Há alguns anos, surgiram na internet cabos que poderia ser conectados a dispositivos móveis de modo a possibilitar a conexão de um dispositivo USB. Bem, na verdade, esses cabos não possuem uma tecnologia inovadora que só quem entende pode fazer. Sim, é possível fazer cabo OTG caseiro com os cabos antigos que você possui em sua residência.
Como fazer um cabo OTG caseiro
Os cabos OTG são fundamentais para o compartilhamento fácil de arquivos do celular para pendrives e semelhantes. Com eles, você também pode assistir a filmes, séries e músicas que estão no dispositivo USB sem que você tenha de copiar para o dispositivo. Além disso, você pode utilizar como uma extensão do armazenamento do seu celular.
Existem diversas opções de cabos OTG para comprar na internet. Alguns com conexões sustentadas por cabos longos e outros com apenas o conector do dispositivo e a unidade de conexão do USB. Para quem tem uma grana para desembolsar em um desses dispositivos é uma boa jogada, mas você também pode fazer um cabo OTG caseiro com os cabos antigos que você talvez tenha em sua casa.
Para fazer um cabo OTG caseiro você precisará dos seguintes itens:
- Multímetro;
- Ferro de solda;
- Solda fina;
- Pistola de cola quente;
- Fio flexível de cobre 0,35mm;
- Resistor 5,1K Ohm;
- USB fêmea;
- USB-C macho.
Agora que temos todas as ferramentas e matérias para construir o cabo OTG caseiro, precisaremos apenas por a mão na massa para começar a construção do mesmo. Dito isso, vejamos como deve soldar os fios nos conectores corretos de cada um dos componentes que farão a transmissão dos dados.
Como fazer um cabo OTG caseiro – USB-C
- No USB-C macho, solde o resistor de 5,1K Ohm na ponta onde está o lado aterrado do conector (G).
- Em seguida, solde um fio na ponta do “Pino 5” com muito cuidados para não remover a solda inferior do pino 5 e, solde a outra extremidade do fio no resistor de 5,1K Ohm.
- Agora, finalize a soldagem dos outros espaços na seguinte ordem:
- Vermelho no ponto “V”.
- Branco no ponto “D-“.
- Verde no ponto “D+”.
- Preto no ponto “G” com o começo do resistor.
- Agora, é só soldar as pontas seguindo a mesma ordem no USB fêmea.
Como fazer um cabo OTG caseiro – Mini USB
- A primeira coisa que você pode fazer é cortar dois lados da tampa plástica do conector micro USB (USB), e fazer os pontos de solda para facilitar o trabalho. Se você adquiriu um conector com os contatos prontos para a soldagem ou conexão, será ainda mais fácil de soldar os fios.
- Agora, utilizando o “Fio flexível de cobre 0,35mm” ou qualquer outro fio fino que você tenha, solde as pontas respeitando a ordem dos fios, 1-Vermelho, 2-Branco, 3-Verde, 4 – fazendo uma ponte (jumper) com o 5, 5-cabo preto.
- Para ativar o cabo OTG caseiro precisamos juntar os pinos neutro “número 4” com o pino 5 (preto). Você pode fazer essa união das seguintes maneiras:
- Um “jumper” com solda – Processo mais complicado, pois os pinos devem ficar na mesma posição ao remover a capa do plug, é só pigar a solda e fechá-lo novamente. Você precisará fazer o uso do multímetro para verificar se ambos possuem uma conexão entre si.
- Jumper com fio – Esse pode ser mais fácil dependendo do seu nível de habilidade, já que esse procedimento exige apenas que o fio esteja soldado entre o pino 4 e o pino 5 para ter uma conexão entre si.
- Após completar a solda, e se você tiver certeza de que não cometeu erros, aplique a cola quente sobre a ponta onde fora feita a soldagem no micro USB. Após a secagem da cola, você pode utilizar uma fita isolante para deixar o fio ainda mais firme.
- Agora, se você seguiu a ordem correta, podemos soldar os fios correspondentes no USB fêmea. Para isso, solde os fios na seguinte ordem: 1-Vermelho, 2- Branco, 3- Verde, 4- preto.
Pronto, isso é tudo o que você precisa fazer para criar o seu cabo OTG caseiro. O cabo deve funcionar com qualquer aparelho compatível e, se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento em seu dispositivo, saiba que os celulares com Android 5 Lollipop ou superior possuem suporte a conexão.