Descubra o que é o conector RGB na minha placa-mãe e como ele pode turbinar seu setup!

Ache na sua placa mãe o RGB e conecte seus amados LEDs internet
17/01/2024 às 21:55 | Atualizado há 4 meses
shutterstock 1916803091

Se você é como eu, você deve inspecionar cada milímetro de todos os novos gadgets que você compra. Placas-mãe, com todos aqueles diferentes conectores e cabeçalhos, são o paraíso da sobrecarga sensorial. Ao conectar seus ventiladores na placa-mãe, você pode se deparar com um cabeçalho peculiar rotulado como “RGB” ou “LED”.

O cabeçalho RGB na sua placa-mãe é usado para alimentar e controlar os LEDs coloridos em peças de computador. Ele se parece muito com um cabeçalho de ventilador de computador de 4 pinos a princípio, mas não se engane; os conectores RGB são um pouco maiores e não possuem a pequena aba de alinhamento de plástico presente em todos os conectores de ventilador. Vale ressaltar que você nunca deve tentar conectar um ventilador de PC no cabeçalho RGB. Você não conseguirá fazer isso e, mesmo que entorte os pinos para conectar o ventilador, ele não funcionará.

Aqui está um exemplo do que um cabeçalho RGB se parece:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

conector rgb na placa mãe

Este aqui é rotulado como “LED_CPU”, mas você encontrará todos os tipos de nomes dependendo da marca e do modelo. Todos eles são variações de “RGB” ou “LED”, então são fáceis de diferenciar dos cabeçalhos de ventiladores. Placas-mãe mais avançadas geralmente possuem vários cabeçalhos separados em canais diferentes, então você verá algo como “LED_C1” para o canal 1. Você pode encontrá-los abaixo do CPU, no fundo ou no lado direito da frente da placa-mãe.

Como o nome indica, este é projetado para as luzes RGB no ventilador da CPU, principalmente em coolers AMD de fábrica e aftermarket. Mas não importa o que o rótulo diz – desde que os pinos sejam compatíveis, você pode conectar qualquer componente RGB a ele, o que inclui coisas como ventiladores de gabinete, fitas LED, backplates de GPU e controladores RGB.

Os cabeçalhos RGB em placas-mãe foram em sua maioria padronizados, mas ainda existem duas versões diferentes: 3 pinos 5V RGB endereçável (ARGB) e 12V RGB. Eles são incompatíveis entre si, pois usam os conectores de maneiras completamente diferentes.

Os cabeçalhos ARGB de 3 pinos parecem ter 4 pinos, mas o “terceiro” está na verdade ausente. O primeiro pino é para o pino coletor comum de tensão de 5V (VCC), o segundo é rotulado como “D” para dados, e o último é para conexão terra, rotulada com “GND” ou um ⏚ (símbolo de terra). Você também pode encontrar cabeçalhos “VDG” que possuem apenas 3 pinos em placas-mãe mais antigas da Gigabyte. Como eles funcionam de maneira idêntica aos cabeçalhos ARGB universais, você pode usá-los com qualquer dispositivo ARGB conectando-os através de um adaptador.

A razão pela qual eles são chamados de “endereçáveis” é porque você pode controlar cada LED individualmente, graças ao pino de dados. Isso permite shows de luzes fluindo e dançantes que os cabeçalhos RGB de 12V mais antigos não podem fazer.

rgb 2

Dica: Sempre verifique a posição da seta no seu conector RGB. Ela sempre indica o pino de VCC de 5V ou 12V.

Se os seus componentes RGB forem incompatíveis com a sua placa-mãe, eu entendo. Se você tiver componentes ARGB, é melhor investir em um controlador RGB endereçável. Facilite a sua vida comprando um de uma marca que você já usa, como Corsair ou Razer.

Mas não se preocupe se você ainda estiver preso em peças RGB de 12V como eu. Você pode comprar um controlador compatível que se conecta a uma porta USB convencional do seu PC ou a um conector Molex/SATA da fonte de alimentação. Você não terá efeitos de luzes de Natal extravagantes, mas poderá usar um controle remoto alimentado por bateria ou até mesmo um aplicativo para smartphone para controlar as luzes de forma moderna.

Via

Apaixonado por tecnologia desde cedo, André Luiz é formado em Eletrônica, mas dedicou os últimos 15 anos a explorar as últimas tendências e inovações em tecnologia. Se tornou um jornalista especialista em smartphones, computadores e no mundo das criptomoedas, já compartilhou seus conhecimentos e insights em vários portais de tecnologia no Brasil e no mundo.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados