O Instagram Lite já está disponível no Brasil há um tempo, disponível em mais de 170 países, ele promete mais desempenho e economia considerável de dados móveis. Isso é essencial para aqueles que querem economizar o 4G ou não possui um dispositivo muito bom. Vamos ver sobre o aplicativo abaixo.
O que é o Instagram Lite?
Além dos benefícios já citados, o Instagram Lite é leve no consumo de memória, processamento de dados, e ocupa somente 2 MB de armazenamento. O aplicativo foi desenvolvido, para usuários com smartphones de entrada ou modelos mais antigos.
O aplicativo é oficial, e foi criado pela própria empresa Meta, sendo desenvolvido pela equipe de Tel Aviv, Israel.
Segundo a empresa, os usuários da versão Lite encontrarão mais desempenho ao navegar, acessar feeds, stories e publicar suas fotos. Tzach Hadar, diretor de Gestão de Produtos do Facebook, afirma que a versão foi criada também para pessoas com baixa conectividade ou planos de dados limitados.
O executivo ressaltou que o objetivo é “manter a experiência do Instagram rápida, de alta qualidade e confiável, independentemente do dispositivo, plataforma ou rede em que as pessoas estão”.
O Instagram Lite segue uma tendência global de acessibilidade, considerando que apenas 63% da população mundial tem acesso à internet e que muitas das pessoas com acesso não o fazem em aparelhos ou condições ideais.
Outros apps lançados recentemente em versão Lite incluem Facebook, Messenger, Uber, TikTok, Twitter e Spotify.
Os engenheiros do Instagram retrabalharam toda a arquitetura do aplicativo, movimentando muito do processamento que ocorria no smartphone para os servidores da rede social. Isso e outras alterações permitiram diminuir consideravelmente o tamanho do app (de 30 MB para 2 MB).
Durante a conversão para o app Lite, a equipe de desenvolvimento do Instagram tentou preservar os aspectos e recursos mais utilizados da rede social.
Os usuários do Instagram Lite podem fazer praticamente tudo o que há na versão padrão do Instagram, incluindo trocar mensagens diretas, tirar e publicar fotos online (com stickers e GIFs animados), gravar vídeos e postá-los nos Stories, no feed.
Contudo, devido às restrições de desempenho, qualidade de conexão com internet e espaço de armazenamento, foram cortadas as transmissões ao vivo, os vídeos completos do IGTV e o Shopping.
Também não estão presentes os filtros de realidade aumentada (AR), que dependem diretamente do poder de processamento dos nossos smartphones.
Em termos visuais, alguns sacrifícios foram feitos para preservar o desempenho. Por isso, animações mais complexas foram adaptadas para transições simples e instantâneas. Outra vantagem dessa mudança é o feedback imediato quando há problemas com a conexão de internet.
O ícone da lixeira, por exemplo, foi trocado por um “X”, enquanto o restante da interface tem um visual mais limpo. Cada mudança veio com o único propósito de permitir que mais pessoas acessem o Instagram.
O Instagram Lite já está disponível na Google Play, a loja oficial de aplicativos para dispositivos Android. Lembre-se de que o Instagram Lite foi liberado apenas para smartphones menos potentes. Pessoas com celulares mais novos devem utilizar o Instagram em sua versão completa.
Agora que conhecemos mais sobre o Instagram Lite, vamos ver abaixo uma recente notícia sobre o mundo da tecnologia.
Chefe do Instagram promete mudanças no app
O Chefe do Instagram, Adam Mosseri, admitiu que a plataforma está focada demais na exibição de vídeos para os usuários, mas que apresentará mais fotos do feed em 2023.
A mudança teria desagradado fotógrafos especializados em fotos para redes sociais, que agora parecem preocupados com a perda de clientes.
Mosseri publicou um story no qual admite haver muita ênfase nos conteúdos de vídeos nos últimos dois anos. Ele usou o espaço para tranquilizar os profissionais ao dizer que as fotos continuarão a fazer parte do Instagram.
O executivo indicou ter havido um excesso de esforços nos vídeos no ano passado, porém garantiu que tudo será mais balanceado em 2023.
Isto dá a entender uma mudança na política da empresa e, principalmente, no algoritmo para tentar equilibrar as recomendações, mostrando mais fotos e um pouco menos de Reels para as pessoas.
O Instagram levará mais em consideração a frequência de curtidas em fotos ou em vídeos para delimitar qual estilo de formato o usuário deseja.
Agora diga para nós, conseguiu entender o que é o Instagram Lite? Teve dúvidas ou dificuldade? Diga para nós nos comentários abaixo.