Paywall: o que é e como burlar leitura de notícias bloqueadas

O paywall aparece na vida de várias pessoas, mas poucas sabem o que são e como burlar elas
03/11/2022 às 22:16 | Atualizado há 2 anos
paywall

Ao ler uma notícia em algum site, você já deve ter sido impedido por um bloqueio que te impede de acessar determinado site, desde que você pague para isso. Isso se chama Paywall, e existe alguns métodos alternativos para evitar ele. Vamos ver abaixo sobre isso.

O que é Paywall?

Paywall é um termo em inglês que traduzido significa muro de pagamento, ele é uma restrição na qual os visitantes de um site que desejam acessar seu conteúdo devem pagar por isso.

Em geral, o paywall funciona em modelo de assinatura, ou seja, o usuário paga uma mensalidade fixa para ter acesso ao conteúdo, total ou em partes.

Há várias formas de aplicar, e muitas grandes empresas já têm usado essa solução para aumentar as receitas e acabar com o mito de que não é aceitável pagar por conteúdo na Internet.

Entre os sites que utilizam encontramos:

  • The New York Times
  • The Economist
  • The Guardian
  • O Globo
  • Folha de São Paulo
  • Estadão
  • Exame

Dos sites vistos na lista, podemos concluir que a maioria se trata de grandes empresas. Mostrando que se trata de um modelo sustentável. Agora vamos conhecer algumas maneiras de burlar o paywall.

Como burlar paywall?

1. Instale a extensão Burlesco

(Imagem: Nalbert/Jornalbits)

O Burlesco é uma extensão, disponível para Google Chrome e Firefox. Ela foi desenvolvida por dois estudantes de ciência da computação. E o processo para instalar é bem simples, basta entrar no site oficial da extensão e seguir os passos.

Com todo processo realizado, você poderá entrar em qualquer site e não será mais incomodado. Tudo em poucos passos rápidos e simples, para se livrar de propagandas que incomodam.

2. Use o 12ft ou o Leia Isso

Mais uma opção simples para burlar o paywall (Imagem: Nalbert/Jornalbits)

O 12ft Ladder e o Leia Isso são sites que fazem o trabalho pesado de burlar os paywalls porosos. Para usar eles o processo é o mesmo, basta copiar a URL do site que está exibindo o paywall, e visitar um dos dois sites.

Depois de acessar eles, cole o site na caixa de texto e clique no botão do site. Depois disso, o processo será feito e você poderá ler o site livremente.

3. Desative o JavaScript

Desativar o Javascript neutraliza o funcionamento dos paywalls porosos, dessa maneira você pode se livrar deles. Porém tenha em mente que ao fazer isso outros recursos da maioria dos sites podem quebrar.

A extensão NoScript permite fazer uma configuração granular, ou seja, escolher quais sites podem executar códigos em JavaScript e quais não podem.

A extensão está disponível para vários navegadores (Imagem: Nalbert/Jornalbits)

Uma alternativa mais simples e direta é ativar o modo leitura na página do conteúdo que deseja ler clicando no ícone de uma folha, dentro ou perto da barra de endereços do navegador.

O modo leitura filtra apenas o conteúdo da página e o exibe em uma formatação limpa e legível. Com esse método que pode ser um pouco mais complexo, os usuários podem se livrar e ler sites e notícias sem ser importunados.

4. Bloquear scripts específicos

Usando extensões que bloqueiam conteúdo, como a uBlock Origin ou 1Blocker, é possível bloquear o carregamento do JavaScript responsável por exibir o paywall.

Esse método pode ser um dos mais difíceis, visto que um site pode ter dezenas de scripts rodando em paralelo e nem sempre eles têm nomes óbvios ou desempenham apenas uma função.

Porém, realizar esse método dá ao usuário controle total da experiência. O usuário pode remover elementos da interface, anúncios e outras coisas indesejadas.

Com todos esses passos que vimos, o usuário pode remover o paywall desde um método mais simples, até a um método mais avançado. Porém, é importante lembrar que o método mais simples talvez não funcione em todos os sites.

Já o mais avançado, por ser mais complexo funciona  muito bem em vários sites. Agora diga para nós, você conseguiu se livrar do paywall? Seguiu os passos que vimos? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outros para que consigam acessar sites e ler notícias sem ser incomodados.

Acompanho o mundo da tecnologia de perto sempre, mantendo-se atualizado e de olho no mundo para trazer noticias exatas, no tempo correto.
Tekimobile Midia LTDA - Todos os direitos reservados
Sair da versão mobile