhos mais antigos.
Em uma publicação oficial no blog do Android, os desenvolvedores explicaram a parte técnica da ferramenta.
O exemplo citado é a extensão do seletor de fotos exclusivo do Android 13 para as versões antigas, o que permitiria aos apps modernos oferecer o layout renovado sem que o usuário precise ter o celular em atualizado.
Ou seja, uma API presente nos aplicativos vai identificar quais recursos tecnológicos o celular tem instalado. Se ele tiver o seletor de fotos no aparelho, poderá rodá-lo naquele programa ou jogo, mesmo se estiver no Android 11.
Funcionalidades de câmera ou físicas, relacionadas ao aparelho celular em si, também devem ser monitorados para definir se o app pode executá-lo. Claro que em dispositivos mais antigos, é possível realizar algumas funcionalidade, a que vimos sobre como criar rotas no Google Maps ainda é possível.
O Google já trabalha há alguns anos em técnicas para atualizar componentes do Android pela Play Store, sem exigir um download completo da atualização.
Esse novo sistema dá muito mais liberdade para a empresa corrigir algo rapidamente ou adicionar pequenas melhorias ao SO. Segundo o porta-voz do Google, Scott Westover, a tecnologia possibilitará a inclusão do Privacy Sandbox em outras versões do Android.
Se a novidade ficasse refém da versão atual do sistema do Google, a empresa não conseguiria implementá-lo com sucesso para a ampla base de celulares rodando o Android. Isso contraria o propósito de dar ampla usabilidade para a ferramenta, tirando lucro de anúncios mais precisos, com taxa de conversão aprimorada e “menos invasivo” que o modelo atual.
Com o kit de desenvolvimento, a Privacy Sandbox poderia ser constantemente atualizada sem precisar de uma renovação inteira do sistema. O Google ainda não tem uma data definida para começar os testes com esse formato, já que foram feitos sucessivos adiamentos devido a polêmicas e críticas.
Muita gente consegue viver perfeitamente com um celular por cinco ou até seis anos, mas elas ficavam presas no Android defasado quando o suporte oficial acaba. Agora, poderia desfrutar de coisas mais recentes, ainda que sejam apenas algumas partes do sistema operacional.
Agora diga para nós, você conseguiu aprender como criar rotas no Google Maps? Gostou da novidade em sistemas antigos? Diga para nós nos comentários abaixo, e compartilhe com outros que querem ter suas próprias rotas no aplicativo.
Fonte: Google