Como proteger sua conta do WhatsApp contra ameaças cibernéticas

Conheça qual procedimento seguir para proteger sua conta do WhatsApp contra golpistas!
16/02/2023 às 09:17 | Atualizado há 1 ano
Como proteger sua conta do WhatsApp contra ameaças cibernéticas

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil e, com isso, golpistas e pessoas mal-intencionadas tentam de todas as maneiras roubar as suas informações para conseguir tirar dinheiro de você. Para isso, existam algumas formas para proteger sua conta do WhatsApp contra ameaças cibernéticas.

Qual o golpe mais comum no WhatsApp?

Como proteger sua conta do WhatsApp contra ameaças cibernéticas 1
Imagem: BBC

A prática mais comum de ataques de golpistas é a clonagem do WhatsApp. Esse método é mais comum do que parece e pode ser feito através de contas falsas de amigos, empresas ou até mesmo se passando pelo governo.

Por conta disso, diversas pessoas tem caído nesses golpes que estão cada vez mais elaborados onde o golpista finge ser parte de uma instituição, empresa ou familiar e entram em contato com a vítima enviando alguma mensagem que solicite os seus dados pessoais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O contato é feito através de qualquer plataforma, seja ele pelo WhatsApp, telefone ou endereço eletrônico. Quando os golpistas obtêm os dados necessários, eles clonam o perfil da vítima e começa a colocar seu plano em ação, que pode envolver chantagem e outros abusos com seus contatos da rede social.

Como proteger sua conta do WhatsApp contra ameaças cibernéticas

Como proteger sua conta do WhatsApp contra ameaças cibernéticas 2
Imagem: Tv Jornal

Por mais que existam inúmeros tipos de golpes diferentes que você pode acabar caindo, existem formas de proteger sua conta do WhatsApp contra esses golpistas. A melhor maneira para evitar a clonagem de sua conta do WhatsApp, é por ativar a verificação em duas etapas no aplicativo.

O procedimento por ser seguido direto do aplicativo, onde você terá de configurar uma senha numérica para evitar que o golpista tenha acesso ao aplicativo, mesmo que ele tenha clonado seu chip de telefone.

Sendo assim, confira qual o procedimento seguir para proteger sua conta do WhatsApp direto do seu dispositivo móvel.

  1. Acesse o aplicativo do WhatsApp em seu dispositivo móvel. É importante ter acesso a sua conta no aplicativo do WhatsApp, essa é única forma de garantir que você conseguirá ao menos proteger o seu perfil na rede social.
  2. Em seguida, toque sobre a opção de mais opções no canto superior à direita do aplicativo.
  3. No menu suspenso que surgira, toque sobre a opção de “Configurações” para ter acesso às modificações do app e da sua conta na plataforma do WhatsApp.
  4. Agora, em configurações, toque sobre a opção de “Conta” para continuar para o procedimento seguinte.
  5. Toque sobre a opção de “Confirmação em duas etapas” para seguir para a tela de configuração de proteção da sua conta.
  6. Para começar a configurar o dispositivo, toque sobre a opção de “Ativar” para escolher a senha e e-mail de confirmação de identidade.
  7. Quando solicitado a senha, coloque uma senha que não seja fácil do golpista identificar, sendo uma senha numérica complexa ou uma data que somente você possa se lembrar. Senhas como datas de aniversários, casamentos ou outros tipos semelhantes a esses exemplos, são facilmente quebrados por golpistas.
  8. Para finalizar, escolha o endereço de e-mail que você se sente confiante para proteger a sua conta.

Pronto! Isso é tudo o que você precisa fazer para proteger sua conta do WhatsApp contra ameaças cibernéticas.

Como saber se o meu WhatsApp foi clonado?

Pode não parecer inicialmente, mas se você está em dúvidas sobre se a sua conta está segura de fato, basta verificar alguns movimentos estranhos no seu aplicativo do WhatsApp para identificar se mais alguém utiliza a sua conta sem que você saiba.

  • Mensagens visualizadas antes de você as abrir: Verifique se há mensagens em que foram visualizadas sem você ter as visto, assim como os status dos seus contatos. Repare também se há mensagens enviadas que você tem certeza que não foram entregues por você.
  • Outros dispositivos conectados pelo WhatsApp Web: Com o WhatsApp Web você tem acesso ao aplicativo através do navegador do computador. Para isso, é necessário fazer a leitura do QR code no celular para conectar ao aplicativo de mensagens. Quando há um dispositivo conectado pelo WhatsApp Web, você poderá o visualizar em uma lista de sessões conectadas. Se houver sessões estranhas conectadas, você as encontrará em “Mais opções > Aparelhos conectados”e toque sobre “Sair de todas as sessões” para deslogar.

E assim concluímos com o artigo sobre como proteger sua conta do WhatsApp contra ameaças cibernéticas e dicas de como identificar que seu WhatsApp foi comprometido. Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados