As origens do Google Discover remontam a 2012, quando era chamado de “Google Now”. A ideia do “Google Now” era fornecer informações ao longo do dia sem a necessidade de sua entrada. Em outras palavras, o Google faria as pesquisas por você.
O Google Now poderia mostrar passagens de embarque, eventos esportivos futuros, eventos do calendário, números de rastreamento e muito mais. Aos poucos, o Google reduziu o produto e transferiu muitas dessas funcionalidades para o “Snapshot” do Google Assistente.
Eventualmente, foi reduzido principalmente para artigos da web e tornou-se conhecido simplesmente como “Google Feed“. Em 2018, o Google anunciou oficialmente um novo nome e aparência para ele, e assim temos o Google Discover que temos hoje.
Para que serve o Google Discover?
O objetivo do Google Discover é revelado pelo seu nome. Ele tem a intenção de ajudá-lo a descobrir conteúdo da web que esteja relacionado aos seus interesses. O feed do Google Discover de cada pessoa é personalizado de acordo com suas preferências.
Você não precisa visitar uma série de sites ou criar seus próprios feeds RSS. O Google faz o trabalho por você, reunindo histórias de toda a web que ele acredita que você ficará interessado. Tudo o que você precisa fazer é abrir o aplicativo do Google, e você terá um cardápio de conteúdo para aproveitar.
Falando sobre o aplicativo, no momento em que este texto foi escrito, o Google Discover é uma experiência exclusivamente móvel. Você pode usá-lo em um iPhone, iPad, telefone ou tablet Android. Ele também não está disponível no site móvel do Google. Somente o aplicativo do Google disponível na Google Play Store e na Apple App Store possui o Google Discover.
Como o Google Discover sabe do que eu gosto?
O Google Discover é personalizado para você, mas como isso funciona exatamente? Em primeiro lugar, o Google acessa as informações que você já forneceu. Isso pode incluir atividade na web, histórico do YouTube, consultas de pesquisa e muito mais.
Mais importante do que tudo isso, porém, é como você personaliza o Discover. Pense no feed do Discover como um algoritmo. Ele é tão bom quanto as informações que possui, portanto, quanto mais você o ajudar, melhor ele será.
No começo, você pode encontrar coisas que não lhe interessam. Apenas porque você pesquisou uma vez o placar de um jogo do Detroit Pistons não significa que você é um super fã que precisa saber tudo sobre o time. Se você informar ao Google que não tem interesse naquilo, ele ficará melhor.
Como visualizar no seu celular
É fácil visualizar o feed do Google Discover no seu iPhone ou dispositivo Android. Primeiro, basta abrir o aplicativo do Google. No iPhone, o feed do Discover está logo abaixo da barra de pesquisa na guia “Início”. No Android, você pode ir para a guia “Discover”.
Isso é tudo, mas para aproveitar ao máximo o feed do Discover, você desejará personalizá-lo de acordo com seus interesses.
Como personalizar o Google Discover
Personalizar o Google Discover envolve tomar ações sobre o conteúdo que você vê. As histórias são apresentadas no feed como cards e esses cards incluem controles para ajustar os detalhes. Toque no ícone de coração para curtir uma história e ver mais semelhantes, ou toque no ícone do menu para ter mais opções.
Ao tocar no botão do menu, várias opções aparecerão. Você pode informar ao Google que não tem interesse naquela história ou tópico, bloquear conteúdo daquela fonte ou gerenciar seus interesses.
Isso são apenas conceitos básicos para personalizar o feed do Discover, mas há ainda mais que você pode fazer com ele. Criamos guias para usar o Discover em um iPhone ou iPad, bem como nos dispositivos Android.
Simplesmente falando, o Google Discover é seu próprio feed personalizado e curado de conteúdo da web. Se você está sempre procurando algo interessante para ler ou assistir, ele pode ser uma ótima ferramenta para usar. E a chave é ajudá-lo a melhorar ao longo do tempo.