O ChatGPT vem se popularizando bastante, porém muitas pessoas ainda não entenderam do que se trata a ferramenta. Então nesse artigo vamos conhecer mais sobre ela, e entender o que o ChatGPT pode fazer, vai mudar seu ponto de vista sobre as coisas.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um tipo de chatbot que usa inteligência artificial para interagir com humanos de forma realista. O robô funciona de forma muito semelhante às assistentes virtuais Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple, sendo capaz de manter conversas bastante fluidas e naturais.
A diferença é que, em vez de responder usando a voz, o ChatGPT se comunica por texto. Para criar as informações pedidas pelos usuários, o software recorre a um vasto banco de textos disponíveis na Internet, o que inclui artigos, notícias e até mesmo publicações do Twitter.
Com toda essa tecnologia, o que o ChatGPT pode fazer? Antes de analisar isso, é importante entender como ele funciona por dentro.
Treinado com uma técnica de aprendizado de máquina chamada Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano, o ChatGPT usa os feedbacks dos usuários para fornecer respostas cada vez mais rápidas, precisas e inteligentes.
O que o ChatGPT pode fazer?
O ChatGPT tem diversas aplicações e é de uso simples: basta enviar uma pergunta ou comando, pressionar Enter e aguardar a resposta. O bot é capaz de tirar dúvidas gerais, contar piadas, resolver problemas matemáticos e até dar conselhos amorosos.
Alguns foram ousados e pediram ao chatbot para desenvolver uma habilidade de um personagem de jogo feito em Python. O ChatGPT retornou com códigos escritos na linguagem de programação.
Houve até quem utilizou o software para ver quais seriam os jogadores da seleção brasileira mais adequados para a cobrança dos pênaltis na partida entre Brasil e Croácia, que resultou na eliminação do nosso país.
Apesar de hoje estar sendo usado principalmente para divertir os usuários, o ChatGPT pode ter diferentes aplicações no dia a dia. Então, entender o que o ChatGPT pode fazer, vai ajudar você a se divertir mais com a plataforma.
Seria possível usar a tecnologia para responder dúvidas de clientes em plataformas de e-commerce, automatizar o atendimento em serviços online como Internet Banking, e criar conteúdo digital, por exemplo.
Vale ressaltar, porém, que o ChatGPT é um protótipo e não está pronto para ser vendido para empresas. Também é importante lembrar que por estar no início, as vezes a ferramenta não está amplamente disponível, devido a limitação de pessoas que usam ela.
Para que a ferramenta esteja totalmente pronta, é preciso que a OpenAI aperfeiçoe a ferramenta, cujo funcionamento esbarra em certas questões éticas.
Então até aqui vimos que, quando a pergunta é o que o ChatGPT pode fazer não existem limites.
Apesar de estar cercado de controvérsias, o potencial do ChatGPT é grande, e pode até abalar os negócios do Google.
Ao menos é o que acredita o desenvolvedor Paul Buchheit, um dos criadores do Gmail. Ao comentar sobre o sucesso do chatbot, ele deu cerca de dois anos para que o mecanismo de pesquisa seja liquidado pela IA.
“O Google pode estar a apenas um ou dois anos da disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro”, disse ele em um tuíte.
Embora não acredite que o Google será liquidado, o pesquisador Mathias Felipe de Lima Santos reconhece que existe uma mudança na forma como as pessoas estão buscando por informação.
“O Google não é a única fonte digital de informação, como costumava ser no passado. Hoje em dia muitas pessoas mais jovens estão fazendo buscas no TikTok, por exemplo, então existe um movimento de pesquisar por informações além dos mecanismos de busca tradicionais”, diz.
Agora diga para nós, você conseguiu entender o que o ChatGPT pode fazer? Teve dúvidas ou dificuldades em entender a ferramenta? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas.
Fonte: Reuters, Daily Mail