Como interpretar o resultado do Speedtest

Talvez você já tenha realizado vários Speedtest na internet, mas não faz a menor ideia de como interpreta los, veja as dicas abaixo
08/11/2022 às 15:30 | Atualizado há 2 anos
speedtest internet

Hoje existem muitas ferramentas online que funcionam como speedtest, porém para algumas pessoas pode ser difícil entender os dados que são apresentados. Vamos entender abaixo cada um dos termos, que são exibidos nesses sites de speedtest.

Entenda os termos do Speedtest

Ao realizar o speedtest, pode ser comum ver dados como o nome de sua operadora, o tipo de conexão e o sistema usado nesses testes. Porém, além dessas informações, algumas outras de extrema importância são mostrados.

Se quiser realizar o teste antes de conhecer, faça o speedtest do Tekimobile. Agora, vamos conhecer cada um dos termos abaixo:

Ping

O Ping funciona para que o usuário consiga medir a latência na comunicação entre duas redes. Ele serve como um utilitário que usa o protocolo ICMP.

termos speedtest
Entenda cada um dos termos do speedtest (Imagem: Konnet)

Em palavras mais simples, ele consegue determinar o tempo que dados levam para viajar entre dois periféricos ou através de toda a internet. Se o número for baixo, isso é bom, por que as informações chegarão em menor tempo de uma plataforma a outra.

Jitter

Ainda no assunto tempo em que as informações levam para chegar de um ponto a outro, o Jitter é uma forma numérica para expressar o atraso na entrega desses dados. Diferente do termo anterior que vimos,  quanto maior for, mais impacto terá na transmissão de vídeo e áudio, entregando uma qualidade ruim.

Download

Esse é um dos dados que as pessoas mais olham, ele tende a ser o mais procurado pois é a representação da quantidade de dados que podem ser baixados por segundo. Quanto mais alto for esse número, mais rápida é a conexão de sua rede.

Os picos que são exibidos no teste, é a velocidade máxima que pode ser alcançado, enquanto a média é a velocidade padrão da internet que você paga.

Upload

O Upload é o oposto ao download, o número representa a taxa de dados por segundo que você consegue enviar. Assim como o download, quanto maior for, melhor será a conexão. O pico e a média, funcionam como na opção anterior.

upload speedtest
(Imagem: Pixabay)

Se no speedtest, você perceber que o upload é menor que o download, não precisa ficar preocupado, isso é normal. As conexões usadas na internet foram feitas para dar prioridade ao download, pois os usuários não precisam tanto de carregar dados quanto baixá-los.

O próprio serviço oferecido pelos provedores foca muito mais nesse contexto. Sendo assim, as operadoras acabam economizando em um ponto para entregar uma maior quantidade em outro.

Como melhorar a qualidade da conexão

Uma das maneiras um pouco complexas que existem, é por modificar o DNS. Assim que feito, os nomes dos sites são alterados para os seus respectivos endereços de IP. Com o ajuste realizado, o próprio usuário pode configurar uma opção mais adequada para a sua conexão.

Além disso, se não estiver satisfeito com a operadora, a melhor solução é trocar de plano, ou ver outra empresa que ofereça um melhor serviço. Além disso, o usuário pode analisar como está a distribuição de Wi-Fi na própria casa.

Ao fazer isso, pode ser tomado a decisão se vai mudar os pontos que o roteador está posicionado. No momento em que você percebe lentidão, ou travamentos na internet, você pode se perguntar por que está ocorrendo isso. É nessas horas que o usuário entender por que é importante testar a conexão usando os speedtest disponíveis.

Por que testar a conexão?

O teste de conexão pode ser necessário em situações nas quais você precisa de estabilidade em sua rede, ou quer entender o que está acontecendo. Outro exemplo, é que talvez você queira fazer transmissões ao vivo por canais como YouTube, Twitch ou Instagram.

ajustar roteador
Ajustar o roteador pode ajudar (Imagem: Hardware)

Usar os speedtests, também são essenciais se o jogo com seus amigos está travando. Além disso, é com eles que você sabe se esta realmente recebendo o que paga. Ao fazer o teste, é necessário lembrar de alguns pontos.

Deixe apenas um dispositivo conectado ao modem, desconecte consoles, celulares e tablets, senão o resultado do speedtest será falso. Se for possível, conecte um cabo de Ethernet ao seu PC. Isso garante uma conexão mais estável, sem quedas bruscas comuns do Wi-Fi.

Agora diga para nós, você conseguiu entender mais sobre os speedtests? Teve dúvidas ou dificuldade em entender os termos? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

Acompanho o mundo da tecnologia de perto sempre, mantendo-se atualizado e de olho no mundo para trazer noticias exatas, no tempo correto.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados