O ChatGPT chama a atenção pela capacidade da inteligência artificial. Ao usar a ferramenta, alguns usuários conseguiram até mesmo gerar código Python dentro do sistema e também escrever redações de nível universitário. Todo esse detalhe, faz muitas pessoas desejarem aprender como usar o ChatGPT, vamos ver sobre isso abaixo.
Como usar o ChatGPT
Como já dito, as respostas da plataforma são muito semelhantes a dos humanos, isso tem surpreendido e até mesmo assustado várias pessoas. Existe a perspectiva de que isso revolucione a maneira como as pessoas usam os mecanismos de pesquisa.
Lembrando que o ChatGPT, não é como os buscadores tradicionais, como o Google, que “apenas” fornece links para os usuários examinarem. Ele pode resolver problemas elaborados e responder a perguntas complexas.
Ele ainda está em fase de testes, e é comum que você não consiga usar ele sempre. Isso por que muitas pessoas estão usando, e algumas vezes a ferramenta não está disponível. Se você conseguiu acessar, e quer aprender como usar o ChatGPT, siga os passos abaixo:
- Acesse o site da OpenAI.
- Na aba superior, procure pelo ícone Introducing ChatGPT research release.
- Clique em Try Learn more.
- Em seguida, registre seu e-mail, crie sua conta e faça login.
- Após abrir o sistema, basta escrever uma pergunta ou dar um comando na barra inferior e apertar enter.
- O chatbot, então, fornecerá uma resposta.
Com esses passos simples, você terá aprendido como usar o ChatGPT, e após usar várias vezes, você ficará fascinado com a ferramenta. Porém, é importante lembrar que ela apresenta falhas e precisaria ser muito aperfeiçoada, segundo o próprios desenvolvedores.
Por hora, temos acesso a um protótipo, ainda não considerado pronto para ser vendido para empresas. E seu funcionamento ainda esbarra em certas questões éticas.
Atualmente, o ChatGPT apresenta limitações. Em primeiro lugar, sua “base de conhecimento” possui informações apenas até 2021. Há uma tendência, dependendo das perguntas ou comandos feitos, de respostas incorretas ou o bot afirma que não pode responder.
Mas isso realmente depende, pois, quando recebe uma versão levemente alterada da pergunta, pode responder muito bem. Então, vale a pena testar as possibilidades. Agora que aprendemos como usar o ChatGPT, vamos ver uma recente notícia sobre a ferramenta.
ChatGPT preocupa escolas dos Estados Unidos
Nas cidades de Nova York e Seattle, os departamentos de educação bloquearam o acesso ao ChatGPT em dispositivos e redes escolares. Jenna Lyle, porta-voz do órgão de Nova York, diz que o bloqueio tem relação com “preocupações com impactos negativos no aprendizado dos alunos e preocupações com a segurança e a precisão do conteúdo”.
Ao aprender como usar o ChatGPT, vimos a habilidade do sistema de criar sugestões de redação em diversas áreas do conhecimento, e isso preocupa educadores. Daniel Herman, professor de inglês, declara que o chatbot representa o “fim do inglês no ensino médio” em artigo publicado pelo The Atlantic.
Já Adam Stevens, professor de história da Brooklyn Tech, avalia que os temores são parecidos com os que ocorreram quando o Google surgiu e foi considerado o destruidor de pesquisas acadêmicas. Para ele, a melhor maneira de desencorajar o uso do ChatGPT é estimular as habilidades de escrita crítica entre os alunos a partir de temas “que os convidem a explorar coisas que valham a pena conhecer”. Stevens destaca que “treinamos toda uma geração de crianças para buscar a nota, não o conhecimento”.
Em algumas universidades nos EUA, professores têm proposto mais trabalhos em grupos, redações manuscritas e exames orais. “Tentamos instituir políticas gerais que respaldem a autoridade do professor para ministrar uma aula, em vez de visar métodos específicos de trapaça”, diz Joe Glover, reitor da Universidade da Flórida. “Essa não será a última inovação com que teremos de lidar.”
Antony Aumann, professor de filosofia na Universidade do Norte de Michigan, encontrou uma redação que explorava a moralidade da proibição da burca com parágrafos claros, exemplos adequados e argumentos rigorosos. Ele duvidou do texto e, ao confrontar o aluno, o viu assumir ter usado inteligência artificial para realizar a atividade.
O professor decidiu transformar a redação de seus cursos neste semestre: ele planeja exigir que os alunos escrevam o primeiro rascunho na sala de aula em navegadores que monitoram e restringem a atividade do computador
Agora diga para nós, conseguiu aprender como usar o ChatGPT? Teve dúvidas ou dificuldade? Diga nos comentários abaixo.