Os programas de planilha possuem uma variedade grande de fórmulas e funções para ajudar o usuário. Uma dessas é a PROCV, mesmo sendo muito conhecida, algumas pessoas não sabem o objetivo, ou como usar ela. Vamos ver mais sobre isso abaixo.
O que é o PROCV?
A função PROCV do Microsoft Excel é uma forma mais dinâmica de pesquisar dados no aplicativo. Assim, o usuário pode encontrar itens diversos em uma tabela ou intervalo por linhas.
Por exemplo: em uma planilha de estoque de itens de supermercado, você pode pesquisar pelo código do produto para ver informações como nome, preço, fabricante, etc. Com isso, essa função acaba se tornando bastante importante.
Agora que entendemos o básico da fórmula, vamos ver como executar o PROCV no Excel e no Google Planilhas.
Como usar a função PROCV no Microsoft Excel
No nosso exemplo de uma planilha de preços de peças automotivas, usando a função PROCV você pode configurar um campo de busca pelo código da peça que retornará informações como nome, preço e fabricante.
- Adicione o sinal = e referencie a célula que tem o valor que você deseja pesquisar. A fórmula será inserida no campo em que você deseja exibir o valor retornado, e não no campo onde será informado o termo de busca.
- Neste passo, você precisa informar qual o intervalo da planilha onde será buscado seu resultado.
- Nesta etapa, informe em que coluna está o que você quer buscar. Lembrando que ele começa a ser contado a partir da primeira coluna.
- Se deseja que o Excel te retorne o valor exato do que procura, insira o 0. Já se busca por valores aproximados, digite o 1.
- Por fim, você poderá usar a fórmula para realizar as pesquisas em sua planilha. É possível usar apenas o código de cada item para encontrar os resultados.
Como usar a função PROCV no Google Planilhas
- Para começarmos a usar a função PROCV no Google Planilhas é preciso chamar a função. Digite, portanto, =PROCV(
- O primeiro argumento é a chave_de_pesquisa. Então, clique na célula que é o local onde será digitado o código sobre o qual você quer as informações e pressione F4 para fixar esta célula.
- Para intervalo, selecione toda a planilha onde contem informação.
- O argumento índice é a posição da coluna que queremos a informação.
- Para finalizar digite o valor 0 ou 1 e será buscado o valor exato. Pressione Enter e pronto!
Com esses passos, você terá aprendido como usar a famosa função PROCV. Agora vamos ver uma das recentes notícias do mundo da tecnologia.
Microsoft desenvolve IA que cria áudio com a sua voz
O Vall-E é uma tecnologia da Microsoft capaz de imitar qualquer voz. Para tanto, o sistema precisa de uma amostra com apenas três segundos de uma fala. A novidade poderá ser empregada na dublagem de filmes, por exemplo, embora usos maliciosos também sejam possíveis.
A Microsoft descreve o Vall-E como um “modelo de linguagem de codec neural”. A razão disso está no fato de o projeto ser baseado no EnCodec, tecnologia da Meta (Facebook) que usa inteligência artificial para comprimir áudio sem perda de qualidade.
Uma tecnologia como o Vall-E tem a proposta de reproduzir em áudio o conteúdo de um texto. Tal como o Ars Technica enfatiza, outros mecanismos do tipo geralmente sintetizam a fala manipulando formas de onda. O Vall-E é diferente. A tecnologia da Microsoft gera “tokens acústicos” para esse fim.
Basicamente, o Vall-E analisa a amostra (relembrando, ela precisa ter só três segundos) e divide essa informação em componentes discretos (os tais tokens) por meio do EnCodec. Depois, com base nos dados de treinamento, o mecanismo determina como essa voz soaria expressando outras falas.
De acordo com a Microsoft, o Vall-E foi treinado com outro recurso da Meta: o Libri-light, uma biblioteca com 60 mil horas de falas em inglês de mais de 7 mil pessoas.
Isso levou a resultados interessantes. Na página de demonstração do Vall-E, é possível conferir alguns testes. Em boa parte deles, os áudios gerados pela tecnologia são incrivelmente parecidos com a voz da amostra original (indicada ali como Speaker Prompt).
Em alguns resultados, é possível perceber uma certa artificialidade. Mas, em outros, é praticamente impossível descobrir que aquela reprodução foi gerada por inteligência artificial, com certeza uma coisa que pode assustar. Uma ideia dessas lembra aqueles filmes futuristas, porém a tecnologia já é totalmente real, hoje mesmo.
Agora diga para nós, aprendeu como usar o PROCV? Gostou da notícia? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas.