DNS Privado: o que é e como usar

O DNS Privado, é um recurso que ao ser configurado, pode melhorar sua conexão e proporcionar mais segurança
30/12/2022 às 14:03 | Atualizado há 2 anos
O que é dns privado

Para que uma conexão de internet funcione corretamente, existe vários protocolos e processos que ocorrem em primeiro ou até em segundo plano. E é nessas horas que conhecer o DNS Privado, pode ajudar sua conexão. Mas antes disso, vamos nos aprofundar no termo DNS em si.

O que é DNS?

Quem deseja ter a melhor conexão de internet, já deve ter ouvido falar no termo DNS, que em tradução livre seria Nome do Domínio do Sistema. O DNS está por trás de cada pesquisa na internet, esses servidores são essenciais para que a internet funcione do jeito que conhecemos.

Isso porque eles têm o importante papel de realizar pontes entre conexões e endereços de IP na internet. Então, configurar um servidor DNS de alta qualidade, pode fazer muita diferença em carregamento de sites, transferência de dados e até mesmo na latência de jogos online.

Com tudo isso em mente, podemos nos aprofundar no DNS privado, porém ele não é o único. A maioria das pessoas está também atrelado ao DNS público, vamos ver qual é melhor abaixo.

DNS privado ou público qual é melhor?

Se você está enfrentando problemas de carregamento, mesmo que a sua conexão com a internet esteja boa, o culpado pode ser o DNS. Esses problemas ocorrem no DNS público, que está mais propenso a ataques e instabilidades.

Quando uma rede de internet é instalada, é comum que sua rede DNS padrão seja pública e naturalmente, também seja a de sua provedora. Porém, usuários podem escolher mudar para um DNS privado, que seja mais conveniente.

Existem vários tipos de DNS privado que possuem um maior foco em privacidade, recursos de segurança, menor latência para jogos online, entre outras vantagens. Vale a pena considerar um servidor DNS que atenda seu uso.

A principal vantagem em usar um DNS privado, é que além dos benefícios, o caminho entre domínio e endereço de IP é muito mais curto para os computadores. Assim, servidores privados DNS por vezes podem ser mais vantajosos dependendo das necessidades de cada usuário.

Vamos supor então, que você já tenha contratado um DNS privado, e agora o que fazer para usar ele? Vamos ver abaixo como usar no seu computador.

Como usar DNS Privado no computador?

No Windows

  1. Abra o Painel de controle e selecione a Central de Rede e Compartilhamento. Se desejar, você pode clicar com o botão direito do mouse no ícone de status da rede, na bandeja do sistema.
    Como usar DNS privado
    (Imagem: Nalbert/Jornalbits)
  2. Clique em Alterar as configurações do adaptador, no painel esquerdo.
    Como usar DNS privado configurações do adaptador
    (Imagem: Nalbert/Jornalbits)
  3. Clique com o botão direito do mouse na conexão com a Internet para a quais deseja alterar os servidores DNS e selecione Propriedades.
  4. Selecione o Protocolo TCP/ IP Versão 4 (TCP/ IPv4) e clique em Propriedades.
    Como usar DNS privado TCP IP
    (Imagem: Nalbert/Jornalbits)
  5. Clique no botão ao lado de Usar os seguintes endereços de servidor DNS: e digite os endereços do servidor DNS de sua escolha.
    Como usar DNS privado alterar
    (Imagem: Nalbert/Jornalbits)
  6. Clique em OK para finalizar.
  7. Reinicie o seu computador.

No Mac

  1. Clique na maçã da Apple, no canto superior esquerdo e acesse as Preferências do Sistema.
  2. Selecione o menu Rede.
  3. Selecione a conexão com a Internet a que você usando e clique em Avançado.
  4. Selecione a guia DNS e clique nos servidores DNS na caixa à esquerda e clique no botão (-) para deletar os endereços que estiverem nesta tabela. Após, clique no botão (+) e adicione os servidores DNS de sua escolha.
  5. Clique em Ok quando terminar para salvar as alterações.
  6. Para garantir que os novos servidores DNS funcionem, reinicie o seu Mac.

Falando em conexão para internet, vamos ver abaixo algumas ferramentas para você medir a sua, antes de mudar seu DNS.

Ferramentas para medir a internet

1. Minha Conexão

O speedtest da Minha Conexão traz algumas funcionalidades interessantes que não são encontradas em outras ferramentas.

Além das taxas de download, upload e da latência, que é o tempo que leva para os dados serem enviados da internet para o seu dispositivo, o site também faz um comparativo entre a conexão média da sua cidade e a sua.

2. Fast

O acesso ao Fast é bem simples, e ao entrar no site, a verificação é realizada instantaneamente. Para saber as taxas de download, upload e latência, é necessário clicar na opção “mais informações”, onde também são exibidos dados sobre o provedor de internet e a localização do servidor.

3. O próprio Google

A página inicial do Google permite medir a velocidade da internet. O processo também funciona para computadores e para celulares e é bem fácil de fazer, basta abrir a página do Google e digitar “teste de velocidade” na barra de pesquisa.

Depois disso, é só clicar em “Executar teste de velocidade”, uma nova janela será aberta e exibirá as velocidades de download e upload.

Agora diga para nós, você conseguiu aprender como usar DNS Privado? Teve dúvidas ou dificuldades no processo? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

Acompanho o mundo da tecnologia de perto sempre, mantendo-se atualizado e de olho no mundo para trazer noticias exatas, no tempo correto.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados